Lucio Ferreira Alves

Lucio Ferreira Alves
OrcID

Resumo

A vida acadêmica de Benjamin Gilbert (1929-2024) é conhecida por todos aqueles que atuaram na área de química de produtos naturais. Recebeu a Grã-Cruz – Ordem Nacional de Mérito Científico do Ministério da Ciência e Tecnologia, Medalha de Integração Nacional das Ciências da Saúde, recebeu a Medalha Simão Matias da Sociedade Brasileira de Química, a Grã-Cruz – Ordem Nacional do Mérito Científico, Retorta de Ouro, do Sindicato dos Químicos e Engenheiros Químicos do Estado do Rio de Janeiro, Mérito Funcional da Marinha do Brasil, Ordem do Mérito Naval, no Grau de Oficial da Marinha do Brasil. Era Membro da Royal Society of Chemistry, etc. etc. Foi companheiro dos professores Otto Richard Gottlieb e Walter Mors, com quem ajudou a criar o Centro de Pesquisas de Produtos Naturais (CPPN), hoje IPPN, da UFRJ. Atuou também no Instituo de Química Agrícola, com esses dois pesquisadores e que Faria chamou ‘uma ilha de competência’. Participou do Conselho Editorial da Revista Fitos, desde a sua criação.  Além da química de produtos naturais, principalmente de plantas da Amazônia. Dr. Gilbert era um profundo conhecedor das doenças parasitárias, que continuam a infectar grande parte da população brasileira.

Gostaria de dividir a minha experiência pessoal e profissional com ele. Conheci o Dr. Gilbert em 1975, mais precisamente em agosto daquele ano, um mês depois de concluir o curso de Farmácia na Universidade Federal Fluminense. Tendo sido Monitor de Farmacognosia o professor Renato José de Siqueira Jaccoud, Professor Titular da disciplina, me deu uma carta de recomendação para eu trabalhar com ele no Instituto der Pesquisas da Marinha. Foi o meu primeiro emprego, meu primeiro orientador. Juntos publicamos 2 livros de monografias de plantas medicinais brasileiras e aclimatas, estando o terceiro volume em preparação. O que poucos conhecem, e eu tive a satisfação de conviver, era a sua profunda humanidade e contribuição com a população menos favorecida, principalmente com os meninos de rua. Durante a linda convivência que mantive com ele pude constatar a sua atenção para as diversas pessoas que o procuravam. Ele vai deixar saudade. E herdeiros. E eu posso me orgulhar de ser um desses.


Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Autor(es)

Métricas

  • Artigo visto 13 vez(es)

Como Citar

1.
Lucio Ferreira Alves. Rev Fitos [Internet]. 7º de março de 2024 [citado 22º de novembro de 2024];18(Suppl. 4):8-9. Disponível em: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/1677
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Revista Fitos

Informe um erro