Inovação, sustentabilidade e difusão do conhecimento tradicional e científico

Isanete Geraldini Costa Bieski
Henriqueta Tereza do Sacramento

Resumo

É com muita alegria que estamos publicando no Suplemento da Revista Fitos artigos originários do 1º Congresso Internacional online de Fitoterapia (INTERPHYTO), que aconteceu de 09 a 13 de março de 2021, totalmente online, organizado pelo Instituto do Saber Ativo (ISA), com sede em Juína, Mato Grosso, Brasil.

Os objetivos do 1º INTERPHYTO foram: incentivar a extensão da linha de pesquisa científica, fomentar o estudo aprofundado, apoiar os debates teóricos investigativos, discutir acerca dos conhecimentos entre acadêmicos e profissionais de diversas áreas, apreciadas e relacionadas no desenvolvimento científico, e promover ambiente propício para a busca de resultados das pesquisas científicas.

O evento teve como tema principal “inovação, sustentabilidade e difusão do conhecimento tradicional e científico”, possibilitando agregar as riquezas nutricionais, medicinais e cosméticas das plantas medicinais, como principal fonte da biodiversidade para o fomento da bioeconomia no planeta.

Com 60 horas de Congresso o 1º INTERPHYTO contou com a participação de 1000 participantes e 45 palestrantes de 10 países, 150 pôsteres, palestra Magna, oficinas, minicursos e mesas redondas com três (3) apresentadores e um (1) coordenador..

Os trabalhos apresentados foram selecionados por uma Comissão Científica composta por mestres e doutores renomados na área das plantas medicinais e fitoterapia de diversas Universidades Brasileiras, nas diversas áreas do conhecimento, quais sejam: Agroecologia (Botânica; Cultivo e melhoramento; Biodiversidade e inovação; Bioeconomia e Redes Sustentáveis e afins); Ciências Farmacêuticas (Farmacognosia; Farmacotécnica; Análise e Controle de qualidade de medicamento e produtos; Farmacologia não-clínica e Clínica; Toxicologia e afins); Educação e Conhecimento, Etnociências (Etnobotânica; Etnofarmacologia e afins); Química de Produtos Naturais (Fitoquímica; Nanotecnologia; Metabolômica e afins) e Política e Gestão (Políticas Públicas; Política e Planejamento Governamental; Crescimento Econômico, Saúde Pública; Farmácia Viva e afins).

Este Suplemento é composto de artigos originais, abrangendo todas as áreas do conhecimento participantes do evento, que foram submetidos para o processo de revisão pelos pares e editoração da Revista Fitos.

Contudo, neste editorial, trazemos ao público a expressão mais concreta da relevância do 1º INTERPHYTO e a oportunidade de o leitor conhecer, por meio dos artigos que compõem esta publicação, as temáticas apresentadas e discutidas no evento.

Esperamos que os artigos deste suplemento contribuam para uma contínua e, cada vez mais aprofundada integração nacional e internacional, qualificada para o ensino e pesquisa de plantas medicinais.

Boa leitura a todos! 

Nosso sincero Fito Abraços.


Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Autor(es)

  • Isanete Geraldini Costa Bieski
    Presidente do Instituto ISA
  • Henriqueta Tereza do Sacramento
    Presidente da Comissão Científica

Categorias

Métricas

  • Artigo visto 237 vez(es)

Como Citar

1.
Inovação, sustentabilidade e difusão do conhecimento tradicional e científico. Rev Fitos [Internet]. 31º de janeiro de 2022 [citado 26º de abril de 2024];15(Supl 1). Disponível em: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/1418

1. DIREITOS CEDIDOS - A cessão total não exclusiva, permanente e irrevogável dos direitos autorais patrimoniais não comerciais de utilização de que trata este documento inclui, exemplificativamente, os direitos de disponibilização e comunicação pública da OBRA, em qualquer meio ou veículo, inclusive em Repositórios Digitais, bem como os direitos de reprodução, exibição, execução, declamação, recitação, exposição, arquivamento, inclusão em banco de dados, preservação, difusão, distribuição, divulgação, empréstimo, tradução, dublagem, legendagem, inclusão em novas obras ou coletâneas, reutilização, edição, produção de material didático e cursos ou qualquer forma de utilização não comercial.

2. AUTORIZAÇÃO A TERCEIROS - A cessão aqui especificada concede à FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ o direito de autorizar qualquer pessoa – física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira – a acessar e utilizar amplamente a OBRA, sem exclusividade, para quaisquer finalidades não comerciais, nos termos deste instrumento.

3. USOS NÃO COMERCIAIS - Usos não comerciais são aqueles em que a OBRA é disponibilizada gratuitamente, sem cobrança ao usuário e sem intuito de lucro direto por parte daquele que a disponibiliza e utiliza.

4. NÃO EXCLUSIVIDADE - A não exclusividade dos direitos cedidos significa que tanto o AUTOR como a FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ou seus autorizados poderão exercê-los individualmente de forma independente de autorização ou comunicação, prévia ou futura.

5. DIREITOS RESERVADOS - São reservados exclusivamente ao(s) AUTOR(es) os direitos morais sobre as obras de sua autoria e/ou titularidade, sendo os terceiros usuários responsáveis pela atribuição de autoria e manutenção da integridade da OBRA em qualquer utilização. Ficam reservados exclusivamente ao(s) AUTOR(es) e/ou TITULAR(es) os usos comerciais da OBRA incluída no âmbito deste instrumento.

6. AUTORIA E TITULARIDADE - O AUTOR declara ainda que a obra é criação original própria e inédita, responsabilizando-se integralmente pelo conteúdo e outros elementos que fazem parte da OBRA, inclusive os direitos de voz e imagem vinculados à OBRA, obrigando-se a indenizar terceiros por danos, bem como indenizar e ressarcir a FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ de eventuais despesas que vierem a suportar, em razão de qualquer ofensa a direitos autorais ou direitos de voz ou imagem, principalmente no que diz respeito a plágio e violações de direitos.

7. GRATUIDADE - A cessão e autorização dos direitos indicados e estabelecidos neste Instrumento será gratuita, não sendo devida qualquer remuneração, a qualquer título, ao autor e/ou titular, a qualquer tempo.

Informe um erro