Formulação orgânica eficiente para controle de Cochonilha (Dactylopius coccus) em plantas ornamentais: estudo de caso em Hibiscus rosa–sinensis L.

Braga, G S;
Costa, M A G;
Rocha, , A. N.

Gilberto Silva Braga

Fiocruz, Instituto de Tecnologia em Fármacos, Farmanguinhos, Av. Comandante Guaranys, 447, Jacarepaguá, CEP: 22775-903, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

http://orcid.org/0000-0001-5289-8906

Gestão de Projetos, Eventos, Cerimoniais, Captação de recursos financeiros, produtos de marketing, Ações Sociais e Humanitárias.

Experiência de 35 anos de trabalho nas áreas de Promoção Cultural, Coordenação de Projetos e Eventos, Serviços e Marketing, Captação de Recursos e Gestor de Comunicação, Gerência de Projetos, Relações Públicas Institucionais.

Por cinco anos, cocentrou sua experiência na Área de Marketing Social, Comercial e Político, englobando Cerimonial e Eventos Institucionais, Coordenação de Atendimento ao Cidadão e Gestão da Comissão de Meio Ambiente.

Possui vasta experiência na implantação de Projetos Sociais para crianças carentes, participu da elaboração de Projeto de Ajuda Humanitária no continnente africano para criação de oNG para acolhes órfãos da epidemia HIV/Aids em Maputo, elaboração de palestras, coordenação de edicação de livros e apostilas. Foi reconhecido pelo Lions Club Internacional e condecorado por sua dedicação e luta na ajuda humanitária e social aos mais carentes.

Atuação constante nos últimos 20 anos na captação de recusos junto às instituições públicas e privada, no desenvolvimento e aplicação de políticas públicas junto às comunidades.

Coordenador de comunicação do projeto Brasil-Alfabetizado.

Coordenador do Projeto Democratização da Saúde Doação Solidária.

Marco Antônio G. Costa

Fiocruz, Instituto de Tecnologia em Fármacos, Farmanguinhos, Av. Comandante Guaranys, 447, Jacarepaguá, CEP: 22775-903, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Albericio N. Rocha

Fiocruz, Instituto de Tecnologia em Fármacos, Farmanguinhos, Av. Comandante Guaranys, 447, Jacarepaguá, CEP: 22775-903, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.


Palavras-chave

Formulação orgânica. Biodefensivo. Cochonilha. Hibiscus rosa-sinensis L.

Resumo

O Complexo Tecnológico de Medicamentos-CTM é a unidade fabril do Instituto de Tecnologia em Fármacos/Farmanguinhos. Dentro do seu campus, o cuidado das áreas verdes deve ser conduzido de forma orgânica, sem a ação de agrotóxicos ou outros tipos de substâncias que possam prejudicar, em algum momento, a rotina fabril. Neste trabalho, propomos uma formulação orgânica para o controle de pragas e vetores, com a utilização de insumos naturais. 


Referências

  1. FONSECA, J.G.; AYRES, M.I.C.; UGUEN, K.; BASSINI, F.; MENEZES, M. Levantamento e métodos de controle agroecológico de pragas e doenças em propriedades de agricultores familiares da Associação dos Produtores Orgânicos no Amazonas – APOAM. UEA. Cadernos de Agroecologia, v.10, n.3. Manaus. 2015. ISSN 2236-7934. [Link]
  2. LORENZI, H. Plantas para jardim no Brasil: Herbáceas, arbustivas e trepadeiras. Instituto Plantarum, 2013. ISBN 9788586714474.
  3. CÂNOVAS, R. Um jardim para sempre: “Manual prático para manutenção de jardins”. Raul Cânovas, 150p. São Paulo, 2008. ISBN 9788590877004.
  4. ROMAHN, V. Grande enciclopédia ilustrada “plantas e flores”. Editora Europa, 2012. ISBN 8945173803.