Condições para submissão
Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- Confirmo que li, preenchi e assinei o Termo de Cessão de Direitos Autorais. O envio deste documento digitalizado deverá ser feito junto com o manuscrito, na etapa de Submissão.
- Desejo contribuir com a divulgação científica da Fitos informando perfis de redes sociais dos autores. Responder formulário.
- TUTORIAL DE SUBMISSÃO: Assista ao vídeo tutorial para realizar a sua submissão da maneira correta.
- Li e aceito as condições para submissão de artigos descritas em Instruções aos Autores, na página Sobre a Revista
Seções do manuscrito
Ensaio
Texto opinativo em que se expõe ideias, críticas, reflexões e impressões pessoais, realizando uma avaliação sobre determinado tema. O ensaio problematiza algumas questões sobre determinado assunto, focadas pela opinião do autor, geralmente, apresentam conclusões originais e pressupõe interpretação e análise mais profunda sobre um tema (máximo de 2.500 palavras e até seis (6) referências).
Perspectiva
Manuscritos por convite dos editores, com análise de temas conjunturais de interesse imediato e relevância para o campo de inovação em medicamento oriundo da biodiversidade (máximo de 2.200 palavras e até seis (6) referências).
Debate
Discussões críticas sobre temas relevantes no campo da Inovação, Biodiversidade e Saúde. O manuscrito principal será acompanhado de comentários assinados por pesquisadores convidados pela editoria, seguidos de resposta do autor (máximo de 6.000 palavras e 5 ilustrações).
Artigo de Pesquisa
Estudos originais de natureza qualitativa e/ou quantitativa, incluindo pesquisa básica com animais, estudos observacionais e clínicos. O texto deve ser organizado na seguinte ordem: Título/Resumo/Palavras-chave/Abreviações/Introdução/Resultados e Discussão/Materiais e Métodos/Agradecimentos/Conflitos de Interesses/Referências (máximo de 6.000 palavras; excluindo tabelas/ figuras e referências; até trinta (30) referências).
Revisão
Avaliações críticas da literatura, nos formatos narrativa, integrativa, sistemática ou meta-análise. Toda revisão sistemática deverá ter seu protocolo publicado ou registado em uma base de registo como o PROSPERO e seguir o checklist PRISMA (máximo de 8.000 palavras; excluindo tabelas/ figuras e referências; até 40 referências).
Relato de Experiência
Descrição de experiências relevantes e contextualizadas na área de inovação em biodiversidade e saúde, com estrutura teórico-metodológica (máximo de 6.000 palavras, vinte (20) referências e até quatro (4) figuras).
Comunicação Breve
Relato sucinto de resultados preliminares ou estudos originais que ainda não exigem a complexidade de um artigo completo (máximo de 1.700 palavras e até cinco (5) referências).
Resenha
Crítica de obras acadêmicas (livros, dissertações, teses) publicadas nos últimos dois anos, de interesse para os temas da revista.
Carta ao Editor
Comentários críticos e construtivos sobre material previamente publicado na Revista Fitos. A editoria poderá publicar uma resposta dos autores do artigo comentado. Também são aceitas propostas de comentários espontâneos (máximo de 700 palavras e seis (6) referências).
Monografia de Plantas Medicinais
Artigos voltados à sistematização do conhecimento sobre plantas medicinais, com foco em espécies da biodiversidade brasileira, podendo ou estar relacionada a aspectos regulatórios (3.500 palavras e com, no máximo, vinte (20) referências).
Simpósio Latino-Americano de Óleos Essenciais 2025
Trabalhos apresentados no Simpósio Latino-Americano de Óleos Essenciais 2025.
Declaração de Direito Autoral
1. DIREITOS CEDIDOS - A cessão total não exclusiva, permanente e irrevogável dos direitos autorais patrimoniais não comerciais de utilização de que trata este documento inclui, exemplificativamente, os direitos de disponibilização e comunicação pública da OBRA, em qualquer meio ou veículo, inclusive em Repositórios Digitais, bem como os direitos de reprodução, exibição, execução, declamação, recitação, exposição, arquivamento, inclusão em banco de dados, preservação, difusão, distribuição, divulgação, empréstimo, tradução, dublagem, legendagem, inclusão em novas obras ou coletâneas, reutilização, edição, produção de material didático e cursos ou qualquer forma de utilização não comercial.
2. AUTORIZAÇÃO A TERCEIROS - A cessão aqui especificada concede à FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ o direito de autorizar qualquer pessoa – física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira – a acessar e utilizar amplamente a OBRA, sem exclusividade, para quaisquer finalidades não comerciais, nos termos deste instrumento.
3. USOS NÃO COMERCIAIS - Usos não comerciais são aqueles em que a OBRA é disponibilizada gratuitamente, sem cobrança ao usuário e sem intuito de lucro direto por parte daquele que a disponibiliza e utiliza.
4. NÃO EXCLUSIVIDADE - A não exclusividade dos direitos cedidos significa que tanto o AUTOR como a FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ou seus autorizados poderão exercê-los individualmente de forma independente de autorização ou comunicação, prévia ou futura.
5. DIREITOS RESERVADOS - São reservados exclusivamente ao(s) AUTOR(es) os direitos morais sobre as obras de sua autoria e/ou titularidade, sendo os terceiros usuários responsáveis pela atribuição de autoria e manutenção da integridade da OBRA em qualquer utilização. Ficam reservados exclusivamente ao(s) AUTOR(es) e/ou TITULAR(es) os usos comerciais da OBRA incluída no âmbito deste instrumento.
6. AUTORIA E TITULARIDADE - O AUTOR declara ainda que a obra é criação original própria e inédita, responsabilizando-se integralmente pelo conteúdo e outros elementos que fazem parte da OBRA, inclusive os direitos de voz e imagem vinculados à OBRA, obrigando-se a indenizar terceiros por danos, bem como indenizar e ressarcir a FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ de eventuais despesas que vierem a suportar, em razão de qualquer ofensa a direitos autorais ou direitos de voz ou imagem, principalmente no que diz respeito a plágio e violações de direitos.
7. GRATUIDADE - A cessão e autorização dos direitos indicados e estabelecidos neste Instrumento será gratuita, não sendo devida qualquer remuneração, a qualquer título, ao autor e/ou titular, a qualquer tempo.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
