Sistema agroecológico em modelo de permacultura no ambiente escolar do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Baiano, Campus Teixeira de Freitas, BA

Tamiles Rodrigues Silva
Winnie Aguiar Virgens

    Tamiles Rodrigues Silva

    Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas, Colegiado de Engenharia Florestal, Avenida Juscelino Kubitschek 3000 - BR 101 KM 879,4. CEP 45996-220, Teixeira de Freitas, BA, Brasil.

    Possui graduação em Engenharia Florestal pela Faculdade Pitágoras Teixeira de Freitas -BA (2018). Técnica em Florestas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano em Teixeira de Freitas -BA.(2017) Exerceu a função de estagiária no Programa Arboretum de Conservação e Restauração da Diversidade Florestal, desenvolveu atividades no Herbário, biblioteca e carpoteca, laboratório de sementes, viveiro entre outras atividades. Participou de projetos de restauração e coletas de semente.

    Winnie Aguiar Virgens

    Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas, Colegiado de Engenharia Florestal, Avenida Juscelino Kubitschek 3000 - BR 101 KM 879,4. CEP 45996-220, Teixeira de Freitas, BA, Brasil.

    Bacharel em Engenharia Florestal (2018) pela Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas. Técnica Florestal (2017) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Tem experiência em Botânica, com ênfase em levantamento florístico e herbário, e Sementes Florestais com ênfase em superação de dormência.


Palavras-chave

Horta circular
Permacultura
Agroecologia

Resumo

Com intuito de sistematizar modelos de produção agroecológica no Extremo Sul da Bahia através do Tempo Comunidade promovido pelo curso de Introdução à Agroecologia e Manejo Produtivo Sustentável foi realizada esta visita à horta de modelo circular e permacultura no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Teixeira de Freitas. Junto aos conhecimentos técnicos e saberes do supervisor de campo da instituição foram adquiridas outras visões e significados para este tipo de sistema que vem sendo valorizado devido aos grandes impactos causados pela monocultura, e visa a menor intervenção possível no solo e a recusa por insumos externos à área; além de ser rentável e fazer parte da alimentação dos próprios alunos do campus, sendo um laboratório prático para os estudantes do ensino médio e técnico. A compilação das práticas tradicionais com a ciência moderna traz a permacultura como um modelo de economia de água, trabalho com a diversidade de plantas regionais, aproveitamento melhor do espaço e a utilização apenas de fertilizantes orgânicos que não agridem o meio ambiente

Referências

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Autor(es)

  • Tamiles Rodrigues Silva
    Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas, Colegiado de Engenharia Florestal, Avenida Juscelino Kubitschek 3000 - BR 101 KM 879,4. CEP 45996-220, Teixeira de Freitas, BA, Brasil.
  • Winnie Aguiar Virgens
    Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas, Colegiado de Engenharia Florestal, Avenida Juscelino Kubitschek 3000 - BR 101 KM 879,4. CEP 45996-220, Teixeira de Freitas, BA, Brasil.

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Como Citar

1.
Sistema agroecológico em modelo de permacultura no ambiente escolar do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Baiano, Campus Teixeira de Freitas, BA. Rev Fitos [Internet]. 8º de julho de 2019 [citado 14º de novembro de 2024];13:96-100. Disponível em: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/758

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