24/08/2016

PARTICIPE! SUBMISSÃO DE TRABALHOS ATÉ 15/09.

O Sistema Nacional de Redes para a Inovação em Medicamentos da Biodiversidade- RedesFito realizará, em outubro o “1° Seminário Internacional das RedesFito: Inovação e Biodiversidade na Perspectiva da Sustentabilidade”. O evento contará com a participação de sociólogo e filósofo Edgar Morin, e do economista François Chesnais.

As conferências e apresentações programadas para o Seminário reunirão o professor do Instituto de Energia e Ambiente da USP, José Eli Veiga; o coordenador do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS)/Fiocruz, Carlos Morel; a pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Sarita Albagli, o Coordenador do Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde de Farmanguinhos - NGBS/Fiocruz e Coordenador da Rede de Inovação em Medicamentos da Biodiversidade – RedesFito, Glauco Villas Bôas e o Coordenador da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal: Bionorte, Spartaco Astolfi Filho.

Durante o Seminário serão discutidos temas como a complexidade do mundo atual e a emergência de um novo paradigma para a inovação; o papel das políticas de ciência, tecnologia e inovação na perspectiva da sustentabilidade; a importância da ciência aberta neste contexto e a importância do trabalho em rede para o diálogo entre biodiversidade e biotecnologia. Serão apresentados também dois projetos estruturantes com agricultura familiar na perspectiva agroecológica.

No evento será apresentada a nova Rede de Inovação em Biodiversidade (RIB), estruturada a partir da cooperação, para estabelecer serviços de desenvolvimento tecnológico de produtos da biodiversidade. No escopo desta rede, incluem-se, além do setor farmacêutico, os setores de cosméticos, corantes, alimentos, defensivos agrícolas e outros.

Finalizando o Seminário será realizada uma Assembleia Socianalítica, envolvendo os palestrantes, representantes da Fiocruz e demais participantes. Esta Assembleia será conduzida por especialistas da Universidade Paris VIII visando atender uma encomenda feita pela Coordenação Colegiada do Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde de Farmanguinhos, “A proposta das RedesFito de inovação em medicamentos da biodiversidade no cenário de transição para o desenvolvimento sustentável”.

Submissão de trabalhos

A submissão de trabalhos científicos para apresentação no Seminário acontecerá de 02/08 a 15/09/2016. Os trabalhos aprovados serão apresentados no evento em formato de e-Pôster e publicados em um número temático da Revista Fitos.

A temática principal do evento é inovação e biodiversidade na perspectiva da sustentabilidade, incluindo subtemas como: políticas científicas e tecnológicas para inovação da biodiversidade na perspectiva do desenvolvimento sustentável; impacto da ciência aberta para o paradigma ecológico; desenvolvimento tecnológico para produtos da biodiversidade e modelos organizacionais para inovação da biodiversidade.

Informe um erro