Editorial V11N01

Rosane Abreu
José Luiz Mazzei
Yolanda Arruda

Resumo

Na publicação do volume 11, número 1 de 2017, a Revista Fitos Eletrônica (RFE) inicia sua nova fase redimensionando o escopo e adequando a Equipe Editorial às novas áreas do conhecimento aceitas pela revista. Para o escopo, definiu-se que o periódico publicará artigos científicos e tecnológicos pertinentes às diferentes e complexas etapas da pesquisa, desenvolvimento e inovação em medicamentos da diversidade vegetal, reafirmando seu caráter interdisciplinar. Como integrante do Portal de Periódicos da Fiocruz, a RFE tem o compromisso de cumprir seu papel na socialização e disseminação do conhecimento. Assim, diferencia-se de outras publicações, principalmente aquelas sobre plantas medicinais, com submissão, publicação e distribuição gratuitas, se constituindo em periódico de Acesso Aberto. 

Os manuscritos publicados na Revista Fitos, em sua maioria, têm citações do PubMed, Science Direct (Elsevier), Research Gate, Wiley, Google Acadêmico e demais bases nacionais e internacionais. Nas referências são informados ISSN de periódicos e ISBN de livros, a identificação DOI (CrossRef com hiperlink), em todas as publicações 

cadastradas. Aos manuscritos publicados, também é atribuída a identificação DOI. A RFE está indexada no Sistema de Informação Latindex e, adequando-se às exigências da Lilacs/BIREME, integra a Biblioteca Virtual em Saúde – BVS e o Portal de Periódicos da Fiocruz.

Com a cooperação de toda a Equipe Editorial foram realizados estudos identificando-se lacunas nas publicações científicas que contemplam algumas áreas entre a pesquisa básica e a produção, relacionadas ao desenvolvimento de medicamentos a partir da diversidade vegetal. Dessa forma, além das áreas que já recebem manuscritos na revista: Agroecologia, Botânica, Etnobotânica, Farmacologia e Química, novas áreas de conhecimento foram inseridas, a saber: Ciências Farmacêuticas (que inclui Farmácia, Farmacotecnia, Análise e Controle de Medicamentos e afins), Educação e Conhecimento, Etnociências (Etnobotânica e Etnofarmacologia), Engenharia de Medicamentos e Produtos Naturais, Política e Gestão (que inclui Políticas Públicas, Política e Planejamento Governamental, Crescimento Econômico e Saúde Pública) e Toxicologia.

Na busca de estender à internacionalização e indexação do periódico, os manuscritos serão aceitos em três idiomas (português, inglês e espanhol) e as normas de submissão foram adequadas, com a mudança da ANBT para Vancouver, conforme as instruções aos autores, já publicadas no site da RFE, devendo ser usadas a partir do próximo número. Assim, são atendidas também as exigências para indexação na Lilacs.

Tais mudanças exigiram a reorganização da equipe editorial, para integrar as novas áreas, melhorar a qualidade, aumentar o fator de impacto, ampliar as métricas, gerenciar o fluxo das citações, dinamizar o trabalho de divulgação, ter aproximação com as pós-graduações das universidades e compor uma Equipe Editorial disposta a aceitar a dinâmica e os desafios atuais com os recursos tecnológicos favoráveis. Esses objetivos visam atender metas de médio e longo prazos à internacionalização e à profissionalização, atualmente exigíveis para publicação das revistas científicas e tecnológicas. Certamente, essas adaptações são necessárias dentro do cotidiano da editoração e visa a ampliar a visibilidade do periódico e, principalmente, estimular os pesquisadores em selecionar a RFE como veículo que impactará a divulgação e a valorização de seu trabalho de pesquisa.

Legitimamente institucionalizada, a RFE é o principal veículo de comunicação científica do Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde - NGBS de Farmanguinhos/Fiocruz, cuja missão é promover a inovação em medicamentos da biodiversidade, através de uma rede de inovação – REDESFITO, organizada a partir dos Arranjos Ecoprodutivos 

Locais (AEPLs), identificados nos principais biomas brasileiros. Considerando que, a inovação é um processo dinâmico, social e aberto, o NGBS estimula a produção científica de manuscritos pautados no paradigma da Ciência e da Inovação Abertas.
Este número 1 do volume 11 da Revista Fitos Eletrônica apresenta oito artigos, sendo seis originais, das áreas: um de Farmacologia, três de Botânica e dois de Etnobotânica; e de revisão, sendo: dois da área de Farmacologia.

Dos artigos originais:

“Análise fitoquímica e das atividades citotóxica, antioxidante, e antibacteriana das flores de Tabebuia serratifolia (Vahl) Nicholson”; O objetivo dessa pesquisa foi realizar a análise fitoquímica e avaliar as atividades antioxidante, citotóxica e antimicrobiana das flores de Tabebuia serratifolia.

“Análise quimiométrica usando RMN de 13C como ferramenta para diferenciar duas espécies de Maytenus”; O presente estudo investiga as diferenças químicas entre robusta Maytenus gonoclada e Maytenus robusta usando análise quimiométrica.
“Anatomia foliar de Varronia curassavica Jaqc (Cordiaceae)”; Objetivou-se nessa pesquisa descrever a morfoanatomia de V. curassavica, buscando características úteis para sua identificação.

“Determinação do protocolo de assepsia para reprodução in vitro de Euterpe precatoria MART”; O objetivo dessa pesquisa foi avaliar protocolos de desinfecção para reprodução in vitro de embriões e explantes foliares de E. precatoria em meios Murashige e Skoog (1962), e meio comercial para Orquídeas B&G Flores – Nutrição vegetal, a fim de baratear a produção.

“Estudo Etnobotânico em Comunidade Quilombola Salamina/Putumujú em Maragogipe, Bahia”; Este estudo tem como objetivos resgatar e documentar os conhecimentos tradicionais relativos às plantas de uso medicinal utilizadas pela comunidade quilombola Salamina/Putumujú, Maragogipe, Bahia.

“Etnobotânica de plantas medicinais utilizadas no distrito de Vista Alegre, Claro dos Poções – Minas Gerais”; O objetivo dessa pesquisa com entrevistas foi apresentar um estudo etnobotânico do uso de plantas medicinais realizado em Vista Alegre, distrito de Claro dos Poções - MG, no período de Novembro/2009 a Maio/2010.

Dos artigos de revisão:

“Hepatotoxicidade relacionada ao uso de suplementos herbais e dietéticos (HDS)”; O objetivo principal desta revisão bibliográfica foi discorrer sobre a relação entre o uso dos HDS e a hepatotoxicidade, correlacionando a existência de casos clínicos descritos ou relatados na literatura.

“Purified bioactive compounds from Mentha spp. oils as a source of Candidosis treatment. A brief review”; esta revisão teve como objetivo abordar estudos sobre a atividade antimicrobiana destes compostos, especialmente contra leveduras do gênero Candida, cruciais para o desenvolvimento de novas drogas alternativas e/ou agentes antifúngicos.

Assim, em nome da Equipe Editorial da RFE, agradecemos a brilhante colaboração dos pesquisadores que exerceram as atividades editoriais no triênio 2014-2016. Enfatizamos que a sua atuação na editoria nos ajudou a desenvolver a revista, levando-a à melhoria na avaliação como apurado tanto na indexação no Latindex, quanto na melhoria de qualificação Qualis/CAPES, em áreas como a interdisciplinar. Vimos também saudar os editores novos que aceitaram convite em exercer essa nobre tarefa e, ainda, agradecer aos que aceitaram continuar na Equipe Editorial, sem receio do desafio em harmonizar-se à nova proposta do periódico.

Na oportunidade, convidamos os pesquisadores que atuam nas áreas afins ao desenvolvimento de medicamentos da diversidade vegetal, a consultar na página web da Revista Fitos Eletrônica, os artigos publicados, e considerar este periódico como veículo para a difusão e divulgação de seu trabalho científico e tecnológico.

Esperamos deixar a mensagem de que estamos preparados, e contamos com uma grandiosa equipe para os esforços e a dinâmica em divulgar os trabalhos publicados.


Autor(es)

  • Rosane Abreu
    Fundação Oswaldo Cruz - Farmanguinhos
  • José Luiz Mazzei
    Fundação Oswaldo Cruz - Farmanguinhos
  • Yolanda Arruda
    Fundação Oswaldo Cruz - Farmanguinhos

Métricas

  • Artigo visto 538 vez(es)

Como Citar

1.
Editorial V11N01. Rev Fitos [Internet]. 25º de setembro de 2017 [citado 19º de abril de 2024];11(1):6-8. Disponível em: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/560

1. DIREITOS CEDIDOS - A cessão total não exclusiva, permanente e irrevogável dos direitos autorais patrimoniais não comerciais de utilização de que trata este documento inclui, exemplificativamente, os direitos de disponibilização e comunicação pública da OBRA, em qualquer meio ou veículo, inclusive em Repositórios Digitais, bem como os direitos de reprodução, exibição, execução, declamação, recitação, exposição, arquivamento, inclusão em banco de dados, preservação, difusão, distribuição, divulgação, empréstimo, tradução, dublagem, legendagem, inclusão em novas obras ou coletâneas, reutilização, edição, produção de material didático e cursos ou qualquer forma de utilização não comercial.

2. AUTORIZAÇÃO A TERCEIROS - A cessão aqui especificada concede à FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ o direito de autorizar qualquer pessoa – física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira – a acessar e utilizar amplamente a OBRA, sem exclusividade, para quaisquer finalidades não comerciais, nos termos deste instrumento.

3. USOS NÃO COMERCIAIS - Usos não comerciais são aqueles em que a OBRA é disponibilizada gratuitamente, sem cobrança ao usuário e sem intuito de lucro direto por parte daquele que a disponibiliza e utiliza.

4. NÃO EXCLUSIVIDADE - A não exclusividade dos direitos cedidos significa que tanto o AUTOR como a FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ou seus autorizados poderão exercê-los individualmente de forma independente de autorização ou comunicação, prévia ou futura.

5. DIREITOS RESERVADOS - São reservados exclusivamente ao(s) AUTOR(es) os direitos morais sobre as obras de sua autoria e/ou titularidade, sendo os terceiros usuários responsáveis pela atribuição de autoria e manutenção da integridade da OBRA em qualquer utilização. Ficam reservados exclusivamente ao(s) AUTOR(es) e/ou TITULAR(es) os usos comerciais da OBRA incluída no âmbito deste instrumento.

6. AUTORIA E TITULARIDADE - O AUTOR declara ainda que a obra é criação original própria e inédita, responsabilizando-se integralmente pelo conteúdo e outros elementos que fazem parte da OBRA, inclusive os direitos de voz e imagem vinculados à OBRA, obrigando-se a indenizar terceiros por danos, bem como indenizar e ressarcir a FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ de eventuais despesas que vierem a suportar, em razão de qualquer ofensa a direitos autorais ou direitos de voz ou imagem, principalmente no que diz respeito a plágio e violações de direitos.

7. GRATUIDADE - A cessão e autorização dos direitos indicados e estabelecidos neste Instrumento será gratuita, não sendo devida qualquer remuneração, a qualquer título, ao autor e/ou titular, a qualquer tempo.

Informe um erro