Perfil fitoquímico e propriedades anti-inflamatórias de produtos de folha de Moringa oleifera otimizados e comerciais: um estudo comparativo

Larissa Marina Pereira Silva
OrcID
Jade Schlamb
OrcID
Fábio Gonçalves Macêdo de Medeiros
OrcID
Emanuella de Aragão Tavares
OrcID
Thirumurugan Rathinasabapathy
OrcID
Slavko Komarnytsky
OrcID
Leandro De Santis Ferreira
OrcID
Debora Esposito
OrcID
Marvin Moncada
OrcID
Roberta Targino Hoskin
OrcID
Silvana Maria Zucolotto
OrcID

    Larissa Marina Pereira Silva

    Federal University of Rio Grande

    OrcID https://orcid.org/0000-0002-7480-1412

    Coordenadora da Farmácia viva Sesap-RN em implantação no Hospital Geral Dr. Joao Machado - Natal/RN, pelo edital do Ministério da Saúde SECTICS N.3/2024.É atualmente especializanda em..e em ... pelo Hospital Sírio LibanêsÉ especialista em Realizou dois posdoutorados nos EUA, tendo sido Postdoctoral Fellow pela University of North Carolina at Charlotte (04-12/2023), tendo atuado no projeto de desenvolvimento de vacina para cancer de pancreas usando modelo in vivo. E atuou como Postdoctoral Research Scholar pela North Carolina State University (2022/2023), analisando compostos biativos de plantas por tecnicas in vitro. É doutora em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos pela UFRN (2022), tendo realizado DOUTORADO SANDUÍCHE no Plants for Human Health Institute - North Carolina State University, NC, EUA (2021-2022). Foi bolsista CAPES-PRINT pelo PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INTERNACIONALIZAÇÃO, financiado pela CAPES (Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). É mestre em Ciências Farmacêuticas pelo programa de Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 2017). É Farmacêutica graduada pela UFRN (2014). Atuou como aluna de Iniciação Científica e monitora em Controle de Qualidade de Medicamentos, junto à equipe LCQMed sob orientação do professor Dr. Cícero Flávio Aragão (2013). Tem experiência profissional na área de Farmácia Comercial/Comunitária (Redes de Drogaria UniFarma e Santa Fé, 2013-2014). Estagiou na área de Análises Bioquímicas (PAPI, 2014). Estagiou no Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos - (NUPLAM, 2013). Trabalhou no NUPLAM (2016-2017). Possui experiência acadêmica, tendo realizado ... estágio à docência no curso de Graduação em Farmácia (UFRN), ministrando aula com o tema ''Compostos Fenólicos'' (2017). Tem experiência em pesquisa com cromatografia clássica e técnicas cromatográfica como HPLC-DAD, CLUE-DAD e LC-MS; desenvolvimento de metodologias analíticas; avaliação farmacológica in vivo (nociceptiva e anti-inflamatória) de compostos sintéticos e in vitro (anti-helmíntica e anti-fúngica) de derivados vegetais; elucidação e caracterização estrutural por RMN e EM de substâncias de origem natural. Atuou como Professora substituta - na disciplina Farmacognosia - UFRN (2018-2019). Participou da organização do evento: ''Uso seguro e racional de plantas medicinais e fitoterápicos: orientação aos futuros profissionais da área da saúde'', junto à equipe do PNBio, sob coordenação da professora Dr. Silvana Maria Zucolotto Langassner (2016). Tem interesse por atividades de pesquisa, ensino e extensão. Pretende seguir a carreira acadêmica, buscando aplicar metodologias ativas de ensino e aprendizagem como o OSCE (Organization for Security and Co-operation in Europe) que incentivem os alunos buscarem o aprendizado ativo.

    Jade Schlamb

    North Carolina State University

    OrcID https://orcid.org/0000-0001-7873-6411

    Fábio Gonçalves Macêdo de Medeiros

    North Carolina State University

    OrcID https://orcid.org/0000-0002-7753-8998

    Doutor em Engenharia Química (2022) pela Université de Sherbrooke (Sherbrooke, QC, CA), tendo atuado no Laboratório de Tecnologia da Biomassa, desenvolvendo trabalhos relacionados com o aproveitamento e conversão catalítica do CO2, CH4 e de gases de combustão (flue gases) e o desenvolvimento da tecnologia Power-to-X no Quebec, em parceria com o National Research Council Canada (NRC-CNRC). Atuou como Postdoctoral Research Scholar no Plants for Human Health Institute/NCSU (Kannapolis, NC, USA), na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos com ênfase no desenvolvimento de novos ingredientes ricos em compostos bioativos e utilização de proteínas de fontes alternativas, processamento de alimentos e valorização de resíduos da indústria de alimentos. Mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 2019), onde atuou no Laboratório de Bioprocessos (LaBio/LEA/DEQ/UFRN), desenvolvendo trabalhos nas áreas de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Microbiologia de Alimentos, valorização de resíduos da indústria de alimentos e processos fermentativos. Possui graduação em Engenharia Química pela UFRN (2017). Participou do programa Ciência sem Fronteiras, como bolsista de graduação sanduíche, no Department of Chemical and Process Engineering - University of Strathclyde, em Glasgow/Reino Unido (2014). Atuou no Laboratório de Controle de Qualidade do Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos (NUPLAM/UFRN), onde desenvolveu atividades relacionadas ao desenvolvimento de métodos cromatográficos para avaliação de formulações extemporâneas. Atualmente, na iniciativa privada, atua no desenvolvimento de processos produtivos para novos ingredientes funcionais. 

    Emanuella de Aragão Tavares

    Federal University of Rio Grande do Norte

    OrcID https://orcid.org/0000-0003-4823-0211

    Doutora em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos (2019-2023) pelo PPGDITM-UFRN, com cotutela e período sanduíche no Centro de Investigación Biomédica (CIBM) Universidade de Granada, Espanha, ES (20212022), financiado pelo programa CAPES-PRINT. Possui Mestrado em Ciências Biológicas pela UFRN, na área de farmacologia (2018), Graduação em Farmácia pela UFRN (2017) e Graduação em Ciências Biológicas pela UNIFACEX (2013). Atualmente realiza estágio pós-doutoral no PPGDITM-UFRN, atuando na linha de pesquisa em desenvolvimento de componentes bioativos para a saúde. Possui experiência em pesquisas pré-clínicas para avaliação de eficácia e segurança de produtos naturais e formulações nanotecnológicas. Esteve em licença maternidade no período de julho de 2018 a dezembro de 2018. 

    Thirumurugan Rathinasabapathy

    North Carolina State University

    OrcID https://orcid.org/0000-0002-7330-0552

    Slavko Komarnytsky

    North Carolina State University

    OrcID https://orcid.org/0000-0003-4665-4993

    Leandro De Santis Ferreira

    Federal University of Rio Grande do Norte

    OrcID https://orcid.org/0000-0002-8408-5886

    Professor adjunto da UFRN. Concluiu a graduação em Farmácia Bioquímica pela FCFRP-USP no ano de 2007, o mestrado em Ciências na área de concentração em Química Orgânica de Produtos Naturais e Sintéticos pela FCFRP-USP em 2010 e doutorado em Ciências na área de concentração em Produtos Naturais e Sintéticos pela FCFRP-USP em 2013. Realizou parte do doutorado no Institut für Lebensmittelchemie na cidade de Münster, Alemanha. Também fez pós-doutorado no mesmo instituto na Alemanha durante o ano de 2014. Fez pós-doutorado no Brasil no NPPNS da FCFRP-USP durante o ano de 2015. Atua nas áreas de Farmácia e Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais, Farmacocinética, Desenvolvimento de metodologias analíticas e Espectrometria de Massas .

    Debora Esposito

    North Carolina State University

    OrcID https://orcid.org/0000-0001-9689-7622

    Possui doutorado em Cell and Molecular Plant Biology and Pathology pela The State University of New Jersey - New Brunswick(2012). Atualmente é Professor da North Carolina State University. Tem experiência na área de Biologia Geral. 

    Marvin Moncada

    North Carolina State University

    OrcID https://orcid.org/0000-0001-6327-7873

    Roberta Targino Hoskin

    North Carolina State University

    OrcID https://orcid.org/0000-0003-0900-4983

    Engenheira Química pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 1994), Mestre em Ciência de Alimentos (UFPE, 1998). Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 2004) recebeu Fulbright Award para doutorado sanduiche (2003) no Food Science Department, University of Massachusetts (USA). Seu pos-doutoramento foi no Plants for Human Health Institute (North Carolina State University NCSU, USA, 2015) onde foi Senior Research Scholar ate 2024. Professor Associado IV do Departamento de Engenharia Química (DEQ/UFRN), membro permanente da Pós-Graduação Engenharia Química (PPGEQ/UFRN), coordenadora do Grupo de Pesquisa em Tecnologia de Alimentos da UFRN, e chefe do Laboratório de Compostos Bioativos (DEQ/UFRN). Com mais de 20 anos de ensino, ja supervisionou mais de 60 alunos de graduacao, iniciacao cientifica, e pos-graduacao (mestrado e doutorado). Ja publicou mais de 85 peer reviewed artigos e capitulos de livros, com mais de uma centena de publicaoes em eventos. Possui h-index 24 e i10-index 41 e colaborações ativas com pesquisadores no Brasil e no exterior, com forte penetracao em instituicoes nos Estados Unidos. 

    Silvana Maria Zucolotto

    Federal University of Rio Grande do Norte

    OrcID https://orcid.org/0000-0002-2768-0793

    Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2003), mestrado (2005) e doutorado (2009) em Farmácia pela UFSC, com período sanduíche na Universidad Nacional de Colombia (UNAL). Foi professora visitante sênior (Bolsa pelo Capes Print) no Plants for Human Health Institute da North Carolina State University (NCSU)-Kannapolis,US de setembro de 2021 a janeiro de 2023. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Farmácia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Pró-reitora de Pesquisa (Propesq) da UFRN. Membro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos. É bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq desde março de 2021. É líder do Grupo de Pesquisa em Produtos Naturais Bioativos (PNBio). Tem experiência na área de Farmacognosia, com ênfase na obtenção de extratos vegetais ricos em fenólicos e no desenvolvimento de fitoterápicos. Atua em divulgação científica pelo @fitoterapia.com.ciencia. Representante da região Nordeste da Sociedade Brasileira de Farmacognosia. 


Palavras-chave

cadeia de suprimentos
controle de qualidade
fenólicos
padronização
produtos naturais

Resumo

A composição fitoquímica e o potencial anti-inflamatório in vitro de produtos de moringa - amostra padronizada de extrato de folha rico em flavonoides obtida por processo de produção otimizado (cultivo, colheita e extração) e seis amostras comerciais de extrato ou pó de folha seca foram analisados. O conteúdo fenólico total, perfil químico (TLC e HPLC), vitexina, efeito anti-inflamatório in vitro em células RAW 264.7 (macrófagos murinos) foram determinados e comparados. O extrato padronizado apresentou maior teor de fenólicos e perfil cromatográfico mais complexo que amostras comerciais, além de atividade anti-inflamatória e supressão de óxido nítrico mais potentes, regulação negativa da expressão dos genes pró-inflamatórios iNOS e TNF-α e regulação positiva do gene IL-10 a 50 μg/mL. Os extratos apresentaram melhores resultados que as amostras de folhas em pó. Essas descobertas demonstram a importância da padronização para obter produtos de moringa confiáveis para farmacêuticos, cosméticos ou suplementos.

Referências

  1. Castro FD, Silva LMP, Oliveira RB, Zucolotto SM. Potencial efeito terapêutico das folhas de Moringa
  2. oleifera Lamarck (Moringaceae): uma revisão do seu papel no controle da glicemia em estudos in vivo. Rev
  3. Fitos [Internet]. 2022 Dec 20; 16(4): 508–540. Available from:
  4. [https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/1315].
  5. Gharsallah K, Rezig L, Rajoka MSR, Mehwish HM, Ali MA, Chew SC. Moringa oleifera: Processing,
  6. phytochemical composition, and industrial applications. South African J Bot. [Internet]. 2023 Sep; 160:
  7. –193. Available from: [https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0254629923003873].
  8. Leone A, Spada A, Battezzati A, Schiraldi A, Aristil J, Bertoli S. Cultivation, Genetic, Ethnopharmacology,
  9. Phytochemistry and Pharmacology of Moringa oleifera Leaves: An Overview. Int J Mol Sci. [Internet]. 2015
  10. Jun 5; 16(12): 12791–12835. Available from: [http://www.mdpi.com/1422-0067/16/6/12791].
  11. Singh PA, Bajwa N, Chinnam S, Chandan A, Baldi A. An overview of some important deliberations to
  12. promote medicinal plants cultivation. J Appl Res Med Aromat Plants [Internet]. 2022 Dec; 31: 100400.
  13. Available from: [https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S2214786122000328].
  14. Yang M, Tao L, Kang X-R, Wang Z-L, Su L-Y, Li L-F, et al. Moringa oleifera Lam. leaves as new raw food
  15. material: A review of its nutritional composition, functional properties, and comprehensive application.
  16. Trends Food Sci Technol. [Internet]. 2023 Aug; 138: 399–416. Available from:
  17. [https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0924224423001577]
  18. Mukherjee PK, Bahadur S, Chaudhary SK, Kar A, Mukherjee K. Quality Related Safety Issue-EvidenceBased Validation of Herbal Medicine Farm to Pharma [Internet]. In: Evidence-Based Validation of Herbal
  19. Medicine. Elsevier; 2015. p. 1–28. Available from:
  20. [https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/B9780128008744000015]
  21. Fibigr J, Šatínský D, Solich P. Current trends in the analysis and quality control of food supplements based
  22. on plant extracts. Anal Chim Acta [Internet]. 2018 Dec; 1036: 1–15. Available from:
  23. [https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0003267018309541]
  24. Palhares RM, Baratto LC, Scopel M, Mügge FLB, Brandão MGL. Medicinal Plants and Herbal Products
  25. from Brazil: How Can We Improve Quality? Front Pharmacol. [Internet]. 2021 Jan 27; 11. Available from:
  26. [https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fphar.2020.606623/full].
  27. Chokwe RC, Dube S, Nindi MM. Development of an HPLC-DAD Method for the Quantification of Ten
  28. Compounds from Moringa oleifera Lam. and Its Application in Quality Control of Commercial Products.
  29. Molecules [Internet]. 2020 Sep 28; 25(19): 4451. Available from: [https://www.mdpi.com/1420-
  30. /25/19/4451]
  31. Fejér J, Kron I, Pellizzeri V, Pľuchtová M, Eliašová A, Campone L, et al. First Report on Evaluation of
  32. Basic Nutritional and Antioxidant Properties of Moringa Oleifera Lam. from Caribbean Island of Saint Lucia.
  33. Plants [Internet]. 2019 Nov 23; 8(12): 537. Available from: [https://www.mdpi.com/2223-7747/8/12/537].
  34. Stohs SJ, Hartman MJ. Review of the Safety and Efficacy of Moringa oleifera. Phyther Res. [Internet].
  35. Jun 24; 29(6): 796–804. Available from: [https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ptr.5325].
  36. Ademiluyi AO, Aladeselu OH, Oboh G, Boligon AA. Drying alters the phenolic constituents, antioxidant
  37. properties, α‐amylase, and α‐glucosidase inhibitory properties of Moringa (Moringa oleifera) leaf. Food Sci
  38. Nutr [Internet]. 2018 Nov 10; 6(8): 2123–2133. Available from:
  39. [https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/fsn3.770].
  40. Debelo H, Fiecke C, Terekhov A, Reuhs B, Hamaker B, Ferruzzi MG. Compositional analysis of
  41. phytochemicals and polysaccharides from Senegalese plant ingredients: Adansonia digitata (baobab), Moringa oleifera (moringa) and Hibsicus sabdariffa (hibiscus). NFS J [Internet]. 2023 Aug; 32: 100144.
  42. Available from: [https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S2352364623000238].
  43. Silva LMP, Inácio MRC, Silva GGC, Silva JMS, Luz JRD, Almeida MG, et al. The First Optimization
  44. Process from Cultivation to Flavonoid-Rich Extract from Moringa oleifera Lam. Leaves in Brazil. Foods
  45. [Internet]. 2022 May 17; 11(10): 1452. Available from: [https://www.mdpi.com/2304-8158/11/10/1452].
  46. Hoskin RT, Xiong J, Esposito DA, Lila MA. Blueberry polyphenol-protein food ingredients: The impact of
  47. spray drying on the in vitro antioxidant activity, anti-inflammatory markers, glucose metabolism and fibroblast
  48. migration. Food Chem. [Internet]. 2019 May; 280: 187–194. Available from:
  49. [https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0308814618321502].
  50. Esposito D, Chen A, Grace MH, Komarnytsky S, Lila MA. Inhibitory Effects of Wild Blueberry
  51. Anthocyanins and Other Flavonoids on Biomarkers of Acute and Chronic Inflammation in vitro. J Agric Food
  52. Chem. [Internet]. 2014 Jul 23; 62(29): 7022–7028. Available from:
  53. [https://pubs.acs.org/doi/10.1021/jf4051599].
  54. Luetragoon T, Pankla Sranujit R, Noysang C, Thongsri Y, Potup P, Suphrom N, et al. Bioactive
  55. Compounds in Moringa oleifera Lam. Leaves Inhibit the Pro-Inflammatory Mediators in LipopolysaccharideInduced Human Monocyte-Derived Macrophages. Molecules [Internet]. 2020 Jan 2; 25(1): 191. Available
  56. from: [https://www.mdpi.com/1420-3049/25/1/191].
  57. Choi S-Y, Hwang J-H, Ko H-C, Park J-G, Kim S-J. Nobiletin from citrus fruit peel inhibits the DNA-binding
  58. activity of NF-κB and ROS production in LPS-activated RAW 264.7 cells. J Ethnopharmacol. [Internet].
  59. Aug; 113(1): 149–155. Available from:
  60. [https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S037887410700267X].
  61. Nobossé P, Fombang EN, Mbofung CMF. Effects of age and extraction solvent on phytochemical content
  62. and antioxidant activity of fresh Moringa oleifera L. leaves. Food Sci Nutr. [Internet]. 2018 Nov 14; 6(8):
  63. –2198. Available from: [https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/fsn3.783].
  64. İlhan Dincer E, Temiz H. Investigation of physicochemical, microstructure and antioxidant properties of
  65. firethorn (Pyracantha coccinea var. lalandi) microcapsules produced by spray-dried and freeze-dried
  66. methods. South African J Bot. [Internet]. 2023 Apr; 155: 340–354. Available from:
  67. [https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0254629923000844].
  68. Rodríguez-Pérez C, Quirantes-Piné R, Fernández-Gutiérrez A, Segura-Carretero A. Optimization of
  69. extraction method to obtain a phenolic compounds-rich extract from Moringa oleifera Lam leaves. Ind Crops
  70. Prod. [Internet]. 2015 Apr; 66: 246–254. Available from:
  71. [https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0926669015000035].
  72. Kashyap P, Kumar S, Riar CS, Jindal N, Baniwal P, Guiné RPF, et al. Recent Advances in Drumstick
  73. (Moringa oleifera) Leaves Bioactive Compounds: Composition, Health Benefits, Bioaccessibility, and Dietary
  74. Applications. Antioxidants [Internet]. 2022 Feb 16; 11(2): 402. Available from: [https://www.mdpi.com/2076-
  75. /11/2/402].
  76. Wagner H, Bladt S. Plant drug analysis: a thin layer chromatography atlas [Internet]. 2nd ed. Berlin,
  77. Heidelberg: Springer Science & Business Media; 1996. Available from:
  78. [http://link.springer.com/10.1007/978-3-642-00574-9].
  79. Lin M, Zhang J, Chen X. Bioactive flavonoids in Moringa oleifera and their health-promoting properties.
  80. J Funct Foods [Internet]. 2018 Aug; 47: 469–479. Available from:
  81. [https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S1756464618303074].
  82. Costa GM, Gazola AC, Madóglio FA, Zucolotto SM, Reginatto FH, Castellanos L, et al. Vitexin derivatives
  83. as chemical markers in the differentiation of the closely related species passiflora alata curtis and Passiflora quadrangularis linn. J Liq Chromatogr Relat Technol. [Internet]. 2013 Apr 24; 36(12): 1697–1707.
  84. Available from: [https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10826076.2012.695316].
  85. Karthivashan G, Tangestani Fard M, Arulselvan P, Abas F, Fakurazi S. Identification of Bioactive
  86. Candidate Compounds Responsible for Oxidative Challenge from Hydro‐Ethanolic Extract of Moringa
  87. oleifera Leaves. J Food Sci. [Internet]. 2013 Sep 23; 78(9). Available from:
  88. [https://ift.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/1750-3841.12233].
  89. Klein-Junior LC, Souza MR, Viaene J, Bresolin TMB, Gasper AL, Henriques AT, et al. Quality Control of
  90. Herbal Medicines: From Traditional Techniques to State-of-the-art Approaches. Pl Med. [Internet]. 2021 Oct
  91. ; 87(12/13): 964–988. Available from: [http://www.thieme-connect.de/DOI/DOI?10.1055/a-1529-8339].
  92. Peñalver R, Martínez-Zamora L, Lorenzo JM, Ros G, Nieto G. Nutritional and Antioxidant Properties of
  93. Moringa oleifera Leaves in Functional Foods. Foods [Internet]. 2022 Apr 12; 11(8): 1107. Available from:
  94. [https://www.mdpi.com/2304-8158/11/8/1107].
  95. Fard M, Arulselvan P, Karthivashan G, Adam S, Fakurazi S. Bioactive extract from Moringa oleifera
  96. inhibits the pro-inflammatory mediators in lipopolysaccharide stimulated macrophages. Pharmacogn Mag.
  97. [Internet]. 2015; 11(44): 556. Available from: [https://phcog.com/article/view/2015/11/44s3/s556-s563]

Autor(es)

Métricas

  • Artigo visto 92 vez(es)

Como Citar

1.
Perfil fitoquímico e propriedades anti-inflamatórias de produtos de folha de Moringa oleifera otimizados e comerciais: um estudo comparativo. Rev Fitos [Internet]. 16º de junho de 2025 [citado 15º de julho de 2025];19:e1724. Disponível em: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/1724
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Revista Fitos

Informe um erro