O papel da formação universitária para o(a) extensionista rural, sob a perspectiva da lei de ATER (nº 12.188/2010): os cursos de Ciências Agrárias, Gestão Ambiental e Administração da ESALQ (USP)

Leme LML;
OrcID
Lucas A;
OrcID
Trivellato GML;
OrcID
Sarriés GA;
OrcID
Furlan GN
OrcID

Luciana Maria de Lima Leme

Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Avenida Pádua Dias, 11, São Dimas, CEP 13418900, Piracicaba, SP, Brasil.

https://orcid.org/0000-0002-7747-6838

Doutoranda em Ciências USP/ESALQ/CENA (PPGI: Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ecologia Aplicada); Mestra em Ciências pelo PPGI-Ecologia Aplicasa ESALQ/CENA/USP; Especialização em Psicopedagogia - PUC SP ; Graduação em Pedagogia - Universidade de São Paulo - USP . Iniciou carreira junto a instituições de ensino particulares para o fundamental I e II e educação para crianças especiais com paralisia cerebral. Nos quinze anos seguintes coordenou e conduziu projetos de Treinamento & Desenvolvimento (RH) como consultora, instrutora e multiplicadora de treinamentos e seminários em empresas nacionais e multinacionais, para as áreas de liderança organizacional, comunicação empresarial, negociação, vendas e atendimento ao cliente. Nos últimos cinco anos desenvolveu atividades para o Ensino Médio como coach educacional , em instituição particular; ministrou módulos na área de gestão de pessoas em cursos técnicos; lecionou disciplinas relacionadas a gestão de pessoas e comunicação empresarial em faculdades particulares para a graduação e pós-graduação. Tem dedicado a maior parte da vida profissional à educação de adolescentes, jovens e adultos.

Ademir de Lucas

Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Avenida Pádua Dias, 11, São Dimas, CEP 13418900, Piracicaba, SP, Brasil.

https://orcid.org/0000-0002-2088-6625

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo (1972). Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981) Doutorado em Epidemiologia Experimental Aplicada Às Zoonoses pela Universidade de São Paulo (2006). Foi professor de Veterinaria da UNESP/Jaboticabal (1972-79), Assistente Agropecuário da CATI/SAA/SP (1979-89) Atualmente é tecnico Especializado de Nível Superior especialista em Extensão Rural e Organização de Produtores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz desde 1989, com atuação nos nos temas: Associativismo, Agricultura Familiar, Produção de leite , Extensão rural, Agroecologia e Desenvolvimento local

Gabriela Maria Leme Trivellato

Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Avenida Pádua Dias, 11, São Dimas, CEP 13418900, Piracicaba, SP, Brasil.

https://orcid.org/0000-0002-1056-311X

Doutoranda em Ciências no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ecologia Aplicada (PPGI - ESALQ/CENA). Mestra em Ciências (2021), pelo mesmo programa. Possui Bacharelado em Engenharia Agronômica, com área de concentração em Economia, Administração e Sociologia Rural pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"/Universidade de São Paulo (2018). Possui Licenciatura em Ciências Agrárias (2018), pela mesma instituição. Tem experiência na área de Sociologia Rural e Estatística Aplicada, com foco nos temas: multifuncionalidade da agricultura e indicadores e índices de sustentabilidade ambiental e agrícola. Atuou junto ao Grupo de Trabalho e Extensão Direitos Humanos/ESALQ (cofundadora e membro), dedicando-se ao estudo dos temas de racismo; homofobia; relações de gênero; contextos de transformações culturais. Atualmente é membro do AGREMAL (grupo de pesquisa em Agriculturas Emergentes e Alternativas) e do Projeto Inteligência Artificial, Ciência de Dados e Gestão Sistêmica & 4.0 na ESALQ/CENA (https://ia-cd-gs-esalq-usp.blogspot.com).

Gabriel Adrián Sarriés

Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Avenida Pádua Dias, 11, São Dimas, CEP 13418900, Piracicaba, SP, Brasil.

https://orcid.org/0000-0002-9916-0033

Possui graduação em Medicina Veterinária - Universidade de Buenos Aires (1983), mestrado em Agronomia (Estatística e Experimentação Agronômica) pela Universidade de São Paulo (1989), doutorado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) pela Universidade de São Paulo (1997) e pós-graduação lato sensu em Gestão da Qualidade pela Escola de Engenharia de Piracicaba (1997). Atualmente é Professor Doutor do Departamento de Ciências Exatas da ESALQ/USP. Tem experiência na área de Estatística Experimental, Ciência de Dados, Aprendizado de Máquina, Gestão da Qualidade, Certificação Internacional da Qualidade, Controle Estatístico da Qualidade e Sistemas de Informações Gerenciais.

Gustavo Nazato Furlan

Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Avenida Pádua Dias, 11, São Dimas, CEP 13418900, Piracicaba, SP, Brasil.

https://orcid.org/0000-0002-3643-0980

Graduado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2006) e mestre em Ciências - Ecologia Aplicada Interunidades pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é aluno de doutorado em Ecologia Aplicada no PPGI-EA (ESALQ/CENA) - bolsa CAPES, consultor do núcleo de qualidade de vida da Universidade de São Paulo e pesquisador do Laboratório de Radioisótopos no CENA/USP. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: treinamentos, organização de eventos, estatística e produção de textos científicos. Possui vasta experiência em analise de dados, com enfoque em aplicações de analises estatísticas (paramétrica, não paramétrica, multivariada) e machine learning. Apto a programar em SAS e R.


Palavras-chave

Universidade
Formação do extensionista rural
Currículos
Política educacional
  • Resumo

    Este artigo investigou o comprometimento das disciplinas dos currículos de Ciências Agrárias (Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal), Gestão Ambiental e Administração da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ - USP), com a formação acadêmica do extensionista rural, sob a perspectiva da Lei de ATER, nº 12.188/2010. Trata-se de estudo interdisciplinar entre a área das ciências ambientais, suas distintas dimensões (política, social, histórica e cultural) e o campo da educação. A hipótese básica deste estudo é que a cultura institucional da ESALQ, pautada pela sua própria história e atrelada àquela da fundação da Universidade de São Paulo (USP), influencia a construção de uma estrutura curricular com forte fundamentação produtivista e elitista, propiciando um viés formativo para os futuros agentes da assistência técnica e extensão rural, que poderão atuar tanto na esfera pública quanto no particular. Por meio de um processo metodológico idiossincrático entre a pesquisa bibliográfica e a teoria da Análise Crítica do Discurso (ACD) foram encontrados elementos de capital cultural inerentes ao contexto histórico e sociopolítico da USP e da ESALQ, que influenciam formas específicas de conhecimento no delineamento dos respectivos currículos.

  • Referências

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Como citar

1.
Leme LM de L, Lucas A de, Trivellato GML, Sarriés GA, Furlan GN. O papel da formação universitária para o(a) extensionista rural, sob a perspectiva da lei de ATER (nº 12.188/2010): os cursos de Ciências Agrárias, Gestão Ambiental e Administração da ESALQ (USP). Rev Fitos [Internet]. 16º de janeiro de 2024 [citado 3º de março de 2024];18(Suppl. 2):e1407. Disponível em: https://revistafitos.far.fiocruz.br/?journal=revista-fitos&page=article&op=view&path[]=1407

Autor(es)

  • Luciana Maria de Lima Leme
    Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Avenida Pádua Dias, 11, São Dimas, CEP 13418900, Piracicaba, SP, Brasil.
    https://orcid.org/0000-0002-7747-6838
  • Ademir de Lucas
    Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Avenida Pádua Dias, 11, São Dimas, CEP 13418900, Piracicaba, SP, Brasil.
    https://orcid.org/0000-0002-2088-6625
  • Gabriela Maria Leme Trivellato
    Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Avenida Pádua Dias, 11, São Dimas, CEP 13418900, Piracicaba, SP, Brasil.
    https://orcid.org/0000-0002-1056-311X
  • Gabriel Adrián Sarriés
    Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Avenida Pádua Dias, 11, São Dimas, CEP 13418900, Piracicaba, SP, Brasil.
    https://orcid.org/0000-0002-9916-0033
  • Gustavo Nazato Furlan
    Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Avenida Pádua Dias, 11, São Dimas, CEP 13418900, Piracicaba, SP, Brasil.
    https://orcid.org/0000-0002-3643-0980

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