EDITORIAL BIOPROSPECÇÃO: Divulgação do conhecimento científico na utilização de plantas medicinais, com foco na bioprospecção

Written by Cláudia do Ó Pessoa

Neste Suplemento de Bioprospecção, a Revista Fitos aborda a importância da publicação científica de acesso aberto, ratificando o seu compromisso na divulgação do conhecimento científico, com foco na bioprospecção.

Os artigos deste suplemento apresentam temáticas de como transformar os recursos naturais em ganhos econômicos, afim de, alavancar o desenvolvimento científico e tecnológico, e agregar valor aos bens e serviços provenientes da biodiversidade brasileira.

Nesse propósito, essa edição visa trazer à luz do conhecimento temas que abordam a utilização das plantas medicinais, conhecimento e o estabelecimento de programas de  bioprospecção  no mundo. Destacando-se que, o Brasil está entre os países megadiversos e, portanto, urge a necessidade de um plano nacional estratégico, fundamentado nos três eixos ou elementos: pesquisar, transformar em produtos e comercializar, melhorando a qualidade de vida e fortalecendo a indústria nacional, gerando riqueza e empregos.

Esperamos que os artigos deste suplemento contribuam para o fortalecimento das ações estratégicas da bioeconomia do país.

Boa leitura! 

Drª Claudia do Ó Pessoa
Professora Titular
Universidade Federal do Ceará

Acesse o número de Bioprospecção

Leave a comment

Make sure you enter all the required information, indicated by an asterisk (*). HTML code is not allowed.