Editorial

Lucio Ferreira Alves

Resumo

A Revista Fitos foi lançada em junho de 2005, tendo à frente Antonio Carlos Siani como Presidente do Conselho Editorial, que ocupou o cargo até 2010. No seu primeiro número, Eduardo Campos e Josimar Henrique, na época, respectivamente, Ministro da Ciência e Tecnologia e Presidente da ALANAC (Associação Nacional dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais), destacaram a importância da parceria entre ambos. Entretanto, este processo foi interrompido, dificultando a periodicidade que a revista vinha mantendo. A partir de 2010, a Fitos passou a contar com o apoio institucional e financeiro de Farmanguinhos/Fiocruz, através do Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde (NGBS). Até a presente data, foram publicados cerca de 130 artigos, compreendendo 7 volumes e quinze números, abrangendo as mais diversas áreas da pesquisa com plantas medicinais, tais como monografias, química, farmacologia, legislação, etnofarmacologia, cultivo, história, etc.

A partir do volume 6, dezembro de 2011, a Fitos passou por transformações. Depois de seis anos à frente da Revista, o Siani deixou o cargo que passou a ser exercido por mim. A Direção de Farmanguinhos assumiu formalmente sua institucionalização, promovendo a oportunidade de a Fitos ocupar seu lugar no rol das publicações científicas da Fiocruz. Uma modificação no corpo de Conselheiros foi realizada acompanhando o realinhamento do escopo. Essa modificação foi baseada não apenas na capacidade acadêmica dos novos membros, mas também no meu relacionamento pessoal com cada um deles, de maneira que o contato, quando necessário, possa se tornar mais ágil. Nesse sentido, convidei destacados pesquisadores da área de fitoquímica e plantas medicinais para colaborarem com a Revista. Foi gratificante constatar que a grande maioria aceitou o desafio. Outras modificações realizadas dizem respeito à numeração das páginas, que passa a ser seqüenciada, facilitando a consulta pelos interessados; à formatação dos artigos; bem com as instruções aos autores, publicadas no primeiro número da cada volume.

Uma revista desse porte, entretanto, só pode sobreviver se houver quatro pré-requisitos fundamentais e de igual importância: a submissão de artigos, a periodicidade constante, um sistema de distribuição eficiente e um apoio institucional e financeiro. A periodicidade só será mantida se houver a submissão de artigos e isto depende, exclusivamente, da colaboração de toda a comunidade científica, uma vez que a dificuldade em submeter artigos a um periódico nos primeiros anos de sua existência é uma praxe quase universal, instigada pelos próprios órgãos de fomento. Contudo, é fundamental acreditar na revista e romper o círculo vicioso segundo o qual o pesquisador não submete um artigo a determinado periódico científico porque o mesmo não é indexado; o periódico não é indexado porque não tem artigos.

A Revista Fitos já é uma realidade e a sua qualidade reconhecida por todos que a conhecem. Nesse sentido, com a ampliação do seu escopo, ela representa uma opção para a publicação dos trabalhos com plantas medicinais realizados nas diversas instituições de ensino e pesquisa espalhadas pelo Brasil.

Desde o seu primeiro número, a Fitos se posicionou como um novo veículo para publicação de artigos nas áreas de inovação e gestão de fitomedicamentos, assim como as Ciências Agrícolas, Econômicas, Sociais e Políticas, normalmente ausentes em outras publicações do gênero. Com o apoio do NGBS e da REDESFITO (Sistema Nacional de Redes Fito) esperamos que este projeto se consolide cada vez mais. A Revista convida todos os pesquisadores envolvidos nesses processos a submeterem seus artigos nas suas páginas.


Autor(es)

  • Lucio Ferreira Alves

Métricas

  • Artigo visto 758 vez(es)

Como Citar

1.
Editorial. Rev Fitos [Internet]. 31º de março de 2012 [citado 23º de abril de 2024];7(01):4. Disponível em: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/131

1. DIREITOS CEDIDOS - A cessão total não exclusiva, permanente e irrevogável dos direitos autorais patrimoniais não comerciais de utilização de que trata este documento inclui, exemplificativamente, os direitos de disponibilização e comunicação pública da OBRA, em qualquer meio ou veículo, inclusive em Repositórios Digitais, bem como os direitos de reprodução, exibição, execução, declamação, recitação, exposição, arquivamento, inclusão em banco de dados, preservação, difusão, distribuição, divulgação, empréstimo, tradução, dublagem, legendagem, inclusão em novas obras ou coletâneas, reutilização, edição, produção de material didático e cursos ou qualquer forma de utilização não comercial.

2. AUTORIZAÇÃO A TERCEIROS - A cessão aqui especificada concede à FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ o direito de autorizar qualquer pessoa – física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira – a acessar e utilizar amplamente a OBRA, sem exclusividade, para quaisquer finalidades não comerciais, nos termos deste instrumento.

3. USOS NÃO COMERCIAIS - Usos não comerciais são aqueles em que a OBRA é disponibilizada gratuitamente, sem cobrança ao usuário e sem intuito de lucro direto por parte daquele que a disponibiliza e utiliza.

4. NÃO EXCLUSIVIDADE - A não exclusividade dos direitos cedidos significa que tanto o AUTOR como a FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ou seus autorizados poderão exercê-los individualmente de forma independente de autorização ou comunicação, prévia ou futura.

5. DIREITOS RESERVADOS - São reservados exclusivamente ao(s) AUTOR(es) os direitos morais sobre as obras de sua autoria e/ou titularidade, sendo os terceiros usuários responsáveis pela atribuição de autoria e manutenção da integridade da OBRA em qualquer utilização. Ficam reservados exclusivamente ao(s) AUTOR(es) e/ou TITULAR(es) os usos comerciais da OBRA incluída no âmbito deste instrumento.

6. AUTORIA E TITULARIDADE - O AUTOR declara ainda que a obra é criação original própria e inédita, responsabilizando-se integralmente pelo conteúdo e outros elementos que fazem parte da OBRA, inclusive os direitos de voz e imagem vinculados à OBRA, obrigando-se a indenizar terceiros por danos, bem como indenizar e ressarcir a FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ de eventuais despesas que vierem a suportar, em razão de qualquer ofensa a direitos autorais ou direitos de voz ou imagem, principalmente no que diz respeito a plágio e violações de direitos.

7. GRATUIDADE - A cessão e autorização dos direitos indicados e estabelecidos neste Instrumento será gratuita, não sendo devida qualquer remuneração, a qualquer título, ao autor e/ou titular, a qualquer tempo.

Informe um erro