Revista Fitos

ISSN: 1808-9569; e-ISSN: 2446-4775

Última atualização: 18/08/2025.

Endereço: Av. Comandante Guaranys, 447, Jacarepaguá, CEP 22775-903, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Telefone: (21) 3348.5598
E-mail: revistafitos@far.fiocruz.br

1. Política Editorial

1.1. Foco e Escopo

  • A Revista Fitos, do Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde – CIBS (Instituto de Tecnologia em Fármacos- Farmanguinhos/Fiocruz), é um periódico científico interdisciplinar de publicação contínua, ou seja, após aprovado para publicação, o artigo será imediatamente disponibilizado no site da revista, em volume único anual. A revista tem por objetivo publicar artigos originais/inéditos sobre Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Biodiversidade e Saúde.

 A submissão dos manuscritos e posterior publicação são gratuitas, sem   ônus financeiros aos autores.

1.2. Condições Gerais para Publicação

A Revista Fitos recebe manuscritos com elevada qualidade científica, redigidos de forma concisa e em conformidade com estas Instruções para Autores, os quais serão considerados para publicação. Todas as submissões passam por avaliação por pares independentes.

Ao submeter um manuscrito à Revista Fitos, o autor declara que se trata de uma pesquisa original, inédita, e que não está sendo avaliada simultaneamente por outro periódico. O autor correspondente deve declarar que o manuscrito está sendo submetido em nome de todos os coautores.  

A submissão de um manuscrito implica na aceitação das Instruções para Autores do periódico. Submissões que não estejam em conformidade com esses princípios serão devolvidas diretamente aos autores pelo Conselho Editorial.

A Revista Fitos é comprometida com a biodiversidade e a proteção das espécies, assim apoiamos a CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção), bem como a Convenção do Rio de Janeiro sobre Diversidade Biológica, e esperamos que, durante a condução da pesquisa científica que levará aos resultados apresentados ao periódico, essas convenções, bem como as normas e regulamentos locais, sejam respeitados.

2. Submissão dos Manucritos

Os manuscritos devem ser submetidos exclusivamente online. Não serão aceitos envios de manuscritos impressos ou por e-mail.
Um exemplo de manuscrito (para Artigos Originais) está disponível no site da Revista Fitos. Além das Instruções, os autores são incentivados a seguir estes formatos ao preparar um manuscrito.
Os formatos de arquivo mais utilizados (DOC, DOCX, RTF) devem ser utilizados para a preparação dos manuscritos. Arquivos PDF não são aceitos.
O manuscrito (texto principal, incluindo tabelas) deve ser submetido em um único arquivo. Os autores são fortemente incentivados a fornecer dados, figuras e tabelas não essenciais, mas úteis, como Informações Complementares.
A Revista Fitos aceita artigos publicados nas plataformas de Pré-prints: SciELO.

3. Tipos de Contribuições

a. Ensaio: Texto opinativo em que se expõe ideias, críticas, reflexões e impressões pessoais, realizando uma avaliação sobre determinado tema. O ensaio problematiza algumas questões sobre determinado assunto, focadas pela opinião do autor, geralmente, apresentam conclusões originais e pressupõe interpretação e análise mais profunda sobre um tema (máximo de 2.500 palavras e até seis (6) referências).

b. Perspectiva: Manuscritos por convite dos editores, com análise de temas conjunturais de interesse imediato e relevância para o campo de inovação em medicamento oriundo da biodiversidade (máximo de 2.200 palavras e até seis (6) referências).

c. Debate: Discussões críticas sobre temas relevantes no campo da Inovação, Biodiversidade e Saúde. O manuscrito principal será acompanhado de comentários assinados por pesquisadores convidados pela editoria, seguidos de resposta do autor (máximo de 6.000 palavras e 5 ilustrações).

d. Artigo de Pesquisa: Estudos originais de natureza qualitativa e/ou quantitativa, incluindo pesquisa básica com animais, estudos observacionais e clínicos. O texto deve ser organizado na seguinte ordem:  Título/Resumo/Palavras-chave/Abreviações/Introdução/Resultados e Discussão/Materiais e Métodos/Agradecimentos/Conflitos de Interesses/Referências (máximo de 6.000 palavras; excluindo tabelas/ figuras e referências; até trinta (30) referências).  

e. Revisão: Avaliações críticas da literatura, nos formatos narrativa, integrativa, sistemática ou meta-análise. Toda revisão sistemática deverá ter seu protocolo publicado ou registado em uma base de registo como o PROSPERO e seguir o checklist PRISMA (máximo de 8.000 palavras; excluindo tabelas/ figuras e referências; até 40 referências).

f. Relato de Experiência: Descrição de experiências relevantes e contextualizadas na área de inovação em biodiversidade e saúde, com estrutura teórico-metodológica (máximo de 6.000 palavras, vinte (20) referências e até quatro (4) figuras).

g. Comunicação Breve: Relato sucinto de resultados preliminares ou estudos originais que ainda não exigem a complexidade de um artigo completo (máximo de 1.700 palavras e até cinco (5) referências).

h. Resenha: Crítica de obras acadêmicas (livros, dissertações, teses) publicadas nos últimos dois anos, de interesse para os temas da revista.

i. Carta ao Editor: Comentários críticos e construtivos sobre material previamente publicado na Revista Fitos. A editoria poderá publicar uma resposta dos autores do artigo comentado. Também são aceitas propostas de comentários espontâneos (máximo de 700 palavras e seis (6) referências).

j. Monografia de Planta(s) Medicinal(is): Artigos voltados à sistematização do conhecimento sobre plantas medicinais, com foco em espécies da biodiversidade brasileira, podendo ou estar relacionada a aspectos regulatórios (3.500 palavras e com, no máximo, vinte (20) referências).

4. Preparação dos Manuscritos

a. O manuscrito deve ser redigido com fonte Arial tamanho 12, em folha configurada em tamanho A4, com espaço 1,5 e margem de 3 cm de cada um dos lados, incluindo as referências bibliográficas e títulos/legendas de tabelas e ilustrações.

b. No cabeçalho, antes do título, deverá ser informada a seção: perspectiva, debate, artigo de pesquisa, revisão, relato de experiência, comunicação breve, monografia de planta(s) medicinal(is), resenha, carta ao editor.

c. A organização do manuscrito deve seguir a ordem: título (português e inglês); resumo (português e inglês), palavras-chave, keywords, texto, agradecimentos, referências bibliográficas, tabelas (cada tabela completa, com título/ enunciado e legenda, inseridas na sequência do texto), figuras (cada figura completa, com título/ enunciado, fonte e legenda, inseridas na sequência do texto).

d. Os Títulos e os Subtítulos, em negrito, deverão ser escritos com letra minúscula com, apenas, a primeira letra da primeira palavra escrita com letra maiúscula.
e. Notas de rodapé não são aceitas pela revista.

f. Siglas devem ser escritas por extenso, quando aparecerem a primeira vez no texto, incluindo Resumo e Abstract.

g. Antes da submissão, tenha em mãos todas as informações sobre o manuscrito (título, nome completo e afiliação de todos os autores, resumo, nome de todos os arquivos a serem submetidos). O autor que submeter o manuscrito será o autor correspondente.

5. Direitos Autorais e Licença

Todos os artigos publicados têm acesso aberto, licenciados sob Creative Commons Attribution (CC BY 4.0). Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Ler a Política de Autoria da Revista Fitos.

6. Processo de Avaliação/Revisão por pares (peer review)

O conteúdo integral submetido à Revista Fitos passa pelo processo de revisão por pares (Peer review). Inicialmente avaliado pelo Editor Científíco, que verifica questões de autoria, como plágio e republicação, recusando o manuscrito quando tais eventos são identificados. A seguir, define a área específica do manuscrito enviando, quando pertinente, ao respectivo Editor Associado para avaliação e encaminhamento aos consultores ad hoc ou rejeição.

O manuscrito é enviado para um processo de avaliação por pares, duplo-cega, selecionados a partir do cadastro de revisores de instituições nacionais e internacionais.

Os pareceres dos consultores e a decisão do Editor Científico serão enviados para os respectivos autores, com a decisão de aceite, necessidade de realização de modificações sujeitas à avaliação futura ou rejeição. Os autores poderão expor considerações ou contestar as críticas dos revisores e do Editor Científico. Após o encaminhamento da versão revisada, o manuscrito é avaliado pelo Editor Científico, que poderá encaminhar para nova rodada de avaliação pelos revisores ou devolver aos autores solicitando nova revisão ou indicar a aceitação ou rejeição.

Em caso de aprovação do manuscrito, o texto completo com os comentários dos revisores ad hoc será encaminhado para o Editor de Edição para ajustes finais (análise do texto, análise das normas e qualidade das imagens).

Uma versão eletrônica do manuscrito editorado (PDF e HTML) será enviada ao(s) autor(es) para leitura de provas e aprovação. A publicação do artigo estará condicionada à devolução desta prova ao Corpo Editorial da Revista com as correções solicitadas e o aceite do autor dentro do prazo estipulado.

Para maiores informações, recorrer à Política de Avaliação da Revista Fitos

7. Conflito de Interesses e Financiamento

Os autores devem: declarar potenciais conflitos de interesse financeiros, institucionais ou pessoais; informar fontes de financiamento e número do processo, se houver e declarar a participação de instituições no desenho do estudo, análise ou redação

8. Fontes de Financiamento

Os autores devem declarar todas as fontes de financiamento ou suporte, institucional ou privado de auxílio/ fomento à pesquisa.

9. Conflito de Interesses

Caso haja conflito de interesse, que envolva o manuscrito, este deverá ser informado no formulário de submissão.  Informações mais detalhadas na Política Editorial da Revista, ítem Condutas éticas, Conflito de Interesses.

10. Colaboradores  

Na elaboração do artigo especificar as contribuições individuais de cada autor e coautores, que deverá ser inserindo ao final do texto, indicando apenas as iniciais do(s) nome(s) do(s) autore(a)s, antes da seção de Referências Bibliográficas como no exemplo abaixo:

Contribuição dos autores:

Concepção do estudo: DS, CT. Curadoria dos dados: DS, CT.
Coleta de dados: DS.
Análise dos dados: DS.
Redação do manuscrito original: DS, CT.
Redação da revisão e edição: DS, CT.

Os critérios de autoria devem basear-se nas deliberações do ICMJE, que estabelece o reconhecimento da autoria baseado em contribuição substancial relacionada aos seguintes aspectos: concepção e projeto ou análise e interpretação dos dados; redação do artigo ou revisão crítica relevante do conteúdo intelectual; aprovação final da versão a ser publicada e ser responsável por todos os aspectos do trabalho na garantia da exatidão e integridade de qualquer parte da obra. Essas quatro condições devem ser integralmente atendidas. Todos os autores e coautores deverão informar o número de registro do ORCID no cadastro de autoria do artigo. Não serão aceitos autores/coautores sem registro. Ver Política de Autoria da Revista.

11. Agradecimentos

Opcional e incluem instituições e/ou pessoas que colaboraram com o estudo ou possibilitaram a realização da pesquisa.

12. Referências

  • Estilo Vancouver ou Estilo Uniform Requirements.
  • As citações devem ser numeradas por algarismos arábicos e ordenadas na sequência do texto, incluindo tabelas (quando houver). Os algarismos devem ser dispostos entre colchetes [ ] e sobrescritos;
  • Os algarismos deverão ter hiperlink com as referências, utilizando o Word (inserir/ indicador) que estará com toda numeração das referências sequenciada. Para inserir o link selecione apenas o número dentro do colchete.
  • Caso seja necessário informar o nome dos autores, deverá ser escrito apenas o sobrenome em letra minúscula, sem o ano de publicação, que será informado nas referências. Em caso de autor e coautor inserir et al., este em itálico.
  • Estilo Vancouver ou Estilo Uniform Requirements.
  • As referências devem ser numeradas e ordenadas na sequência das citações no texto, inclusive nas tabelas (quando houver).
  • Não utilizar gerenciadores de referência no manuscrito.
  • Os títulos dos periódicos devem ser abreviados conforme recomenda o Index Medicus; uma lista com suas respectivas abreviaturas pode ser obtida através da publicação da NLM “List of Serials Indexed for Online Users”, disponível aqui. Para visualizar alguns exemplos adotados pela Revista Fitos. Consulte o documento “Exemplos de Referências”.
  • Informar os endereços eletrônicos com hyperlinks.

    Como exemplo:

    Assumpção ICP, Silva BAC, Mendes MF. Bioprospecção de plantas medicinais com potencial anticancerígeno no Brasil: caracterização e métodos de extração. Rev Fitos. Rio de Janeiro. 2022; Supl. (2): 156-175. e-ISSN 2446.4775. DOI: https://doi.org/10.32712/2446-4775.2022.1251. PubMed: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/99999999. Disponível em: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista- fitos/article/view/1251.

    Para tanto, priorizar o uso do DOI e PubMed, quando houver, utilizando o link para acesso direto quando não houver o primeiro ou o segundo.
  • Artigos aceitos para publicação, mas ainda não publicados podem ser citados, porém, na referência o artigo deverá ser inserido em “Ahead of Print”, no espaço da informação volume e número.

13. Nomenclatura Científica

Para os nomes científicos devem ser seguidas as regras de nomenclatura botânica e zoológica, bem como as abreviaturas e convenções específicas.

Os nomes científicos de plantas devem ser escritos de acordo com o Código Internacional de Nomenclatura Botânica, sem abreviaturas no resumo/abstract e no corpo do texto, para cada espécie citada pela primeira vez, mas quando várias espécies pertencerem ao mesmo gênero basta citar apenas para a primeira (por exemplo, Mentha piperita e M. acuta).

A autoria da espécie (por exemplo, L., Opiz) é necessária apenas na seção de Metodologia, de acordo com o The International Plant Names Index e com a Flora do Brasil 2020. Cultivares ou variedades devem ser correlacionados ao nome científico (por exemplo, Ximenia americana var. inermis).

Os autores devem informar na Metodologia/Material e Métodos o espécime e número do voucher de referência das plantas utilizadas ou outro material examinado.

14. Ética em Pesquisa

A publicação de artigos que trazem resultados de pesquisas envolvendo seres humanos está condicionada ao cumprimento dos princípios éticos contidos na Declaração de Helsinki (1964, reformulada em 1975, 1983, 1989, 1996, 2000 e 2008), da Associação Médica Mundial.

As pesquisas com seres humanos devem incluir: declaração de consentimento livre e esclarecido; número do parecer de aprovação pelo CEP e conformidade com a Declaração de Helsinki e as resoluções do CNS (nº 466/2012 e nº 510/2016). No caso das pesquisas que envolvem estudos clínicos deverão: ter aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa reconhecido pelo sistema CEP/Conep; estar registrados na Plataforma REBEC (Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos) ou outro registro reconhecido pela OMS; seguir as diretrizes do CONSORT (Consolidated Standards of Reporting Trials) e apresentar o número de registro e link do estudo no resumo e no corpo do texto.

Os manuscritos que envolvam experimentação animal devem: Seguir as diretrizes ARRIVE 2.0; declarar aprovação por Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) e informar os cuidados com o bem-estar animal e justificar o número de animais utilizados. Ler na Política Editorial da Revista Fitos o ìtem Condutas éticas.

15. Finalizando submissão

Antes de submeter o manuscrito recomendamos que o(a)s autor(a)s verifiquem as seguintes informações:

  • Voucher e/ou perfil fitoquímico da(s) planta(s) estudada(s).
  • Aprovação ética (CEP/CEUA).
  • Registro REBEC (quando aplicável).
  • Checklist CONSORT ou ARRIVE, conforme o caso.
  • Declaração de conflito de interesses.
  • Consentimento e autoria.
  • Disponibilidade dos dados (Ciência Aberta).

16. Compromisso com a Ciência Aberta

A Revista Fitos adota políticas de Ciência Aberta, incentivando:

  • Disponibilização de dados em repositórios abertos (como SciELO Data ou Zenodo), com links e DOIs na submissão;
  • Compartilhamento de códigos, metodologias e materiais suplementares;
  • Cessão de direitos autorais sob licença Creative Commons CC-BY, permitindo o livre acesso e reutilização com atribuição apropriada.

Autores devem indicar, no momento da submissão:

  • Se o manuscrito é uma versão prévia (preprint), informando o link;
  • Se aceitam avaliação por pares aberta (identificação dos pareceristas ou publicação dos pareceres).

A Revista Fitos aceita artigos publicados nas plataformas de Pré-prints: SciELO - SciELO Preprints https://preprints.scielo.org.

Informe um erro