e-ISSN: 2446-4775 | ISSN: 1808-9569

Contribuindo para o conhecimento científico sobre Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em biodiversidade e saúde.

Capa Revista Fitos

Seja um assinante Fitos

Assine a Revista Fitos e receba os lançamentos em seu email.

Assinar

  • Resumo

    A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis que ainda leva à morte cerca de 5 mil pessoas por ano no Brasil e a maior incidência é no estado do Rio de Janeiro (aproximadamente 800 pessoas por ano). O presente trabalho tem como objetivo analisar a viabilidade da implantação de uma horta-piloto na laje do Instituto Vila Rosário, em Duque de Caxias-RJ, bem como os aspectos técnicos, financeiros e produtivos dessa implantação. Visa, também, estabelecer as condições necessárias para a manutenção e a sustentabilidade do sistema em longo prazo. Foram cultivadas 7 espécies vegetais com ação cientificamente comprovada no auxílio da prevenção e no tratamento da tuberculose.        Cerca de 12kg de material vegetal foi colhido ao longo do projeto. Os resultados obtidos mostraram que é viável implantar uma horta valendo-se do modelo utilizado. No entanto, para ampliação do projeto será necessário otimizar o processo, promover a capacitação das pessoas nele envolvidas, bem como contar com incentivo político e financeiro através de organizações interessadas. Ao Instituto, caberá o acompanhamento do projeto para avaliar o efeito positivo da adesão deste projeto nos casos de tuberculose (TB) da região em que atua. 

    Artigo

    Texto completo

    HTML
    PDF
  • Referências

    COSTA NETO, C. Tuberculose e Miséria. Rio de Janeiro: Nova Razão Cultural, 360p., 2011. ISBN 8560001425

    DINIZ, L. S.; TEIXEIRA, G. M.;GERHARDT FILHO, G. Aspectos epidemiológicos da tuberculose em Vila Rosário, Duque de Caxias-RJ. Resumos de trabalhos apresentados na 1ª conferência qtrop/fap sobre a tuberculose – 2002. SciElo. Boletim de Pneumologia Sanitária. Rio de Janeiro, v.10, n.1. 2002. ISSN 0103-460X. Disponivel em: [Link]

    HIJJAR, M. GERHARDT, G; TEIXEIRA, G. M e PROCOPIO, M. J. Retrospecto do controle da tuberculose no Brasil. Revista Saúde Pública, 2007, v. 4, n.1, p. 50-58. ISSN 1518-8787. [CrossRef].

    LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Tradução de Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Artes Médicas; Belo Horizonte: Editora UFMG, 342p., 1999.

    LOSADA, R. L.; CASAS CASAS, A. Enfoques para El análisis político: historia, epistemologia y perspectivas de la ciência política. Bogotá: Pontificia Universidd Javeriana, 2010.

    LIZ, R.S.de. Comunicado Técnico 39, Embrapa Hortaliças, Brasília, 2006.

    SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE. Regiões Metropolitanas Concentram 86% dos Casos de Tuberculose no RJ. 2015. Disponível em: [Link]. Acesso em: 25/01/2016.

    WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global Tuberculosis Report 2015. Disponível em: [Link]. Acesso em: 25/01/2016.

  • Histórico do artigo

    • Data de submissão:
    • Data de publicação:
  • Licença


    1. DIREITOS CEDIDOS - A cessão total não exclusiva, permanente e irrevogável dos direitos autorais patrimoniais não comerciais de utilização de que trata este documento inclui, exemplificativamente, os direitos de disponibilização e comunicação pública da OBRA, em qualquer meio ou veículo, inclusive em Repositórios Digitais, bem como os direitos de reprodução, exibição, execução, declamação, recitação, exposição, arquivamento, inclusão em banco de dados, preservação, difusão, distribuição, divulgação, empréstimo, tradução, dublagem, legendagem, inclusão em novas obras ou coletâneas, reutilização, edição, produção de material didático e cursos ou qualquer forma de utilização não comercial.

    2. AUTORIZAÇÃO A TERCEIROS - A cessão aqui especificada concede à FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ o direito de autorizar qualquer pessoa – física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira – a acessar e utilizar amplamente a OBRA, sem exclusividade, para quaisquer finalidades não comerciais, nos termos deste instrumento.

    3. USOS NÃO COMERCIAIS - Usos não comerciais são aqueles em que a OBRA é disponibilizada gratuitamente, sem cobrança ao usuário e sem intuito de lucro direto por parte daquele que a disponibiliza e utiliza.

    4. NÃO EXCLUSIVIDADE - A não exclusividade dos direitos cedidos significa que tanto o AUTOR como a FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ou seus autorizados poderão exercê-los individualmente de forma independente de autorização ou comunicação, prévia ou futura.

    5. DIREITOS RESERVADOS - São reservados exclusivamente ao(s) AUTOR(es) os direitos morais sobre as obras de sua autoria e/ou titularidade, sendo os terceiros usuários responsáveis pela atribuição de autoria e manutenção da integridade da OBRA em qualquer utilização. Ficam reservados exclusivamente ao(s) AUTOR(es) e/ou TITULAR(es) os usos comerciais da OBRA incluída no âmbito deste instrumento.

    6. AUTORIA E TITULARIDADE - O AUTOR declara ainda que a obra é criação original própria e inédita, responsabilizando-se integralmente pelo conteúdo e outros elementos que fazem parte da OBRA, inclusive os direitos de voz e imagem vinculados à OBRA, obrigando-se a indenizar terceiros por danos, bem como indenizar e ressarcir a FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ de eventuais despesas que vierem a suportar, em razão de qualquer ofensa a direitos autorais ou direitos de voz ou imagem, principalmente no que diz respeito a plágio e violações de direitos.

    7. GRATUIDADE - A cessão e autorização dos direitos indicados e estabelecidos neste Instrumento será gratuita, não sendo devida qualquer remuneração, a qualquer título, ao autor e/ou titular, a qualquer tempo.

Feedback