Determinação de Guaco em Mel por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência

Marcucci, M C;
Caparica, , S. C.

M. C. Marcucci

Laboratório de Produtos Naturais do Programa de Pós-graduação em Farmácia da Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN Rua Maria Cândida, 1813, CEP-02071-013, Vila Guilherme São Paulo, SP, Brasil

S. C. Caparica

Natural Labor - Análises e Pesquisas Ltda. Rua Lauro Vanucci, 1020, Jardim Santa Cândida, 13087-548 Campinas, SP, Brasil


Palavras-chave

Mikania glomerata
mel
cumarina
CLAE-DAD
Mikania glomerata
Honey
Coumarin
DAD-HPCL

Resumo

O guaco (Mikania glomerata) é uma planta originada do Brasil e é conhecida por suas propriedades expectorantes. O Departamento de Inspeção Federal de Produtos de origem Animal (DIPOA) vinculado ao Ministério da Agricultura, publicou uma resolução de 19/06/2003, relativa a méis compostos com extratos vegetais, em concomitância à resolução RDC 48 da ANVISA, que regulamenta o uso de extratos vegetais. Estas considerações levaram à necessidade de se elaborar procedimentos analíticos para este controle de qualidade, baseados na literatura. Foi então desenvolvida uma metodologia para determinar a presença de cumarina (marcador químico do guaco) em méis compostos, empregando-se a Cromatografia Líquida de Alta Eficiência com um detector de rede de diodos. Este método foi considerado adequado para a determinação da cumarina do guaco em méis comerciais contendo extratos de Mikania glomerata.

 


Referências

  1. CELEGHINI, R.M.S.; VILEGAS, J.H.Y.; LANCAS, F.M. Extraction and Quantitative HPLC Analysis of Coumarin in Hydroalcoholic Extracts of Mikania glomerata Spreng: ("guaco") Leaves. Journal of the Brazilian Chemical Society, v.12, n.6, p.706-709, 2002.
  2. CORRÊA, P. Dicionário das Plantas Úteis do Brasil e das Exóticas Cultivadas, 2a ed., Ed. Imprensa Nacional, Ministério da Agricultura: Rio de Janeiro; 1984.
  3. DIPOA: Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Ministério da Agricultura, Portaria n.o 11 de 19/06/2003.
  4. FARMACOPÉIA: Farmacopéia Brasileira. 4a ed. São Paulo: Atheneu, 1988-1996.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.