Apresentação Suplemento 2017

Rosane Abreu
José Luiz Mazzei
Yolanda Arruda

Resumo

Este Suplemento da Revista Fitos Eletrônica publica doze comunicações breves, geradas a partir dos trabalhos apresentados no “1º Seminário Internacional das RedesFito: a inovação e a biodiversidade na perspectiva da sustentabilidade”, promovido pelo Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde (NGBS) de FARMANGUINHOS/FIOCRUZ e realizado em outubro de 2016.

O objetivo do evento foi promover discussões sobre a complexidade do mundo atual, a emergência de um novo paradigma e o papel das políticas de ciência, tecnologia e inovação na perspectiva da sustentabilidade. Foram abordados, também, assuntos relacionados à ciência aberta, à importância do trabalho em rede e ao diálogo entre biodiversidade e biotecnologia.

Os trabalhos selecionados para apresentação no evento passaram por avaliação do comitê científico da Revista Fitos, e demonstram a diversidade de temas discutidos no Seminário, como veremos a seguir.

Duas comunicações focalizam estudos com plantas medicinais, observando aspectos químicos e farmacológicos. Nesta temática, temos os seguintes títulos: “Caracterização de flavonoides por CLAE-UV-PDA em tintura produzida a partir de inflorescências de Solidago chilensis Meyen cultivada em Itaipava (RJ)” e “Vernonia polyanthes Less.: uma visão geral da sua utilização como planta medicinal, composição química e atividades farmacológicas”.

Quatro comunicações reportam-se a estudos etnobotânicos de plantas medicinais, a saber: “Plantas medicinais utilizadas em transtornos do Sistema Geniturinário por mulheres ribeirinhas, Caravelas, Bahia”; “Integração de conhecimentos em plantas medicinais na perspectiva de gênero e abordagem transdisciplinar em busca de sustentabilidade: a experiência do arranjo produtivo local de Itapeva”, “Conhecimento local e uso dos recursos vegetais na Comunidade Sertão, Rio de Janeiro” e “Influência da técnica de extração e do tamanho de partícula do material vegetal no teor de compostos fenólicos totais da tintura das folhas de Alpinia zerumbet”.

Três comunicações apresentam a temática da inovação em saúde, destacando a dimensão política. São eles: “Sistema nacional de inovação em saúde: um estudo dos movimentos governamentais recentes na área de fitoterápicos” e “Incentivo governamental para Arranjos Produtivos Locais de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no âmbito do SUS”. Ainda sobre inovação, a comunicação intitulada “Inovação na Fiocruz: projeto Profito, um estudo de caso”, traz a experiência prática de um projeto para inovação em medicamentos da biodiversidade.

Outras duas comunicações breves apresentam estudos sobre ferramentas de gestão: “Análise de Redes Sociais como Ferramenta de Gestão em Redes do Conhecimento e da Inovação: O Caso da Disciplina Gestão em Rede para Inovação em Fitomedicamentos, de 2011” e “Centros depositórios de plantas medicinais: herbários como instrumento de gestão da biodiversidade.”

Finalmente, o trabalho “Formulação orgânica eficiente para controle de pragas e vetores em plantas ornamentais, medicinais e hortaliças” traz contribuições para a Agricultura sustentável.

A diversidade de assuntos apresentados neste suplemento revela o quão complexa é a discussão sobre inovação e biodiversidade na perspectiva da sustentabilidade, mas especialmente necessária para um planeta que dá sinais de exaustão.


Autor(es)

  • Rosane Abreu
    Fundação Oswaldo Cruz - Farmanguinhos
  • José Luiz Mazzei
    Fundação Oswaldo Cruz - Farmanguinhos
  • Yolanda Arruda
    Fundação Oswaldo Cruz - Farmanguinhos

Métricas

  • Artigo visto 314 vez(es)

Como Citar

1.
Apresentação Suplemento 2017. Rev Fitos [Internet]. 25º de setembro de 2017 [citado 23º de abril de 2024];11(1):7. Disponível em: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/561

1. DIREITOS CEDIDOS - A cessão total não exclusiva, permanente e irrevogável dos direitos autorais patrimoniais não comerciais de utilização de que trata este documento inclui, exemplificativamente, os direitos de disponibilização e comunicação pública da OBRA, em qualquer meio ou veículo, inclusive em Repositórios Digitais, bem como os direitos de reprodução, exibição, execução, declamação, recitação, exposição, arquivamento, inclusão em banco de dados, preservação, difusão, distribuição, divulgação, empréstimo, tradução, dublagem, legendagem, inclusão em novas obras ou coletâneas, reutilização, edição, produção de material didático e cursos ou qualquer forma de utilização não comercial.

2. AUTORIZAÇÃO A TERCEIROS - A cessão aqui especificada concede à FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ o direito de autorizar qualquer pessoa – física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira – a acessar e utilizar amplamente a OBRA, sem exclusividade, para quaisquer finalidades não comerciais, nos termos deste instrumento.

3. USOS NÃO COMERCIAIS - Usos não comerciais são aqueles em que a OBRA é disponibilizada gratuitamente, sem cobrança ao usuário e sem intuito de lucro direto por parte daquele que a disponibiliza e utiliza.

4. NÃO EXCLUSIVIDADE - A não exclusividade dos direitos cedidos significa que tanto o AUTOR como a FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ou seus autorizados poderão exercê-los individualmente de forma independente de autorização ou comunicação, prévia ou futura.

5. DIREITOS RESERVADOS - São reservados exclusivamente ao(s) AUTOR(es) os direitos morais sobre as obras de sua autoria e/ou titularidade, sendo os terceiros usuários responsáveis pela atribuição de autoria e manutenção da integridade da OBRA em qualquer utilização. Ficam reservados exclusivamente ao(s) AUTOR(es) e/ou TITULAR(es) os usos comerciais da OBRA incluída no âmbito deste instrumento.

6. AUTORIA E TITULARIDADE - O AUTOR declara ainda que a obra é criação original própria e inédita, responsabilizando-se integralmente pelo conteúdo e outros elementos que fazem parte da OBRA, inclusive os direitos de voz e imagem vinculados à OBRA, obrigando-se a indenizar terceiros por danos, bem como indenizar e ressarcir a FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ de eventuais despesas que vierem a suportar, em razão de qualquer ofensa a direitos autorais ou direitos de voz ou imagem, principalmente no que diz respeito a plágio e violações de direitos.

7. GRATUIDADE - A cessão e autorização dos direitos indicados e estabelecidos neste Instrumento será gratuita, não sendo devida qualquer remuneração, a qualquer título, ao autor e/ou titular, a qualquer tempo.

Informe um erro