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Mercado de bioprodutos fitoterápicos e fitocosméticos: gestão, tecnologias e inovação.

Reinaldo Corrêa Costa, Cecília Veronica Nunez

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/2446-4775.20160023

Resumo


Este trabalho aborda o mercado de bioprodutos em Manaus (AM) e as potencialidades tecnológicas de inovação e uso da gestão em cadeias produtivas, cuja base é a biodiversidade. O objetivo principal é identificar como o uso de técnicas e tecnologias, somadas aos processos de inovação e gestão, interatua no mercado de fitoterápicos e fitocosméticos em Manaus (AM) a partir de uma discussão teórica. O trabalho foi desenvolvido com uso de bibliografia especializada entre 2009 e 2015. Os termos gestão e inovação foram utilizados como aporte teórico e metodológico de identificação de fatos e processos, para analisarmos como ocorre a dinâmica de mercados específicos. O conceito de inovação, neste trabalho, identifica a potencialidade de como os processos de gestão podem impactar na biodiversidade e na sociedade. A gestão e a inovação são produzidas tendo o mercado como espaço de existência, o que permite manter os laços de comércio, reprodução de processos de criação e de novas tecnologias em suas especificidades, que podem se difundir ou não. As técnicas e tecnologias como elementos de inovação e gestão são fundamentais para o desenvolvimento do mercado, contraditoriamente elas são, também, uma das principais dificuldades de implementação.


Palavras-chave


Gestão. Inovação. Tecnologia. Fitoterápicos. Fitocosméticos. Mercado

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