Comunicação Breve

Construindo conhecimento com a horta escolar: implantação da horta em uma escola municipal em Posto da Mata – BA

Building knowledge with the school garden: implementation of the garden in a municipal school in Posto of the Mata - BA

http://dx.doi.org/10.17648/2446-4775.2019.746

Portugal, Érica de Jesus1*;
Flor, Terezinha Luzia2;
Rosa, Elen Sônia1;
Martins, Júlio Claudio1.
1Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Teixeira de Freitas. Rodovia BR 101, Km 882, s/n, Caixa Postal 66, CEP: 45985-970, Teixeira de Freitas, BA, Brasil.
2Prefeitura Municipal de Nova Viçosa, Av. Oceânica, 3100, subprefeitura de Posto da Mata, Nova Viçosa, CEP: 45920-000 - BA, Brasil.
*Correspondência:
ericajportugal@gmail.com

Resumo

O desenvolvimento deste trabalho ocorreu durante o estágio supervisionado do curso técnico em agropecuária, oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano pensando em associar o conhecimento empírico e o técnico junto aos alunos. A sociedade tem o compromisso de favorecer a adoção de um comportamento saudável, incluindo as crianças para serem capazes de alcançar uma boa qualidade de vida com resultados positivos na adolescência e na vida adulta. A horta escolar implantada em uma escola Municipal de Posto da Mata teve a intenção de ser desenvolvida com o aproveitamento de pequenos espaços e de materiais recicláveis, no cultivo de legumes e verduras. Com esse trabalho pretende-se que os alunos e pais tenham uma melhor relação com a produção orgânica e com o uso de alimentos saudáveis, colaborando na formação de cidadãos conscientes e saudáveis.

Palavras-chave:
Alimentação Saudável.
Educação.
Horta Orgânica.

Abstract

The development of this work occurred during the supervised stage of the technical course in agriculture, offered by the Baiano Federal Institute of Education, Science and Technology in Bahia thinking of associating empirical and technical knowledge with the students. Society is committed to fostering healthy behavior, including children to be able to achieve a good quality of life with positive results in adolescence and adulthood. The school garden planted in a municipal school in Posto da Mata was intended to be developed with the use of small spaces and recyclable materials in the cultivation of vegetables. This work intends that the students and parents have a better relation with the organic production and with the use of healthy foods healthy foods, collaborating in the formation of conscious citizens and healthy.

Keywords:
Healthy eating.
Education.
Organic garden.

Introdução

Tema Gerador: Construção do Conhecimento Agroecológico

A escola e a sociedade têm o compromisso de favorecer a adoção de um comportamento saudável, incluindo as crianças para serem capazes de alcançar uma boa qualidade de vida com resultados positivos na adolescência e na vida adulta. Os pais e o ambiente escolar atuam como protagonistas nas práticas alimentares, indicando os alimentos, o local e o momento adequado para seu consumo. A criança pode partipipar desta construção utilizando seus próprios recursos e respeitando sempre o meio ambiente[1].

A horta permite ao estudante a possibilidade de aprender a plantar, selecionando as plantas, transplantando mudas, regando, cuidando e colhendo. Alteram sua sensibiidade na relação das pessoas com o ambiente em que elas vivem, viabilizando a construção dos conceitos de comprometimento e responsabilidade com: a natureza, o ambiente escolar, a comunidade e, com a sustentabilidade do planeta e suas espécies. Esses conhecimentos podem ser socializados na escola e transportados para a vida familiar dos educandos, por meio de estratégias de formação sistemática e continuada, como mecanismo capaz de gerar mudanças na cultura alimentar, ambiental e educacional[2].

O principal intuito para produção da horta foi concientizar a importância da boa alimentação, foi preciso saber que alimentos orgânicos não são apenas produtos cultivados sem o uso de agrotóxicos ou adubos químicos. A produção orgânica envolve uma série de outros processos que visam não só à qualidade dos alimentos, mas ao equilíbrio da natureza e melhores condições de vida para as famílias rurais e os consumidores[3].

Nesse entendimento, a horta na escola foi uma estratégia, capaz de: promover estudos, pesquisas, sobre as questões ambiental, alimentar e nutricional sem uso de produtos químicos; adquirir experiência para planejar e aplicar o processo de implantação de uma horta orgânica. Desse modo, a construção da horta foi desenvolvida com o aproveitamento de pequenos espaços e de materiais como garrafas tipo PET e pneus, do cultivo de legumes e verduras, em potes presos em muros e paredes.

Descrição da experiência

Além dos alunos, o estágio supervisionado do curso técnico em agropecuária contou também com a participação de professores e funcionários na revitalização e implantação da horta escolar. O estágio foi realizado em Posto da Mata, subprefeitura de Nova Viçosa, BA, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e departamentos da Prefeitura Municipal.

As escolas do município de Nova Viçosa, em sua maioria, possuem espaços arbóreos destinados a serem utilizados para diversos fins, ou seja, novas construções de pavimentos (esporte, lazer, laboratório e etc.), arborização, jardinagem e horticultura. O ambiente escolhido para implantação de olericultura, foi a Escola Municipal Deputado Oscar Cardoso, situada no bairro Castelo, em Posto da Mata. A mesma possui duas áreas com razoável extensão, propícia para tal atividade.

O trabalho "Aprendendo e ensinando com a Horta Escolar" surgiu da atuação e ação escolar, e de uma educação integral dos educandos, em que é possível gerar mudanças na cultura da comunidade no que se refere à alimentação, à saúde e à qualidade de vida de todos, principalmente, tendo a horta escolar como o tema principal de tais mudanças. Como a alimentação das crianças vem sendo inadequada, com o consumo exagerado de frituras e guloseimas. Tornou-se necessário a realização de dinâmicas em espaço alternativo, como a horta escolar, e assim, estimulando a curiosidade do educando[4].

Nesse entendimento, a horta na escola foi uma estratégia, capaz de: promover estudos, pesquisas, sobre as questões ambiental, alimentar e nutricional sem uso de produtos químicos; adquirir experiência para planejar e aplicar o processo de implantação de uma horta orgânica. Desse modo, a construção da horta foi desenvolvida com o aproveitamento de pequenos espaços e de materiais como garrafas tipo PET e pneus, do cultivo de legumes e verduras, em potes presos em muros e paredes .

Materiais e Métodos

Nas atividades pedagógicas durante as aulas práticas de ciências no 7º e 9º ano do ensino fundamental foram utilizados os seguintes materiais: corte das garrafas, montagem do aquário, produção do adubo orgânico, plantação de hortaliças. As atividades teóricas foram: receitas, leitura e interpretação de textos (agricultura orgânica).

Resultados e Discussão

A alimentação das crianças vem sendo inadequada, sendo assim tornou-se necessária a realização de dinâmicas em espaço alternativo, como a horta escolar, e assim, estimular a curiosidade do educando. Percebermos, que a horta como atividade dinâmica, em espaço alternativo, vem sendo, interessante em estimular a curiosidade do educando, despertando o seu interesse em aprender.

Os alunos sabem que a má alimentação pode causar prejuízos à saúde e que devem aderir aos hábitos alimentares saudáveis, compreendendo assim o valor da criação de uma horta na escola e, entendendo a importância do reaproveitamento de matérias que podem poluir o meio ambiente. O trabalho teórico na sala de aula, propiciou um aprendizado mais rico e consciente, pois a prática torna o aprender de fácil entendimento.

Conclusão

Esse trabalho teve a pretensão de apresentar aos alunos e aos pais uma melhor relação com a produção orgânica e de alimentos saudáveis, colaborando na formação de cidadãos conscientes e saudáveis.

Agradecimentos

Ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano pela oportunidade de crescimento e a Secretaria de Meio Ambiente de Posto da Mata que nos autorizou a implantação do projeto. E, especialmente, à Escola Municipal Oscar Cardoso pela recepção acolhedora com respeito e confiança.

Referências

  1. Barbosa NVS. A horta escolar dinamizando o currículo da escola. Horta Escolar. 2ª ed. Brasília, 2007.
  2. Reis AVB. Palestra abordando o projeto "Educando com uma horta". Plano de intervenção, 2015.
  3. Silva MCL, Melo PCS, Lima LE, Gonçalves MF. Programa Horta em Todo Canto. CAISAN. Pernambuco. [Link].
  4. Santos APR. Implantação Da Horta Escolar Em Uma Escola Pública em Araras – SP. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Especialização em Ensino de Ciências. Medianeira, 2014.