Um ciclo de 15 anos

Glauco de Kruse Villas Boas

    Glauco de Kruse Villas Boas

    Fundação Oswaldo Cruz – Farmanguinhos, Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde - NGBS, Rio de Janeiro, Brasil

    Doutor em Ciências na área de Saúde Pública, ENSP - FIOCRUZ. Experiência profissional diversificada nas áreas técnica, de gestão e política da inovação e desenvolvimento de medicamentos de origem vegetal.

Resumo

Chegamos ao final de 2020, um ano marcado pela emergência da Pandemia COVID-19 e por seus impactos sócio econômicos, ambientais, culturais e políticos. Diria que este ano nos fez refletir sobre as inter-relações de distintas dimensões como a emergência climática e a crise crônica e aguda do modelo de desenvolvimento hegemônico, a biodiversidade e a emergência de novas doenças, o domínio do mercado sobre as tecnologias e as políticas nacionais de desenvolvimento tecnológico e inovação em saúde, entre outras. 

Neste panorama de mudanças aceleradas rumo a um “novo normal” imprevisível, a Revista Fitos completa um ciclo de 15 anos de existência, com a publicação do presente número. Desde sua criação a Fitos atravessou diversos desafios, dentre os quais destaco a sua institucionalização na Fiocruz, a atualização de sua plataforma operacional para OJS/PKP, a adoção de novo enfoque disciplinar e a ampliação do seu escopo.

Neste caminho, a Revista Fitos evoluiu de forma singular, assumindo em sua linha editorial a perspectiva da diversidade genética, ecossistêmica e de espécies, que definem Biodiversidade, para abrigar a produção acadêmica.  Sua política editorial descreve como missão a publicação de trabalhos científicos que contribuam para o pensamento crítico em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Biodiversidade e Saúde, a promoção da inter e transdisciplinaridade entre diversas áreas do conhecimento tais como Saúde, Humanas e Tecnológicas, aumentando a compreensão das complexas relações, que envolvem: a biodiversidade; a saúde; o desenvolvimento sustentável; a conservação dos recursos naturais; e a redução das desigualdades sociais. 

Ao longo destes anos a Fitos visou o aumentar o alcance de seus artigos, priorizando o processo de indexação, atendendo tanto aos requisitos básicos como o ISSN, DOI, cronograma de publicação, política de direitos autorais e metadados básicos em seus artigos, quanto àqueles descritos como elevados padrões técnicos. Hoje, a Fitos encontra-se preparada para alcançar seu potencial máximo de indexação, contando com arquivos em HTML e PDF, um site capaz de ser rastreado por robôs, assim como de exportar dados em XML.

A partir da emergência da pandemia Covid-19, a Revista Fitos alinhou-se aos demais periódicos da Fiocruz adotando um conjunto de procedimentos, visando agilizar o processo de avaliação editorial, revisão por pares e publicação denominada fast track para artigos relacionados à Covid-19.

Este ano a Fitos publicou 6 números, quatro regulares, sendo um deles temático (Práticas Integrativas e Complementares para a Saúde, PIC’s), um número especial (Desenvolvimento tecnológico e inovação em fitomedicamentos) e um suplemento (II Seminário Internacional de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável – UNIOESTE /PR).

Além disso, instituímos o FAST TRACK para artigos sobre a COVID-19, alinhadas com a política editorial da FIOCRUZ, comprometida com a excelência em pesquisa e também na divulgação científica para a sociedade. A Revista Fitos está presente nas redes sociais (Facebook, Instagram, Linkedin, Twiter).

O presente número 4 do volume 14 contém 10 artigos, sendo sete de Pesquisa dois de Revisão e um Relato de Experiência. 

Ao encerrar este ciclo de 15 anos parabenizo toda a equipe de trabalho, pelo esforço dedicação e competência. Agradeço aos autores, pelas submissões dos seus trabalhos e por acreditarem qualidade da revista e, também, a todos os pesquisadores que estiveram nas diversas editorias, cada qual no seu tempo, dando sua valiosa contribuição para a trajetória da Revista Fitos.


Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Autor(es)

  • Glauco de Kruse Villas Boas
    Fundação Oswaldo Cruz – Farmanguinhos, Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde - NGBS, Rio de Janeiro, Brasil

Métricas

  • Artigo visto 190 vez(es)

Como Citar

1.
Um ciclo de 15 anos. Rev Fitos [Internet]. 18º de dezembro de 2020 [citado 24º de abril de 2024];14(4). Disponível em: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/1126
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Revista Fitos

Informe um erro