Perfil das famílias atendidas nas unidades básicas de saúde de Umuarama/PR, que fazem ou não o uso de plantas medicinais

Cividini Monteiro da Silva, C;
Jacomassi, E;
Otenio, J K;
Botelho Lourenço, , E. L.

Cecilia Cividini Monteiro da Silva

1Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Avenida Duque de Caxias, Zona V, CEP 87504-040, Umuarama, PR, Brasil.

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1993). Atualmente esta no cargo de Secretária municipal de saúde do município de Umuarama - PR. Mestre em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica. Instrutora e Responsável Técnica do Curso de Enfermagem no SENAC Umuarama PR. Tem experiência na área de Enfermagem e áreas afins.

Ezilda Jacomassi

2Universidade Paranaense (UNIPAR), Departamento do Programa de Mestrado Profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica, Laboratório de Produtos Naturais, Praça Mascarenhas de Moraes, 4282, Centro, CEP: 87502-210, Umuarama, PR, Brasil.

http://orcid.org/0000-0003-0967-8427

Professora Titular da Universidade Paranaense - UNIPAR, atuando nos Cursos de Graduação em Farmácia e Engenharia Agronômica, na disciplina de botânica. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na atenção Básica à Saúde. Coordenadora do Horto Medicinal da UNIPAR. Doutorado e Mestrado em Ciências Biológicas, área de concentração em Botânica, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Especialização em Educação Ambiental pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Principais temas de atuação nos trabalhos acadêmicos: Botânica Estrutural, Sistemática Vegetal, Plantas Medicinais, Etnobotânica e Etnofarmacologia. https://orcid.org/0000-0003-0967-8427

Joice Karina Otenio

Universidade Paranaense (UNIPAR), Praça Mascarenhas de Moraes, 4282, Zona III, Umuarama, Paraná, CEP: 87.502-210. Mestranda em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica da Unipar

Formada em Farmácia Generalista pela Universidade Paranaense - UNIPAR. Iniciou a graduação no curso de Farmácia Generalista em 2012. Participou do Conselho Regional de Farmácia do Paraná Júnior (CRF-PR Júnior) durante os cinco anos da graduação. Em 2013, atuou como monitora na disciplina de Anatomia Humana e como bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) na área de Farmacologia com o projeto: Estudo da toxicidade crônica de formulação fitoterápica obtida de Tropaeolum majus L. Em 2014 atuou como Bolsista (PIBIC) na área de Farmacologia Cardiovascular com projeto: Investigação dos efeitos hipolipemiantes e antiaterogênicos de Cuphea carthagenensis Cham. & Schltdl (Lythraceae) em modelo experimental de aterosclerose. Em 2014 e 2015 foi monitora da disciplina de Botânica aplicada a Farmácia. No ano de 2015 foi bolsista na área de Toxicologia com o projeto: Screening da interferência dos organofosforados em relação à função da tireoide. Em 2016 atuou como monitora da disciplina de Hematologia Clínica e foi estagiária na Empresa Vitalle Farmácia de Manipulação, onde realizou o controle de qualidade de matéria- prima, além de auxílio na realização de preparações aos laboratórios de semi-sólidos, sólidos e homeopatia. Graduada em Farmácia Generalista pela Universidade Paranaense - UNIPAR (2016). Em Janeiro de 2017 ingressou na Empresa Laboratório Reunidos de Umuarama como Farmacêutica-Bioquímica onde trabalha até o momento, atua nas áreas de Imunologia, Uroanálise, Citologia, Microbiologia, Parasitologia, Hematologia e Bioquímica. Responsável pelo setor de Microbiologia/Citologia.

Emerson Luiz Botelho Lourenço

2Universidade Paranaense (UNIPAR), Departamento do Programa de Mestrado Profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica, Laboratório de Produtos Naturais, Praça Mascarenhas de Moraes, 4282, Centro, CEP: 87502-210, Umuarama, PR, Brasil.


Palavras-chave

Plantas Medicinais
Uso Popular
Tratamento Alternativo
Promoção à Saúde
Medicinal Plants
Popular Use
Alternative Treatment
Health Promotion

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo realizar um estudo para analisar o perfil das famílias atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Umuarama/PR, que fazem ou não o uso de plantas medicinais, possibilitando assim, uma contribuição às pessoas da comunidade, com a prática dos profissionais que nela atuam. Para tanto, foi realizado um estudo de caráter descritivo a partir de uma pesquisa quantitativa, realizado entre os meses de julho a outubro de 2017. A entrevista foi realizada com os usuários das UBS, de idade superior a 18 anos. Para a coleta de dados foi utilizado um instrumento de pesquisa dividido em três partes: I, dados sócio demográficos; II, utilização dos serviços e III, o uso ou não de plantas medicinais. Analisando o perfil das famílias atendidas nas UBS, a prática do uso de plantas medicinais é uma atividade natural, (67,7% dos entrevistados) passado ao longo das gerações, nos núcleos familiares, em que os sujeitos da pesquisa as obtém, na maioria das vezes, do seu próprio quintal. Espera-se com este trabalho contribuir com os projetos desenvolvidos na atenção básica de saúde deste município, tanto como forma de preservação e/ou contribuição para o acesso a outras opções terapêuticas.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)