e-ISSN: 2446-4775 | ISSN: 1808-9569

Contribuindo para o conhecimento científico sobre Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em biodiversidade e saúde.

Capa Revista Fitos

Seja um assinante Fitos

Assine a Revista Fitos e receba os lançamentos em seu email.

Assinar

  • Resumo

    Diante da situação de degradação em que se encontram os sistemas de cultivo atuais, surgiu um novo conceito de produção que busca a sustentabilidade em todas as suas etapas: a agroecologia. Esta, por sua vez, é capaz de possibilitar uma transição a estilos de agriculturas sustentáveis contribuindo para o estabelecimento de processos de desenvolvimento rural sustentável. Pensando nisso, esse trabalho teve como objetivo avaliar o nível de sustentabilidade do sítio Encontro das Andorinhas localizado no extremo sul da Bahia. Para tal avaliação foi utilizada a tabela de mensuração de indicadores de sustentabilidade de agroecossistemas, onde foram avaliados os parâmetros de Uso da Terra, Biodiversidade, Saneamento Ambiental, Social e Econômico. Os resultados mostraram que, exceto o parâmetro Saneamento Ambiental, os demais apresentaram índices satisfatórios de sustentabilidade. O sítio estudado apresentou um bom índice de sustentabilidade, correspondente a 72,33%, podendo ser considerado um agroecossistema em fase adiantada da transição.

    Artigo

    Texto completo

    PDF
    HTML
  • Referências

    CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia: alguns conceitos e princípios. Brasília, DF: Emater/PA, 2004. Disponível em: URL: http://www.fca.unesp.br/Home/Extensao/GrupoTimbo/Agroecologia-Conceitoseprincipios.pdf.

    CUNHA, C. J.; HOLANDA, F. S. R. Estrutura, função e propriedades de agroecossistemas: um estudo de caso no estuário do rio são Francisco. Estudo de caso – UFS, 2006. Disponível em: URL: http://isssbrasil.usp.br/artigos/cleidinilson.pdf.

    CORRÊA, I.V. Indicadores de sustentabilidade para agroecossistemas em transição agroecológica na região sul do Rio Grande do Sul. 2007. 77 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Agronomia, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2007. Disponível em: URL: https://wp.ufpel.edu.br/consagro/files/2010/01/Corr%C3%AAa-Inez-Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf.

    VIANA, V. M.; PINHEIRO, L. A. F. V. Conservação da biodiversidade em fragmentos florestais. Série técnica IPEF, v. 12, n. 32, p. 25-42, dez. 1998. Disponível em: URL: http://www.ipef.br/publicacoes/stecnica/nr32/cap03.pdf.

    GLIESSMAN, S.R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. 2. ed. Porto Alegre: Editora Universidade, 2001.

  • Histórico do artigo

    • Data de submissão:
    • Data de publicação:
  • Licença


    1. DIREITOS CEDIDOS - A cessão total não exclusiva, permanente e irrevogável dos direitos autorais patrimoniais não comerciais de utilização de que trata este documento inclui, exemplificativamente, os direitos de disponibilização e comunicação pública da OBRA, em qualquer meio ou veículo, inclusive em Repositórios Digitais, bem como os direitos de reprodução, exibição, execução, declamação, recitação, exposição, arquivamento, inclusão em banco de dados, preservação, difusão, distribuição, divulgação, empréstimo, tradução, dublagem, legendagem, inclusão em novas obras ou coletâneas, reutilização, edição, produção de material didático e cursos ou qualquer forma de utilização não comercial.

    2. AUTORIZAÇÃO A TERCEIROS - A cessão aqui especificada concede à FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ o direito de autorizar qualquer pessoa – física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira – a acessar e utilizar amplamente a OBRA, sem exclusividade, para quaisquer finalidades não comerciais, nos termos deste instrumento.

    3. USOS NÃO COMERCIAIS - Usos não comerciais são aqueles em que a OBRA é disponibilizada gratuitamente, sem cobrança ao usuário e sem intuito de lucro direto por parte daquele que a disponibiliza e utiliza.

    4. NÃO EXCLUSIVIDADE - A não exclusividade dos direitos cedidos significa que tanto o AUTOR como a FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ou seus autorizados poderão exercê-los individualmente de forma independente de autorização ou comunicação, prévia ou futura.

    5. DIREITOS RESERVADOS - São reservados exclusivamente ao(s) AUTOR(es) os direitos morais sobre as obras de sua autoria e/ou titularidade, sendo os terceiros usuários responsáveis pela atribuição de autoria e manutenção da integridade da OBRA em qualquer utilização. Ficam reservados exclusivamente ao(s) AUTOR(es) e/ou TITULAR(es) os usos comerciais da OBRA incluída no âmbito deste instrumento.

    6. AUTORIA E TITULARIDADE - O AUTOR declara ainda que a obra é criação original própria e inédita, responsabilizando-se integralmente pelo conteúdo e outros elementos que fazem parte da OBRA, inclusive os direitos de voz e imagem vinculados à OBRA, obrigando-se a indenizar terceiros por danos, bem como indenizar e ressarcir a FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ de eventuais despesas que vierem a suportar, em razão de qualquer ofensa a direitos autorais ou direitos de voz ou imagem, principalmente no que diz respeito a plágio e violações de direitos.

    7. GRATUIDADE - A cessão e autorização dos direitos indicados e estabelecidos neste Instrumento será gratuita, não sendo devida qualquer remuneração, a qualquer título, ao autor e/ou titular, a qualquer tempo.

Feedback