Farmácia da natureza: um modelo eficiente de farmácia viva

Randal Vinicius Bianchi
Maria Behrens
Ana Maria Soares

    Randal Vinicius Bianchi

    Departamento de Ensino de Farmanguinhos/FIOCRUZ. Curso de Especialização em Gestão da Inovação em Fitomedicamentos. Av. Comandante Guaranys, 447; Jacarepaguá, Rio de Janeiro, RJ; CEP 22775-903.

    Maria Behrens

    Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Tecnologia em Fármacos. Rua Sizenando Nabuco, 100; Manguinhos, Rio de Janeiro – RJ; CEP: 22775-903.

    Ana Maria Soares

    4Universidade de Ribeirão de Preto. Av. Costábile Romano, 2201; Ribeirânia, Ribeirão Preto - SP, CEP: 14096-000.


Palavras-chave

Medicamentos fitoterápicos. Plantas medicinais. Fitoterapia. Farmácia

Resumo

A Farmácia Viva foi instituída pelo Ministério da Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde, mediante a Portaria MS/GM nº 886/2010 como um modelo de farmácia no contexto da Assistência Farmacêutica Nacional. Este modelo, originalmente proposto e assim denominado pelo Prof. Francisco Matos, abrange o cultivo e beneficiamento de plantas medicinais, e dispensação de fitoterápicos na forma de preparações magistrais e oficinais. O presente trabalho tem como objetivo discutir os principais aspectos da implantação de uma unidade de Farmácia Viva com base na experiência bem sucedida da Farmácia da Natureza da Terra de Ismael, envolvendo o cultivo de espécies vegetais medicinais, a produção e o controle de qualidade de fitoterápicos, o atendimento médico e a distribuição de plantas medicinais e fitoterápicos.  Verificaram-se os custos e o impacto em nível de atendimento e prestação de serviço. Foi observada a necessidade de adequação da farmácia à regulamentação de Farmácias Vivas, com prazos pré-definidos, além da necessidade de se definir a fonte de recursos para manutenção do projeto, tendo antecipadamente uma estimativa de gastos.


Autor(es)

  • Randal Vinicius Bianchi
    Departamento de Ensino de Farmanguinhos/FIOCRUZ. Curso de Especialização em Gestão da Inovação em Fitomedicamentos. Av. Comandante Guaranys, 447; Jacarepaguá, Rio de Janeiro, RJ; CEP 22775-903.
  • Maria Behrens
    Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Tecnologia em Fármacos. Rua Sizenando Nabuco, 100; Manguinhos, Rio de Janeiro – RJ; CEP: 22775-903.
  • Ana Maria Soares
    4Universidade de Ribeirão de Preto. Av. Costábile Romano, 2201; Ribeirânia, Ribeirão Preto - SP, CEP: 14096-000.

Métricas

  • Artigo visto 2950 vez(es)

Como Citar

1.
Farmácia da natureza: um modelo eficiente de farmácia viva. Rev Fitos [Internet]. 20º de maio de 2016 [citado 15º de novembro de 2024];10(1):73-6. Disponível em: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/285

1. DIREITOS CEDIDOS - A cessão total não exclusiva, permanente e irrevogável dos direitos autorais patrimoniais não comerciais de utilização de que trata este documento inclui, exemplificativamente, os direitos de disponibilização e comunicação pública da OBRA, em qualquer meio ou veículo, inclusive em Repositórios Digitais, bem como os direitos de reprodução, exibição, execução, declamação, recitação, exposição, arquivamento, inclusão em banco de dados, preservação, difusão, distribuição, divulgação, empréstimo, tradução, dublagem, legendagem, inclusão em novas obras ou coletâneas, reutilização, edição, produção de material didático e cursos ou qualquer forma de utilização não comercial.

2. AUTORIZAÇÃO A TERCEIROS - A cessão aqui especificada concede à FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ o direito de autorizar qualquer pessoa – física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira – a acessar e utilizar amplamente a OBRA, sem exclusividade, para quaisquer finalidades não comerciais, nos termos deste instrumento.

3. USOS NÃO COMERCIAIS - Usos não comerciais são aqueles em que a OBRA é disponibilizada gratuitamente, sem cobrança ao usuário e sem intuito de lucro direto por parte daquele que a disponibiliza e utiliza.

4. NÃO EXCLUSIVIDADE - A não exclusividade dos direitos cedidos significa que tanto o AUTOR como a FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ou seus autorizados poderão exercê-los individualmente de forma independente de autorização ou comunicação, prévia ou futura.

5. DIREITOS RESERVADOS - São reservados exclusivamente ao(s) AUTOR(es) os direitos morais sobre as obras de sua autoria e/ou titularidade, sendo os terceiros usuários responsáveis pela atribuição de autoria e manutenção da integridade da OBRA em qualquer utilização. Ficam reservados exclusivamente ao(s) AUTOR(es) e/ou TITULAR(es) os usos comerciais da OBRA incluída no âmbito deste instrumento.

6. AUTORIA E TITULARIDADE - O AUTOR declara ainda que a obra é criação original própria e inédita, responsabilizando-se integralmente pelo conteúdo e outros elementos que fazem parte da OBRA, inclusive os direitos de voz e imagem vinculados à OBRA, obrigando-se a indenizar terceiros por danos, bem como indenizar e ressarcir a FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ de eventuais despesas que vierem a suportar, em razão de qualquer ofensa a direitos autorais ou direitos de voz ou imagem, principalmente no que diz respeito a plágio e violações de direitos.

7. GRATUIDADE - A cessão e autorização dos direitos indicados e estabelecidos neste Instrumento será gratuita, não sendo devida qualquer remuneração, a qualquer título, ao autor e/ou titular, a qualquer tempo.

Informe um erro