Doutorando em Clínica Odontológica com ênfase em Dentística e Materiais Dentários. Possui graduação em Odontologia pela Universidade de Pernambuco (2020) e mestrado em Ciências com ênfase em Saúde pela Universidade de Pernambuco (2025). Docente da Faculdade Integrada CETE, Garanhuns-PE. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em bioprospecção, atuando principalmente nos seguintes temas: Materiais dentários, etnobotânica e comunidades tradicionais e já trabalhou com estomatologia, educação em odontologia, patologia bucal, Infecções Sexualmente Transmissíveis e saúde coletiva.
Cirurgião-Dentista (2013) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestre (2015) e Doutor (2018) em Odontologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Livre-Docente (2023) da Universidade de Pernambuco (UPE). Bolsista de Produtividade em Pesquisa - FACEPE (2025-atual). É Professor Associado da UPE-Arcoverde, atuando no curso de Odontologia. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Socioambiental (PPGSDS) da UPE - Garanhuns e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da UPE - Santo Amaro. Coordenador do Curso de Graduação em Odontologia da UPE-Arcoverde (2020-2023). Coordenador do PPGSDS (2023-atual). Idealizador e Coordenador do Lócus de Inovação "Moxotó: Ser-tão Inovador" (2022-2024) e da Rede de Inovação em Soluções Odontológicas - RISO (2025-atual), membro da Comissão de Inovação da UPE representando a área de Ciências da Saúde (2023-atual), coordenador do Ambiente de Inovação da UPE-Arcoverde (2023-atual), membro do Comitê Gestor dos Laboratórios Multiusuários da UPE (2024-atual). Coordenador do Laboratório Multiusuário de Biotecnologia do Sertão Pernambucano - BIOSPE (2021-2024 https://pnipe.mcti.gov.br/laboratory/9563). Coordenador do Laboratório Multiusuário de Biomateriais oriundos da Caatinga - BIOMA (2024-atual https://pnipe.mcti.gov.br/laboratory/30430). Líder do Grupo de Pesquisa em Bioinformática, Bioprospecção e Biomateriais aplicados à Odontologia (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7387193739833201). Publicou 83 artigos completos em periódicos, 5 capítulos de livro, inventor de 2 patentes depositadas (1 concedida) junto ao INPI, além de diversos trabalhos em anais de congressos (3 trabalhos completos, 64 resumos expandidos e 161 resumos simples). Atua como revisor de periódicos de impacto internacional. Até o momento, orientou 6 dissertações de mestrado, 11 trabalhos de conclusão de curso e 37 projetos de iniciação científica/tecnológica, bem como supervisou 2 bolsistas de Pós-Doutorado. Atualmente, orienta 4 estudantes de Mestrado, 1 projeto de Doutorado, 6 projetos de iniciação científica, 4 trabalhos de conclusão de curso de graduação (Odontologia) e supervisiona 1 bolsista de Pós-Doutorado. Mantem colaboração com grupos de pesquisa nacionais (UFMA, UFC, UFRN, UFPB, UFCG, UFPE, Univasf, UFOB, Unesp, UFF, UFMT, Unitins, UFOPA) e internacionais (University of Minnesota - EUA, University of Florida - EUA, University of Saskatchewan - Canadá), Universidade do Minho - Portugal). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em pesquisas interdisciplinares envolvendo a Bioprospecção de plantas da Caatinga, Biomateriais, Educação em Saúde, Saúde Bucal de populações rurais e vulneráveis. (e-mail para contato: pedro.souza@upe.br)
Doutorando em Odontologia pelo Programa de Pós-Graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especializando em Gestão em Saúde pela Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Santo Amaro. Especializando em Educação Permanente em Saúde e Especialização em Saúde Coletiva pela Faculdade Unyleya. Mestre em Ciências com Área de Concentração em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Socioambiental da UPE Campus Garanhuns. Bacharel em Odontologia pela UPE Campus Arcoverde. Professor Substituto do curso de Bacharelado em Medicina da Autarquia Educacional de Serra Talhada (AESET), onde leciona a carga horária prática da disciplina "Medicina Integrada a Saúde da Comunidade I" e atua como tutor em "Tutoria Integrada". Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário FIS (UniFIS). Docente do curso de Bacharelado em Odontologia da UniFIS, onde orienta projetos de pesquisa, extensão e monitoria, além de lecionar as disciplinas "Metodologia do Trabalho Científico", "Patologia Oral Aplicada", "Estomatologia", "Anatomia Humana II", "Clínica de Atenção Básica I", "Ética e Bioética" e "Administração e Gerenciamento em Saúde Bucal". Pesquisa e tem interesse nas áreas de Desordens Potencialmente Malignas, Câncer Bucal, Epidemiologia, Gestão em Saúde, Saúde Bucal Coletiva, Direito à Saúde, Ensino em Saúde, Bioestatística e Bioética.
Aim: To identify the prevalence and predictors of knowledge and use of herbal medicine among a population in a municipality in Pernambuco's Sertão region. Methods: An analytical cross-sectional study with a quantitative approach included users of a Basic Health Unit (UBS). A questionnaire was applied to identify socioeconomic, demographic and health variables, which were analyzed using SPSS 20.0 software and submitted to logistic regression (p=0.05). The study was approved by the Research Ethics Committee (Opinion number: 5.612.157). Results: Among 271 individuals, 58.3% (n = 158) reported knowing about phytotherapy, while 24.0% (n = 65) used it. Being 26 years old or older; having an active job; and having completed higher education were predictors of knowledge about the practice (p <0.05). Being 26 years old or older; being self-declared black or yellow; having an income of more than 1 minimum wage; and having chronic health problems were predictors of using herbal medicine (p<0.05). Conclusion: Phytotherapy is well known among the population, but little used. Some socioeconomic, demographic and health factors seem to be predictors of the familiarity of PHC users with the practice.
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