Ação dos extratos de Neoregelia compacta (Mez) L.B. Smith e Aechmea fasciata (Lindley) Baker sobre as formas imaturas de Aedes (Stegomyia) aegypti, Linnaeus, 1762

Maria das Graças A. Guimarães
Karine da S. Martins
Michele A. de Carvalho
Victor A. Kersten
Richard R. B.T. Vieira
Marise Maleck

Palavras-chave

atividade larvicida
Bromeliaceae
Aedes aegypti
dengue

Resumo

Estudos discutem as bromélias como criadouros do Aedes aegypti L., vetor da dengue. Avaliou-se a toxidade de extratos brutos de Aechmea fasciata (Lindley) Baker (Bromeliaceae) e Neoregelia compacta (Mez) LB Smith (Bromeliaceae) em larvas de A. aegypti. Folhas de N. compacta trituradas com etanol e água destilada, hexano e acetato de etila, resultaram nos extratos hidroalcoólico, hexânico e de acetato de etila. Das flores e folhas de A. fasciata, maceradas em acetato de etila, obteve-se o extrato de acetato de etila. Os bioensaios foram realizados com aplicação desses extratos no meio de criação das larvas (L3) de A. aegypti. Neste estudo foram avaliadas a viabilidade larval e pupal, a emergência e a mortalidade. Os resultados dos bioensaios apontaram para a alta toxidade (DL50 = 39,4 µg/mL) de A. fasciata e (DL50 = 23 µg/mL) de N. compacta. Os dados sugerem estas bromeliáceas como fonte de bioprodutos ativos na busca de um fitoproduto larvicida no controle do mosquito vetor da dengue.

Autor(es)

  • Maria das Graças A. Guimarães
    Laboratório de Insetos Vetores, Universidade Severino Sombra, Rua Antenor Caravana, 677, Vassouras, 27700-000, RJ, Brasil. Mestrado Profissional em Ciências Ambientais, Universidade Severino Sombra Centro de Ciências Exatas, Tecnológicas e da Natureza e Centro de Ciências da Saúde, Universidade Severino Sombra Av. Oswaldo de Almeida Ramos, 280, 27700-000, Vassouras, RJ, Brasil.
  • Karine da S. Martins
    Laboratório de Insetos Vetores, Universidade Severino Sombra, Rua Antenor Caravana, 677, Vassouras, 27700-000, RJ, Brasil. Centro de Ciências Exatas, Tecnológicas e da Natureza e Centro de Ciências da Saúde, Universidade Severino Sombra Av. Oswaldo de Almeida Ramos, 280, 27700-000, Vassouras, RJ, Brasil.
  • Michele A. de Carvalho
    Laboratório de Insetos Vetores, Universidade Severino Sombra, Rua Antenor Caravana, 677, Vassouras, 27700-000, RJ, Brasil. Centro de Ciências Exatas, Tecnológicas e da Natureza e Centro de Ciências da Saúde, Universidade Severino Sombra Av. Oswaldo de Almeida Ramos, 280, 27700-000, Vassouras, RJ, Brasil.
  • Victor A. Kersten
    Laboratório de Insetos Vetores, Universidade Severino Sombra, Rua Antenor Caravana, 677, Vassouras, 27700-000, RJ, Brasil. Centro de Ciências Exatas, Tecnológicas e da Natureza e Centro de Ciências da Saúde, Universidade Severino Sombra Av. Oswaldo de Almeida Ramos, 280, 27700-000, Vassouras, RJ, Brasil.
  • Richard R. B.T. Vieira
    Centro de Ciências Exatas, Tecnológicas e da Natureza e Centro de Ciências da Saúde, Universidade Severino Sombra Av. Oswaldo de Almeida Ramos, 280, 27700-000, Vassouras, RJ, Brasil.
  • Marise Maleck
    Laboratório de Insetos Vetores, Universidade Severino Sombra, Rua Antenor Caravana, 677, Vassouras, 27700-000, RJ, Brasil. Mestrado Profissional em Ciências Ambientais, Universidade Severino Sombra Centro de Ciências Exatas, Tecnológicas e da Natureza e Centro de Ciências da Saúde, Universidade Severino Sombra Av. Oswaldo de Almeida Ramos, 280, 27700-000, Vassouras, RJ, Brasil. Colégio Pedro II, Campo de São Cristóvão, 177, São Cristóvão, 20921-440, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Métricas

  • Artigo visto 581 vez(es)

Como Citar

1.
Ação dos extratos de Neoregelia compacta (Mez) L.B. Smith e Aechmea fasciata (Lindley) Baker sobre as formas imaturas de Aedes (Stegomyia) aegypti, Linnaeus, 1762. Rev Fitos [Internet]. 13º de janeiro de 2015 [citado 2º de dezembro de 2024];8(2):113-24. Disponível em: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/199

1. DIREITOS CEDIDOS - A cessão total não exclusiva, permanente e irrevogável dos direitos autorais patrimoniais não comerciais de utilização de que trata este documento inclui, exemplificativamente, os direitos de disponibilização e comunicação pública da OBRA, em qualquer meio ou veículo, inclusive em Repositórios Digitais, bem como os direitos de reprodução, exibição, execução, declamação, recitação, exposição, arquivamento, inclusão em banco de dados, preservação, difusão, distribuição, divulgação, empréstimo, tradução, dublagem, legendagem, inclusão em novas obras ou coletâneas, reutilização, edição, produção de material didático e cursos ou qualquer forma de utilização não comercial.

2. AUTORIZAÇÃO A TERCEIROS - A cessão aqui especificada concede à FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ o direito de autorizar qualquer pessoa – física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira – a acessar e utilizar amplamente a OBRA, sem exclusividade, para quaisquer finalidades não comerciais, nos termos deste instrumento.

3. USOS NÃO COMERCIAIS - Usos não comerciais são aqueles em que a OBRA é disponibilizada gratuitamente, sem cobrança ao usuário e sem intuito de lucro direto por parte daquele que a disponibiliza e utiliza.

4. NÃO EXCLUSIVIDADE - A não exclusividade dos direitos cedidos significa que tanto o AUTOR como a FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ou seus autorizados poderão exercê-los individualmente de forma independente de autorização ou comunicação, prévia ou futura.

5. DIREITOS RESERVADOS - São reservados exclusivamente ao(s) AUTOR(es) os direitos morais sobre as obras de sua autoria e/ou titularidade, sendo os terceiros usuários responsáveis pela atribuição de autoria e manutenção da integridade da OBRA em qualquer utilização. Ficam reservados exclusivamente ao(s) AUTOR(es) e/ou TITULAR(es) os usos comerciais da OBRA incluída no âmbito deste instrumento.

6. AUTORIA E TITULARIDADE - O AUTOR declara ainda que a obra é criação original própria e inédita, responsabilizando-se integralmente pelo conteúdo e outros elementos que fazem parte da OBRA, inclusive os direitos de voz e imagem vinculados à OBRA, obrigando-se a indenizar terceiros por danos, bem como indenizar e ressarcir a FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ de eventuais despesas que vierem a suportar, em razão de qualquer ofensa a direitos autorais ou direitos de voz ou imagem, principalmente no que diz respeito a plágio e violações de direitos.

7. GRATUIDADE - A cessão e autorização dos direitos indicados e estabelecidos neste Instrumento será gratuita, não sendo devida qualquer remuneração, a qualquer título, ao autor e/ou titular, a qualquer tempo.

Informe um erro