Avanços no desenvolvimento de fitoterápicos no país

Mônica Freiman de Souza Ramos
OrcID
Arianne Cunha dos Santos Vaucher

    Mônica Freiman de Souza Ramos

    Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Ciências da Saúde, Faculdade de Farmácia - Bloco A 2º andar - Sala 50. Cidade Universitária. 21941902 - Rio de Janeiro, RJ

    OrcID http://orcid.org/0000-0003-0775-3833

    Possui graduaçãoem Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio de janeiro e doutora em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto- USP (FCFRP-USP). Atualmente é professora associada no Departamento de Fármacos e Medicamentos da Faculdade de Farmácia da UFRJ. Foi pesquisadora da Fundação Osvaldo Cruz / FIOCRUZ-RJ (bolsista 1995-1996 e 2007-2011 -convênio de colaboração técnica UFRJ-FIOCRUZ). Hoje é colaboradora em diversos projetos relacionados a avaliação química de óleos essenciais e a óleo-resinas assim como no desenvolvimento de sistemas de encapsulação de produtos naturais e sua avaliação biológica. Tem colaboração com a FCFRP-USP no desenvolvimento de sistemas de encapsulação, assim como de liberação de ativos para uso bucal. Na Embrapa, especialmente na Embrapa Acre, é colaboradora em convênios firmados que integram principalmente projetos relacionados a pesquisas com o Gênero Copaifera. Suas linhas de pesquisa estão relacionadas com a avaliação química, biológica e o desenvolvimento tecnológico de produtos naturais para aplicação nas áreas farmacêutica, alimentícia e cosmética. Seus principais trabalhos estão relacionados a óleos essenciais e terpenos principalmente das famílias Myrtaceae e Leguminosae entre outras. Tem direcionado suas pesquisas para o desenvolvimento tecnológico de micro e nanopartículas para obtenção de sistemas de liberação modificados. Fez parte de do desenvolvimento de um produto patenteado e de um pedido de patente, ambos de origem natural com potencial atividade anti-inflamatória e antialérgica. Além disso é parte integrante de um pedido de patente de um produto bioenergético para área da nutrição.

    Arianne Cunha dos Santos Vaucher

    Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Ciências da Saúde, Faculdade de Farmácia - Bloco A 2º andar - Sala 50. Cidade Universitária. 21941902 - Rio de Janeiro, RJ

    Técnica em Patologia Clínica com experiência profissional na área de coleta de materiais biológicos, assim como análise dos mesmos (análises clínicas). Bacharela em Farmácia pela Universidade Estácio de Sá (2012), durante a graduação atuou na área de farmácia hospitalar e em indústria farmacêutica. Foi bolsista de iniciação tecnológica (PIBITI/CNPq) na Fundação Oswaldo Cruz em projetos relacionados à investigação toxicológica e genotóxica especialmente de produtos de caráter oleoso. Estagiou em projetos de desenvolvimento de nanopartículas poliméricas contendo praziquantel no Centro de Equivalência Farmacêutica de Farmanguinhos. Foi bolsista de Inovação Tecnológica (INOVATEC) da Fundação Oswaldo Cruz em projetos de desenvolvimento e caracterização de micropartículas de produtos naturais, bem como na análise e quantificação de extratos e oleorresinas vegetais. Possui mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017).

Resumo

Editorial

Autor(es)

  • Mônica Freiman de Souza Ramos
    Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Ciências da Saúde, Faculdade de Farmácia - Bloco A 2º andar - Sala 50. Cidade Universitária. 21941902 - Rio de Janeiro, RJ
    http://orcid.org/0000-0003-0775-3833
  • Arianne Cunha dos Santos Vaucher
    Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Ciências da Saúde, Faculdade de Farmácia - Bloco A 2º andar - Sala 50. Cidade Universitária. 21941902 - Rio de Janeiro, RJ

Métricas

  • Artigo visto 692 vez(es)

Como Citar

1.
Avanços no desenvolvimento de fitoterápicos no país. Rev Fitos [Internet]. 29º de outubro de 2018 [citado 26º de abril de 2024];12(3):204. Disponível em: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/681

1. DIREITOS CEDIDOS - A cessão total não exclusiva, permanente e irrevogável dos direitos autorais patrimoniais não comerciais de utilização de que trata este documento inclui, exemplificativamente, os direitos de disponibilização e comunicação pública da OBRA, em qualquer meio ou veículo, inclusive em Repositórios Digitais, bem como os direitos de reprodução, exibição, execução, declamação, recitação, exposição, arquivamento, inclusão em banco de dados, preservação, difusão, distribuição, divulgação, empréstimo, tradução, dublagem, legendagem, inclusão em novas obras ou coletâneas, reutilização, edição, produção de material didático e cursos ou qualquer forma de utilização não comercial.

2. AUTORIZAÇÃO A TERCEIROS - A cessão aqui especificada concede à FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ o direito de autorizar qualquer pessoa – física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira – a acessar e utilizar amplamente a OBRA, sem exclusividade, para quaisquer finalidades não comerciais, nos termos deste instrumento.

3. USOS NÃO COMERCIAIS - Usos não comerciais são aqueles em que a OBRA é disponibilizada gratuitamente, sem cobrança ao usuário e sem intuito de lucro direto por parte daquele que a disponibiliza e utiliza.

4. NÃO EXCLUSIVIDADE - A não exclusividade dos direitos cedidos significa que tanto o AUTOR como a FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ou seus autorizados poderão exercê-los individualmente de forma independente de autorização ou comunicação, prévia ou futura.

5. DIREITOS RESERVADOS - São reservados exclusivamente ao(s) AUTOR(es) os direitos morais sobre as obras de sua autoria e/ou titularidade, sendo os terceiros usuários responsáveis pela atribuição de autoria e manutenção da integridade da OBRA em qualquer utilização. Ficam reservados exclusivamente ao(s) AUTOR(es) e/ou TITULAR(es) os usos comerciais da OBRA incluída no âmbito deste instrumento.

6. AUTORIA E TITULARIDADE - O AUTOR declara ainda que a obra é criação original própria e inédita, responsabilizando-se integralmente pelo conteúdo e outros elementos que fazem parte da OBRA, inclusive os direitos de voz e imagem vinculados à OBRA, obrigando-se a indenizar terceiros por danos, bem como indenizar e ressarcir a FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ de eventuais despesas que vierem a suportar, em razão de qualquer ofensa a direitos autorais ou direitos de voz ou imagem, principalmente no que diz respeito a plágio e violações de direitos.

7. GRATUIDADE - A cessão e autorização dos direitos indicados e estabelecidos neste Instrumento será gratuita, não sendo devida qualquer remuneração, a qualquer título, ao autor e/ou titular, a qualquer tempo.

Informe um erro