Porque é importante todo autor ter ORCID

O Open Researcher and Contributor ID (ORCID) é um identificador digital alfanumérico de 16 caracteres, que identifica um único autor fazendo conexão automática com toda sua produção científica, onde quer que tenha sido publicada.

O cadastro para obtenção do ORCID é gratuito e poderá ser feito individualmente ou por instituição. É um código que opera de forma integrada a outros sistemas ID e permite a importação/exportação de dados com o ResearcherID, sistema proprietário da Thomson Reuters, por exemplo.

Um dos objetivos do ORCID é auxiliar buscas em publicações acadêmicas, detectando links e ideias escondidas no crescente volume deste tipo de literatura. Outra sugestão de uso é fornecer a cada pesquisador um 'curriculum vitae' "digital constantemente atualizado, além de um mapeamento de suas contribuições para a ciência. Os objetivos do ORCID vão muito além de uma simples lista de publicações é um passo importante para os bancos de dados e para o fortalecimento da política de acesso aberto à informação científica.

Para saber mais sobre o ORCID.