Práticas pedagógicas em geografia: questão agrária com música

Keila Cássia Santos de Araújo Lopes
Paulo Rogério Lopes

    Keila Cássia Santos de Araújo Lopes

    Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus Rio Claro. Avenida 24 A, 1515, CEP 13506-900, Rio Claro, SP, Brasil.

    Paulo Rogério Lopes

    Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral. Setor Litoral. Rua Jaguariaíva, n. 512, Gabinete 2 (Agroecologia), Caiobá, CEP 83260-000, Matinhos, PR, Brasil.

    Pós-Doutor em Recursos Florestais pela ESALQ-USP. Doutor em Ciências pela USP (ESALQ) na área de concentração manejo e avaliação de agroecossistemas/ conservação da biodiversidade, com tese defendida sobre agricultura de base ecológica, sanidade vegetal e transição agroecológicas em áreas de assentamentos rurais na região do Pontal do Paranapanema/SP. Mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal de São Carlos e Embrapa Meio Ambiente, com projeto desenvolvido no enfoque de estudos fitosanitários em unidades produtivas familiares (cafeeiras) no Sul de Minas Gerais. Especialista em Educação do Campo e Agroecologia na Agricultura Familiar e Camponesa - RESIDÊNCIA AGRÁRIA (UNICAMP- FEAGRI). Possui graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS e AGRONOMIA. Atuou como educador do curso de Agronomia com ênfase em Agroecologia e sistemas rurais sustentáveis (PRONERA - INCRA/MST/OMAQUESP/FAFI/FERAESP), pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - Campus Sorocaba. Orientou o trabalho de conclusão de curso de 26 de estudantes assentados da reforma agrária do curso de agronomia com ênfase em Agroecologia. Atua em projetos de pesquisa, ensino e comunicação rural agroecológica em áreas de assentamentos rurais da região Extremo Sul da Bahia e do Pontal do Paranapanema na condição de pesquisador/extensionista do NACE-PTECA (ESALQ-USP). Atua junto ao movimento social dos trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nos projetos educativos e agroecológicos da Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto, em Prado/BA. Atualmente é coordenador técnico-científico do Projeto Assentamentos Agroecológicos no Extremo Sul da Bahia. Educador da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor Litoral.


Palavras-chave

Agroecologia. Ensino de Geografia. Metodologias Participativas

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar práticas pedagógicas, dinâmicas e métodos dialógicos de construção do saber geográfico e agroecológico, desenvolvidas com estudantes de duas turmas do curso de Edificações, ofertado pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Eunápolis, dentro do contexto do componente de geografia e com a temática espaço agrário. A experiência consistiu na formação de roda de conversa, audição e canto da música “Assim ninguém chora mais”, de José Pinto, diálogos e reflexões acerca  da música popular com o auxílio de perguntas geradoras,  aprofundamento teórico-prático sobre a questão fundiária brasileira, trazendo exemplos práticos da luta dos trabalhadores rurais sem-terra, trabalho em grupo para interpretação das estrofes da letra da música e construção de painéis artísticos interpretativos por meio de desenhos, colagens, pinturas e outras manifestações artísticas. Os painéis artísticos interpretativos foram construídos pelos grupos de educandos, e posteriormente, expostos e apresentados  durante eventos que ocorreram no Instituto Federal.

Referências

  1. Assim já ninguém chora mais. Disponível em: http://www.landless-voices.org/vieira/archive-05.php?rd=SONONONE337&ng=p&sc=4&th=49&se=0. Acesso em: 29.04.2018.
  2. BIAZOTI, A.;ALMEIDA, N.; TAVARES, P. Caderno de Metodologias: inspirações e experimentações na construção do conhecimento agroecológico.
  3. Documentário: Sistema Agrícola Quilombola do Vale do Ribeira. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UEHE0Zb-MwU. Acesso em: 28.04.2018.
  4. Documentário: Armas Germes e Aço: Saindo do Jardim do Éden. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lHme2Kmii0A. Acesso em 03.04.2018.
  5. Documentário: Movimiento sin tierra. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AgZj4YgYqsc. Acesso em: 04.04.2018.
  6. MUNIZ, Alexsandra. A música nas aulas de Geografia. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 3, n. 4, p. 80-94, jan./jun. 2012.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Autor(es)

  • Keila Cássia Santos de Araújo Lopes
    Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus Rio Claro. Avenida 24 A, 1515, CEP 13506-900, Rio Claro, SP, Brasil.
  • Paulo Rogério Lopes
    Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral. Setor Litoral. Rua Jaguariaíva, n. 512, Gabinete 2 (Agroecologia), Caiobá, CEP 83260-000, Matinhos, PR, Brasil.

Métricas

  • Artigo visto 248 vez(es)

Como Citar

1.
Práticas pedagógicas em geografia: questão agrária com música. Rev Fitos [Internet]. 8º de julho de 2019 [citado 22º de novembro de 2024];13:59-6. Disponível em: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/777

1. DIREITOS CEDIDOS - A cessão total não exclusiva, permanente e irrevogável dos direitos autorais patrimoniais não comerciais de utilização de que trata este documento inclui, exemplificativamente, os direitos de disponibilização e comunicação pública da OBRA, em qualquer meio ou veículo, inclusive em Repositórios Digitais, bem como os direitos de reprodução, exibição, execução, declamação, recitação, exposição, arquivamento, inclusão em banco de dados, preservação, difusão, distribuição, divulgação, empréstimo, tradução, dublagem, legendagem, inclusão em novas obras ou coletâneas, reutilização, edição, produção de material didático e cursos ou qualquer forma de utilização não comercial.

2. AUTORIZAÇÃO A TERCEIROS - A cessão aqui especificada concede à FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ o direito de autorizar qualquer pessoa – física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira – a acessar e utilizar amplamente a OBRA, sem exclusividade, para quaisquer finalidades não comerciais, nos termos deste instrumento.

3. USOS NÃO COMERCIAIS - Usos não comerciais são aqueles em que a OBRA é disponibilizada gratuitamente, sem cobrança ao usuário e sem intuito de lucro direto por parte daquele que a disponibiliza e utiliza.

4. NÃO EXCLUSIVIDADE - A não exclusividade dos direitos cedidos significa que tanto o AUTOR como a FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ou seus autorizados poderão exercê-los individualmente de forma independente de autorização ou comunicação, prévia ou futura.

5. DIREITOS RESERVADOS - São reservados exclusivamente ao(s) AUTOR(es) os direitos morais sobre as obras de sua autoria e/ou titularidade, sendo os terceiros usuários responsáveis pela atribuição de autoria e manutenção da integridade da OBRA em qualquer utilização. Ficam reservados exclusivamente ao(s) AUTOR(es) e/ou TITULAR(es) os usos comerciais da OBRA incluída no âmbito deste instrumento.

6. AUTORIA E TITULARIDADE - O AUTOR declara ainda que a obra é criação original própria e inédita, responsabilizando-se integralmente pelo conteúdo e outros elementos que fazem parte da OBRA, inclusive os direitos de voz e imagem vinculados à OBRA, obrigando-se a indenizar terceiros por danos, bem como indenizar e ressarcir a FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ de eventuais despesas que vierem a suportar, em razão de qualquer ofensa a direitos autorais ou direitos de voz ou imagem, principalmente no que diz respeito a plágio e violações de direitos.

7. GRATUIDADE - A cessão e autorização dos direitos indicados e estabelecidos neste Instrumento será gratuita, não sendo devida qualquer remuneração, a qualquer título, ao autor e/ou titular, a qualquer tempo.

Informe um erro
Deprecated: urlencode(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /sites/producao/revistafitos.far/revistafitos_3405/plugins/generic/coins/CoinsPlugin.php on line 131