Editorial RFE No. 4 V.9

Regina da Costa Nacif
Maria Helena Duraes Alves Monteiro
Orlando Nascimento

Resumo

A Revista Fitos abre oportunidade, neste número, aos alunos e professores do curso de Gestão da Inovação em Fitomedicamentos de divulgarem os importantes estudos desenvolvidos como Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Estes trabalhos foram adequados ao formato de Comunicação Breve e apresentam fundamentos teóricos e conceituais relacionados às temáticas: Inovação, Saúde, Biodiversidade e Gestão na perspectiva do uso sustentável da biodiversidade para o desenvolvimento de medicamentos de origem vegetal. Iniciativa do Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde (NGBS) e pela Seção de Ensino de Farmanguinhos/FIOCRUZ este curso completa, em 2016, sete anos de criação e durante este tempo tem se revelado como importante instrumento de qualificação de gestores que possam contribuir para o desenvolvimento de um modelo produtivo que leve em consideração a distribuição dos benefícios gerados e a proteção dos ecossistemas. Esta publicação compartilha idéias e reflexões acerca de temas relevantes referentes às diversas fases da cadeia produtiva dos medicamentos da Biodiversidade e identifica potencialidades do corpo discente e docente do curso na produção técnico-científica. Esta publicação revela, ainda, o propósito do curso de mudar paradigmas na construção de conhecimento e nas práticas de intervenção que agreguem valores e mudanças aos projetos relacionados à sustentabilidade e manejo da biodiversidade brasileira. Espera-se que este número da Revista Fitos possa revelar à Comunidade Cientifica o potencial deste curso que abrange e qualifica os alunos nas mais diferentes áreas do conhecimento relacionadas à Saúde, Biodiversidade, Gestão e Inovação e que se interessam pela promoção de políticas e programas visando o uso sustentável da biodiversidade e o desenvolvimento da cadeia produtiva e da indústria nacional. Boa leitura!

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Autor(es)

  • Regina da Costa Nacif
    Fiocruz - Farmanguinhos
  • Maria Helena Duraes Alves Monteiro
    Fundação Oswaldo Cruz - Farmanguinhos
  • Orlando Nascimento
    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Métricas

  • Artigo visto 403 vez(es)

Como Citar

1.
Editorial RFE No. 4 V.9. Rev Fitos [Internet]. 1º de março de 2016 [citado 27º de abril de 2024];9(4):260. Disponível em: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/316

1. DIREITOS CEDIDOS - A cessão total não exclusiva, permanente e irrevogável dos direitos autorais patrimoniais não comerciais de utilização de que trata este documento inclui, exemplificativamente, os direitos de disponibilização e comunicação pública da OBRA, em qualquer meio ou veículo, inclusive em Repositórios Digitais, bem como os direitos de reprodução, exibição, execução, declamação, recitação, exposição, arquivamento, inclusão em banco de dados, preservação, difusão, distribuição, divulgação, empréstimo, tradução, dublagem, legendagem, inclusão em novas obras ou coletâneas, reutilização, edição, produção de material didático e cursos ou qualquer forma de utilização não comercial.

2. AUTORIZAÇÃO A TERCEIROS - A cessão aqui especificada concede à FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ o direito de autorizar qualquer pessoa – física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira – a acessar e utilizar amplamente a OBRA, sem exclusividade, para quaisquer finalidades não comerciais, nos termos deste instrumento.

3. USOS NÃO COMERCIAIS - Usos não comerciais são aqueles em que a OBRA é disponibilizada gratuitamente, sem cobrança ao usuário e sem intuito de lucro direto por parte daquele que a disponibiliza e utiliza.

4. NÃO EXCLUSIVIDADE - A não exclusividade dos direitos cedidos significa que tanto o AUTOR como a FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ou seus autorizados poderão exercê-los individualmente de forma independente de autorização ou comunicação, prévia ou futura.

5. DIREITOS RESERVADOS - São reservados exclusivamente ao(s) AUTOR(es) os direitos morais sobre as obras de sua autoria e/ou titularidade, sendo os terceiros usuários responsáveis pela atribuição de autoria e manutenção da integridade da OBRA em qualquer utilização. Ficam reservados exclusivamente ao(s) AUTOR(es) e/ou TITULAR(es) os usos comerciais da OBRA incluída no âmbito deste instrumento.

6. AUTORIA E TITULARIDADE - O AUTOR declara ainda que a obra é criação original própria e inédita, responsabilizando-se integralmente pelo conteúdo e outros elementos que fazem parte da OBRA, inclusive os direitos de voz e imagem vinculados à OBRA, obrigando-se a indenizar terceiros por danos, bem como indenizar e ressarcir a FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ de eventuais despesas que vierem a suportar, em razão de qualquer ofensa a direitos autorais ou direitos de voz ou imagem, principalmente no que diz respeito a plágio e violações de direitos.

7. GRATUIDADE - A cessão e autorização dos direitos indicados e estabelecidos neste Instrumento será gratuita, não sendo devida qualquer remuneração, a qualquer título, ao autor e/ou titular, a qualquer tempo.

Informe um erro