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Etnobotânica como ferramenta de avaliação na difusão dos conhecimentos: relação dos jovens e o programa socioambiental do JBRJ | Revista Fitos

Etnobotânica como ferramenta de avaliação na difusão dos conhecimentos: relação dos jovens e o programa socioambiental do JBRJ

João Carlos da Silva
Thereza Penna Firme
Mara Zélia de Almeida
Ygor Jessé Ramos

    João Carlos da Silva

    Programa de Pós-Graduação em Avaliação, Fundação Cesgranrio Jardim Botânico do Rio de Janeiro

    Thereza Penna Firme

    Programa de Pós-Graduação em Avaliação, Fundação Cesgranrio

    Mara Zélia de Almeida

    Programa de Pós-Graduação em Avaliação, Fundação Cesgranrio Faculdade de Farmácia, Universidade Federal da Bahia

    Ygor Jessé Ramos

    Faculdade de Farmácia, Universidade Federal da Bahia


Palavras-chave

Etnobotânica
Socioambiental
Educação
Jardim Botânico

Resumo

O Jardim Botânico do Rio de janeiro / Brasil (JBRJ) é uma instituição que se preocupa com a responsabilidade socioambiental preparando e atendendo a comunidade nas suas necessidades através de Programas de Educação continuada em Botânica. A etnobotânica, como ciência, é ferramenta vem sendo utilizada na avaliação do curso profissionalizante em jardinagem. Auxilia na avaliação qualitativa e quantitativa dos conhecimentos tácito e academicos adquirido pelos egressos do curso de jardinagem do Programa Social Educação e Trabalho do JBRJ. Desta forma, a seleção dos egressos foi feita em entrevista semi-estruturada e não probabilística, pela metodologia de “bola de neve”. Os resultados foram comparados com marcos legais brasileiros e com dados obtidos na busca por prospecção tecnológica. Foram entrevistados 76 egressos, com 445 citações, em 82 espécies, distribuídas em 40 famílias que trouxeram uma diversidade singular. Demonstraram que existe uma necessidade emergente da valorização da etnobotânica urbanas, para entendimento da relação homem-planta-ambiente. Os jardins botânicos se estabelecem como ambiente propício para a difusão desses conhecimentos além de promover a conservação dos recursos vegetais e dos valores culturais no meio técnico científico e tácito.

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    Faculdade de Farmácia, Universidade Federal da Bahia

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Como Citar

1.
Etnobotânica como ferramenta de avaliação na difusão dos conhecimentos: relação dos jovens e o programa socioambiental do JBRJ. Rev Fitos [Internet]. 17º de setembro de 2015 [citado 19º de novembro de 2024];9(2):113-28. Disponível em: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/229

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