19/05/2016

Equipe da Revista Fitos lamenta a morte do Engenheiro Agrônomo, Paulo Yoshio Kageyama

A equipe da Revista Fitos lamenta a morte do Engenheiro Agrônomo, Paulo Yoshio Kageyama, (17/05/16), professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo.

Kageyama foi parceiro em importantes projetos do Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde de Farmanguinhos e das RedesFito, atuava como professor do curso de Especialização de Gestão da Inovação em Fitomedicamentos, era membro do corpo editorial da Revista Fitos e integrante do projeto Saúde e Plantas Medicinais em Sistema Produtivo Agroecológico.

Paulo Yoshio Kageyama graduou-se em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1969), cursou o mestrado pela Universidade de São Paulo (1977), doutorado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1980) e Pós- Doutorado pela North Carolina State University (1991). Foi Diretor de Conservação da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente do Governo Federal (2003-2007), Representante Titular do Ministério do Desenvolvimento Agrário na Comissão Técnica Nacional de Biossegurança – CTNBio e membro do grupo de Experts da FAO/Roma - para Conservação Genética (1988 - atual).

Paulo Kageyama atuava como professor titular da Universidade de São Paulo com experiência na área de Genética e Conservação, com ênfase em Genética de Espécies Arbóreas, atuando principalmente nos seguintes temas: Conservação de Ecossistemas Tropicais, Restauração de Áreas Degradadas, Sementes Florestais, Variabilidade e Estrutura Genética, assim como Agrobiodiversidade e Agricultura Familiar.

O professor apresentava grande experiência em projetos de pesquisa e extensão relacionados ao manejo da biodiversidade, visando à melhoria de sistemas de produção sustentáveis em diferentes modalidades de assentamentos. A relação com o NGBS foi pautada por importantes discussões acadêmicas conceituais e uma visão objetiva, contribuindo para a inovação em medicamentos da biodiversidade.

Nossa solidariedade à família.
Informe um erro