Um ciclo de 15 anos

Villas Boas, , G. d. K.

Glauco de Kruse Villas Boas

Fundação Oswaldo Cruz – Farmanguinhos, Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde - NGBS, Rio de Janeiro, Brasil

Doutor em Ciências na área de Saúde Pública, ENSP - FIOCRUZ. Experiência profissional diversificada nas áreas técnica, de gestão e política da inovação e desenvolvimento de medicamentos de origem vegetal.


Resumo

Chegamos ao final de 2020, um ano marcado pela emergência da Pandemia COVID-19 e por seus impactos sócio econômicos, ambientais, culturais e políticos. Diria que este ano nos fez refletir sobre as inter-relações de distintas dimensões como a emergência climática e a crise crônica e aguda do modelo de desenvolvimento hegemônico, a biodiversidade e a emergência de novas doenças, o domínio do mercado sobre as tecnologias e as políticas nacionais de desenvolvimento tecnológico e inovação em saúde, entre outras. 

Neste panorama de mudanças aceleradas rumo a um “novo normal” imprevisível, a Revista Fitos completa um ciclo de 15 anos de existência, com a publicação do presente número. Desde sua criação a Fitos atravessou diversos desafios, dentre os quais destaco a sua institucionalização na Fiocruz, a atualização de sua plataforma operacional para OJS/PKP, a adoção de novo enfoque disciplinar e a ampliação do seu escopo.

Neste caminho, a Revista Fitos evoluiu de forma singular, assumindo em sua linha editorial a perspectiva da diversidade genética, ecossistêmica e de espécies, que definem Biodiversidade, para abrigar a produção acadêmica.  Sua política editorial descreve como missão a publicação de trabalhos científicos que contribuam para o pensamento crítico em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Biodiversidade e Saúde, a promoção da inter e transdisciplinaridade entre diversas áreas do conhecimento tais como Saúde, Humanas e Tecnológicas, aumentando a compreensão das complexas relações, que envolvem: a biodiversidade; a saúde; o desenvolvimento sustentável; a conservação dos recursos naturais; e a redução das desigualdades sociais. 

Ao longo destes anos a Fitos visou o aumentar o alcance de seus artigos, priorizando o processo de indexação, atendendo tanto aos requisitos básicos como o ISSN, DOI, cronograma de publicação, política de direitos autorais e metadados básicos em seus artigos, quanto àqueles descritos como elevados padrões técnicos. Hoje, a Fitos encontra-se preparada para alcançar seu potencial máximo de indexação, contando com arquivos em HTML e PDF, um site capaz de ser rastreado por robôs, assim como de exportar dados em XML.

A partir da emergência da pandemia Covid-19, a Revista Fitos alinhou-se aos demais periódicos da Fiocruz adotando um conjunto de procedimentos, visando agilizar o processo de avaliação editorial, revisão por pares e publicação denominada fast track para artigos relacionados à Covid-19.

Este ano a Fitos publicou 6 números, quatro regulares, sendo um deles temático (Práticas Integrativas e Complementares para a Saúde, PIC’s), um número especial (Desenvolvimento tecnológico e inovação em fitomedicamentos) e um suplemento (II Seminário Internacional de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável – UNIOESTE /PR).

Além disso, instituímos o FAST TRACK para artigos sobre a COVID-19, alinhadas com a política editorial da FIOCRUZ, comprometida com a excelência em pesquisa e também na divulgação científica para a sociedade. A Revista Fitos está presente nas redes sociais (Facebook, Instagram, Linkedin, Twiter).

O presente número 4 do volume 14 contém 10 artigos, sendo sete de Pesquisa dois de Revisão e um Relato de Experiência. 

Ao encerrar este ciclo de 15 anos parabenizo toda a equipe de trabalho, pelo esforço dedicação e competência. Agradeço aos autores, pelas submissões dos seus trabalhos e por acreditarem qualidade da revista e, também, a todos os pesquisadores que estiveram nas diversas editorias, cada qual no seu tempo, dando sua valiosa contribuição para a trajetória da Revista Fitos.


Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2020 Revista Fitos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.