Homenagem a Benjamin Gilbert: um legado de dedicação à Fitoterapia e à Saúde Pública no Brasil

Maria Helena Durães Alves Monteiro
OrcID

Resumo

É com profunda admiração e respeito que dedicamos este editorial à memória do Dr. Benjamin Gilbert, um dos maiores defensores e pioneiros da Fitoterapia no Brasil. Nascido e formado na Inglaterra, encontrou seu lar e sua paixão no Brasil, onde dedicou 64 anos de sua vida a contribuir de maneira significativa para a saúde pública e o avanço da pesquisa em plantas medicinais e doenças endêmicas.

Conhecido carinhosamente como "Ben Gilbert" entre seus colegas brasileiros, sua jornada começou em 1958, quando chegou ao Brasil como Pesquisador Associado da Universidade de Stanford, para participar da implantação de técnicas inovadoras na área de química, no Instituto de Química Agrícola. A sua chegada marcou o início de uma carreira promissora de uma vida dedicada ao desenvolvimento científico e à promoção da saúde no país.

Com a extinção do Instituto de Química Agrícola em 1962, encontrou uma nova casa no Centro de Pesquisas em Produtos Naturais (CBPN), onde continuou seu trabalho pioneiro na área de produtos naturais, onde a sua expertise em fitoquímica e sua paixão pela pesquisa o levaram a se tornar um dos grandes expoentes da fitoterapia no Brasil.

No decorrer de sua carreira, desempenhou um papel fundamental na implantação da Fitoterapia no Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para a ampliação do acesso da população a tratamentos baseados em plantas medicinais. A visão audaciosa e seu compromisso incansável com a saúde pública ajudaram a transformar a realidade de muitos brasileiros, na busca por opções terapêuticas seguras e eficazes.

Além de suas contribuições para o Brasil, também deixou sua marca em âmbito internacional, participando ativamente de comitês da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Parte deste vasto conhecimento e sua dedicação inabalável renderam-lhe mais de 120 publicações científicas, que continuam a inspirar e orientar pesquisadores em todo o mundo.

A partida do querido Dr. Benjamin Gilbert deixa um vazio irreparável na comunidade científica e na saúde pública do Brasil. O seu legado, no entanto, permanece vivo através das inúmeras vidas que ele tocou e das conquistas que ele ajudou a alcançar, algumas destas aqui presentes nos depoimentos de pesquisadores próximos a ele. Esperamos que sua paixão pela ciência e seu compromisso com o bem-estar da humanidade continuem a nos inspirar e guiar, à medida que seguimos adiante em seu honroso legado.

A melhor maneira de honrar a memória deste notável pesquisador, além de lembrar das suas realizações notáveis, seja assumir o compromisso de continuar seu trabalho e sua missão de promover a saúde e o bem-estar de todos. Para a Revista Fitos, assim como para a Ciência, a sua presença será eternamente sentida e sua influência será eternamente lembrada em nossos corações e mentes.


Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Autor(es)

Métricas

  • Artigo visto 33 vez(es)

Como Citar

1.
Homenagem a Benjamin Gilbert: um legado de dedicação à Fitoterapia e à Saúde Pública no Brasil. Rev Fitos [Internet]. 7º de março de 2024 [citado 22º de dezembro de 2024];18(Suppl. 4):6. Disponível em: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/1697
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Revista Fitos

Informe um erro