Resumo
Hoje lamentamos a partida do nosso estimado mestre e amigo, Dr Benjamin Gilbert. Desde 1991, tive o privilégio de compartilhar momentos a seu lado, e ao longo destes 33 anos , ele foi uma fonte constante de inspiração para mim, pelo exemplo de competência, simplicidade , delicadeza e liderança. Inspirou tanto como cientista quanto como ser humano excepcional, demonstrando uma paixão e dedicação exemplares pelo trabalho e pela família. Um cientista que escrevia poemas e desenhava passarinhos. Além do impacto pessoal que ele teve em minha vida, o Dr Gilbert deixa um legado sólido enraizado em sua própria jornada, que se entrelaça intimamente com a história da Química de Produtos Naturais e da Ciência brasileira.
Nascido na Inglaterra, chegou ao Brasil em 1959 para integrar o Instituto de Química Agrícola, atualmente conhecido como EMBRAPA. Desde então, fez do Brasil sua casa, adotando-o como sua pátria e atuando em diversas instituições como UFRJ, CODETEC e Farmanguinhos/Fiocruz, onde atuava desde 1986. O Dr Gilbert é amplamente reconhecido por sua extensa produção acadêmica, com destaque tanto no Brasil quanto no exterior. Sua vida foi dedicada ao progresso da química, da fitoquímica, e à defesa da produção pública de medicamentos, em especial da Fitoterapia e sua implantação no Sistema Único de Saúde. Além disso ele é nacionalmente reconhecido como um dos pioneiros na promoção da interdisciplinaridade ente Química e Biologia. Para ele, o foco sempre esteve na aplicação, na utilização da química para resolver grandes desafios da saúde. Essa abordagem, que na época ainda não compreendíamos como inovação, era o cerne de sua filosofia científica.
Aos amigos e familiares que compartilharam momentos preciosos e aprenderam com o Dr Gilbert, expresso minha solidariedade neste momento de luto;
Ao querido mestre, cujo coração inglês sempre bateu em sintonia com o Brasil, minha eterna gratidão.
(texto extraído do Facebook)