Perfil das famílias atendidas nas unidades básicas de saúde de Umuarama/PR, que fazem ou não o uso de plantas medicinais

Cividini Monteiro da Silva C.,
Jacomassi E.,
Otenio J., K.,
Botelho Lourenço E. L.

Cecilia Cividini Monteiro da Silva

1Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Avenida Duque de Caxias, Zona V, CEP 87504-040, Umuarama, PR, Brasil.

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1993). Atualmente esta no cargo de Secretária municipal de saúde do município de Umuarama - PR. Mestre em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica. Instrutora e Responsável Técnica do Curso de Enfermagem no SENAC Umuarama PR. Tem experiência na área de Enfermagem e áreas afins.

Ezilda Jacomassi

2Universidade Paranaense (UNIPAR), Departamento do Programa de Mestrado Profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica, Laboratório de Produtos Naturais, Praça Mascarenhas de Moraes, 4282, Centro, CEP: 87502-210, Umuarama, PR, Brasil.

http://orcid.org/0000-0003-0967-8427

Professora Titular da Universidade Paranaense - UNIPAR, atuando nos Cursos de Graduação em Farmácia e Engenharia Agronômica, na disciplina de botânica. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na atenção Básica à Saúde. Coordenadora do Horto Medicinal da UNIPAR. Doutorado e Mestrado em Ciências Biológicas, área de concentração em Botânica, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Especialização em Educação Ambiental pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Principais temas de atuação nos trabalhos acadêmicos: Botânica Estrutural, Sistemática Vegetal, Plantas Medicinais, Etnobotânica e Etnofarmacologia. https://orcid.org/0000-0003-0967-8427

Joice Karina Otenio

Universidade Paranaense (UNIPAR), Praça Mascarenhas de Moraes, 4282, Zona III, Umuarama, Paraná, CEP: 87.502-210. Mestranda em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica da Unipar

Formada em Farmácia Generalista pela Universidade Paranaense - UNIPAR. Iniciou a graduação no curso de Farmácia Generalista em 2012. Participou do Conselho Regional de Farmácia do Paraná Júnior (CRF-PR Júnior) durante os cinco anos da graduação. Em 2013, atuou como monitora na disciplina de Anatomia Humana e como bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) na área de Farmacologia com o projeto: Estudo da toxicidade crônica de formulação fitoterápica obtida de Tropaeolum majus L. Em 2014 atuou como Bolsista (PIBIC) na área de Farmacologia Cardiovascular com projeto: Investigação dos efeitos hipolipemiantes e antiaterogênicos de Cuphea carthagenensis Cham. & Schltdl (Lythraceae) em modelo experimental de aterosclerose. Em 2014 e 2015 foi monitora da disciplina de Botânica aplicada a Farmácia. No ano de 2015 foi bolsista na área de Toxicologia com o projeto: Screening da interferência dos organofosforados em relação à função da tireoide. Em 2016 atuou como monitora da disciplina de Hematologia Clínica e foi estagiária na Empresa Vitalle Farmácia de Manipulação, onde realizou o controle de qualidade de matéria- prima, além de auxílio na realização de preparações aos laboratórios de semi-sólidos, sólidos e homeopatia. Graduada em Farmácia Generalista pela Universidade Paranaense - UNIPAR (2016). Em Janeiro de 2017 ingressou na Empresa Laboratório Reunidos de Umuarama como Farmacêutica-Bioquímica onde trabalha até o momento, atua nas áreas de Imunologia, Uroanálise, Citologia, Microbiologia, Parasitologia, Hematologia e Bioquímica. Responsável pelo setor de Microbiologia/Citologia.

Emerson Luiz Botelho Lourenço

2Universidade Paranaense (UNIPAR), Departamento do Programa de Mestrado Profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica, Laboratório de Produtos Naturais, Praça Mascarenhas de Moraes, 4282, Centro, CEP: 87502-210, Umuarama, PR, Brasil.


Palavras-chave

Plantas Medicinais
Uso Popular
Tratamento Alternativo
Promoção à Saúde
Medicinal Plants
Popular Use
Alternative Treatment
Health Promotion

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo realizar um estudo para analisar o perfil das famílias atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Umuarama/PR, que fazem ou não o uso de plantas medicinais, possibilitando assim, uma contribuição às pessoas da comunidade, com a prática dos profissionais que nela atuam. Para tanto, foi realizado um estudo de caráter descritivo a partir de uma pesquisa quantitativa, realizado entre os meses de julho a outubro de 2017. A entrevista foi realizada com os usuários das UBS, de idade superior a 18 anos. Para a coleta de dados foi utilizado um instrumento de pesquisa dividido em três partes: I, dados sócio demográficos; II, utilização dos serviços e III, o uso ou não de plantas medicinais. Analisando o perfil das famílias atendidas nas UBS, a prática do uso de plantas medicinais é uma atividade natural, (67,7% dos entrevistados) passado ao longo das gerações, nos núcleos familiares, em que os sujeitos da pesquisa as obtém, na maioria das vezes, do seu próprio quintal. Espera-se com este trabalho contribuir com os projetos desenvolvidos na atenção básica de saúde deste município, tanto como forma de preservação e/ou contribuição para o acesso a outras opções terapêuticas.


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /var/www/html/producao/revistafitos/revistafitos/cache/t_compile/b34ab04fcf545e3f8b1dac68217b3903ae5fd251^addd65021fadf964339ab08cd1aa93ba59b14e9c_0.app.frontendobjectsarticledet.php on line 407