A Rede RIBIOFAR/CYTED/CNPq e suas Implicações na Busca de Princípios Ativos de Origem Natural

Valdir Cechinel Filho

Palavras-chave

Rede Ribiofar/Cyted/CNPq
Cooperação Iberoamericana
Biodiversidade
Princípios ativos

Resumo

A Rede aprovada pelo CYTED no final de 2005, denominada Rede Ibero-americana de Estudo e Aproveitamento Sustentável da Biodiversidade Regional de Interesse Farmacêutico (RIBIOFAR), completou 5 anos (2006-2010) de atividades contando com a participação de renomados pesquisadores ibero-americanos com experiência na área de produtos naturais bioativos. O objetivo geral consistiu na formação de uma rede científico-tecnológica multidisciplinar, composta por vários grupos de pesquisa ibero-americanos, visando o estudo e aproveitamento sustentável da biodiversidade regional de interesse farmacêutico. Foram atingidos muitos resultados positivos, principalmente a cooperação técnico-científica de diversos grupos de pesquisa inseridos na região CYTED, através da mobilidade de pesquisadores e participação em cursos e eventos científicos em geral. O autor e coordenador da Rede RIBIOFAR irá abordar, neste artigo, os principais resultados obtidos pelos grupos inseridos e as principais estratégias.

Referências

  1. Cechinel Filho, V. e Yunes, R.A. 1998 - Estratégias para a obtenção de compostos farmacologicamente ativos a partir de plantas medicinais. Conceitos sobre modificação estrutural para otimização da atividade. Química Nova, v.21, p.99-105.
  2. Programa Iberoamericano de Ciencia y Tecnologia para el Desarrollo – CYTED. Disponível em: <http://www.cyted.org/>.
  3. Dev, S. 2010 - Impact of natural products in modern drug development. Indian Journal of Experimental Biology, v.48, p.191-198.
  4. Harvey, A.L. 2007 - Natural products as a screening resource. Current Opinion in Chemical Biology, v.11, p.480-484.
  5. Newman, D.J. e Cragg, G.M. 2007 - Natural products as sources of new drugs over the last 25 years. Journal of Natural Products, v.70, p.461-477.
  6. Rede Iberoamericana de Estudo e Aproveitamento Sustentável da Biodiversidade Regional de Interesse Farmacêutico – RIBIOFAR. Disponível em: .

Autor(es)

  • Valdir Cechinel Filho
    Núcleo de Investigações Químico-Farmacêuticas (NIQFAR) e Programa de Mestrado em Ciências Farmacêuticas, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí - SC. Rua Uruguai 458, 88302- 792 Itajaí, SC, Brasil.

Métricas

  • Artigo visto 358 vez(es)

Como Citar

1.
A Rede RIBIOFAR/CYTED/CNPq e suas Implicações na Busca de Princípios Ativos de Origem Natural. Rev Fitos [Internet]. 30º de dezembro de 2011 [citado 13º de janeiro de 2025];6(01):57-64. Disponível em: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/159

1. DIREITOS CEDIDOS - A cessão total não exclusiva, permanente e irrevogável dos direitos autorais patrimoniais não comerciais de utilização de que trata este documento inclui, exemplificativamente, os direitos de disponibilização e comunicação pública da OBRA, em qualquer meio ou veículo, inclusive em Repositórios Digitais, bem como os direitos de reprodução, exibição, execução, declamação, recitação, exposição, arquivamento, inclusão em banco de dados, preservação, difusão, distribuição, divulgação, empréstimo, tradução, dublagem, legendagem, inclusão em novas obras ou coletâneas, reutilização, edição, produção de material didático e cursos ou qualquer forma de utilização não comercial.

2. AUTORIZAÇÃO A TERCEIROS - A cessão aqui especificada concede à FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ o direito de autorizar qualquer pessoa – física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira – a acessar e utilizar amplamente a OBRA, sem exclusividade, para quaisquer finalidades não comerciais, nos termos deste instrumento.

3. USOS NÃO COMERCIAIS - Usos não comerciais são aqueles em que a OBRA é disponibilizada gratuitamente, sem cobrança ao usuário e sem intuito de lucro direto por parte daquele que a disponibiliza e utiliza.

4. NÃO EXCLUSIVIDADE - A não exclusividade dos direitos cedidos significa que tanto o AUTOR como a FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ou seus autorizados poderão exercê-los individualmente de forma independente de autorização ou comunicação, prévia ou futura.

5. DIREITOS RESERVADOS - São reservados exclusivamente ao(s) AUTOR(es) os direitos morais sobre as obras de sua autoria e/ou titularidade, sendo os terceiros usuários responsáveis pela atribuição de autoria e manutenção da integridade da OBRA em qualquer utilização. Ficam reservados exclusivamente ao(s) AUTOR(es) e/ou TITULAR(es) os usos comerciais da OBRA incluída no âmbito deste instrumento.

6. AUTORIA E TITULARIDADE - O AUTOR declara ainda que a obra é criação original própria e inédita, responsabilizando-se integralmente pelo conteúdo e outros elementos que fazem parte da OBRA, inclusive os direitos de voz e imagem vinculados à OBRA, obrigando-se a indenizar terceiros por danos, bem como indenizar e ressarcir a FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ de eventuais despesas que vierem a suportar, em razão de qualquer ofensa a direitos autorais ou direitos de voz ou imagem, principalmente no que diz respeito a plágio e violações de direitos.

7. GRATUIDADE - A cessão e autorização dos direitos indicados e estabelecidos neste Instrumento será gratuita, não sendo devida qualquer remuneração, a qualquer título, ao autor e/ou titular, a qualquer tempo.

Informe um erro