Construção de conhecimento à distância: a experiência do curso de gestão da inovação em medicamentos da biodiversidade

Regina Coeli Nacif

DOI: http://dx.doi.org/10.17648/2446-4775.2018.476

Resumo


Este artigo apresenta o Curso de Especialização em Gestão de Inovação em Medicamentos da Biodiversidade, na modalidade Educação a Distância (EAD), uma das realizações do Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde - NGBS - no âmbito da Educação, no que se refere à qualificação de gestores da cadeia produtiva de medicamentos da biodiversidade (BRASIL, 2006) com a finalidade de instaurar o trabalho em rede, particularmente, das Redesfito e construir novos pilares para reconstrução das políticas ambientais e da inovação, contribuindo com vários outros setores da sociedade para mudanças de paradigmas de construção de conhecimento. Apresenta-se neste trabalho os fundamentos teórico-conceituais em que a equipe se baseou para a criação do curso, quanto aos processos de formulação e implementação do curso piloto para o Rio de Janeiro, as metodologias aplicadas na estruturação e os resultados obtidos no projeto – piloto, com vistas à adequação do Projeto do curso Nacional, a fim de contribuir para outras iniciativas de igual relevância, atendendo assim, às demandas nacionais no que se refere à qualificação profissional em Gestão da Inovação em Medicamentos.


Palavras-chave


Ensino. Inovação. Medicamentos. Biodiversidade. Construção do conhecimento.

Texto completo:

PDF HTML

Referências


Berbel NAN. Metodologia da Problematização no Ensino Superior e sua Contribuição para o Plano da Práxis. Semina: 1996; 17(esp.): 7-17.

Cassiolato JE, Lastres HMM. Inovação, Globalização e as Novas Políticas de Desenvolvimento Industrial e Tecnológico. In: Cassiolato e Lastres (eds.). 1998.

Vygotsky L. Mind in Society. London: Harvard University Press. 1978.

Okada A. The collectives Building of Knowledge in Collaborative Learning Environments. In: Roberts, T. (Org) Computer-Supported Collaborative Learning in Higher Education. 1ª ed. Idea Groups, London. 2005; 1: 70-99.

Okada A. Knowledge Media Technologies for Open Learning. The International Journal of Technology, Knowledge & Society. London. 2007; 3(1):70-99.

Fundação Oswaldo Cruz. Relatório Final de Avaliação Gestão Acadêmica EAD/ENSP, 2016. Acesso institucional (não publicado).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.