[AHEAD OF PRINT] Produção de morangos como estratégia de viabilização econômica em pequenas propriedades rurais no Rio Grande do Sul

O presente artigo teve por objetivo analisar os sistemas de produção de uma unidade agropecuária, localizada no município de Palmeira das Missões (RS). A unidade de produção de 23,6 hectares destina 19,1 para o cultivo de soja e morangos. A mão de obra é familiar (3,0 unidade trabalho homem -UTHs), absorvida, praticamente, para o cultivo do morango, uma vez que os processos relacionados à soja são terceirizados. A comercialização de morangos corresponde a 75% da renda agrícola total da unidade de produção, demonstrando significativos índices de lucratividade. No entanto, por serem altamente perecíveis, demandam rapidez na etapa de comercialização. Constata-se que o cultivo de morango mostra-se como uma alternativa que contribui para viabilizar a reprodução de unidades de produção familiar e redução do risco das atividades, principalmente o climático, relacionado à soja.

Written by Eugênio Telles

O objetivo deste artigo consiste em analisar os sistemas de produção de uma unidade agropecuária, localizada no município de Palmeira das Missões (RS). O método de pesquisa está lastreado na abordagem dos Sistemas Agrários, com foco nos sistemas de produção. Os dados foram coletados no mês de fevereiro de 2018, baseados em um roteiro estruturado, contendo questões abertas e fechadas e, posteriormente, sistematizados e analisados a partir de planilhas eletrônicas. A unidade de produção possui 23,6 hectares, destes, 19,1 hectares ocupados com o cultivo de soja e morangos. A mão de obra é familiar (3,0 unidade trabalho homem -UTHs), absorvida, praticamente, para o cultivo do morango, uma vez que os processos relacionados à soja, são terceirizados. A comercialização de morangos corresponde a 75% da renda agrícola total da unidade de produção. O morango é um produto que demonstra significativos índices de lucratividade, no entanto, de altamente perecíveis, logo demanda rapidez na etapa de comercialização. Constata-se que o cultivo de morango mostra-se como uma alternativa que contribui para viabilizar a reprodução de unidades de produção familiar e redução do risco das atividades, principalmente o climático, relacionado à soja.

LEIA RESUMO E ARTIGO COMPLETO

Leave a comment

Make sure you enter all the required information, indicated by an asterisk (*). HTML code is not allowed.