Da Redação: Sobre Matéria da FITOS n.º 2

Magrid Teske

Resumo

Em 16 e 17 de junho de 2005, o CEBRID – Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas do Depto. de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, promoveram, em São Paulo, o Simpósio “PLANTAS MEDICINAIS DO BRASIL: O PESQUISADOR BRASILEIRO CONSEGUE ESTUDÁ-LAS?”

Em sua principal vertente, o evento tratou do posicionamento, através dos respectivos representantes, das diversas Sociedades Científicas brasileiras que, de uma maneira ou outra, se relacionam com a pesquisa de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Estas opiniões foram expostas e debatidas no evento, e o resultado foi consolidado
pelos organizadores.

Atendendo à solicitação da editoria da FITOS, o Dr. E. L. A. Carlini e a Dr.ª E. Rodrigues, coordenadores do evento, gentilmente cederam este material, então já considerado como publicamente divulgado, para publicação na FITOS N.º 2.

No dia 13 de Março de 2006, em carta encaminhada ao presidente do conselho editorial da revista, a ABIFISA - Associação Brasileira das Empresas do Setor Fitoterápico, Suplemento Alimentar e de Promoção da Saúde, por intermédio da Presidente do seu Conselho Diretivo, contestou o posicionamento de uma das entidades participantes no evento. Considerando-se prejudicada pela publicação, solicitou formalmente uma réplica, aqui então garantida, conforme entendemos, pela reprodução da própria correspondência recebida.

Vale lembrar o que foi mencionado no referido artigo: “A editoria da FITOS reconhece que neste material podem haver pontos não convergentes de opinião, e por isso reafirma que aqui apenas os veicula, respeitando o espírito democrático que norteia este veículo de comunicação, assim como a sua missão de atentar-se aos fatos científicos na área, de importância para o país” (sic, FITOS N.º 2, pág. 9).

Igualmente, acreditamos que a seção de “Tópicos em Debate” vem cumprindo fielmente a função para a qual foi criada.


Autor(es)

  • Magrid Teske

Métricas

  • Artigo visto 167 vez(es)

Como Citar

1.
Da Redação: Sobre Matéria da FITOS n.º 2. Rev Fitos [Internet]. 1º de junho de 2006 [citado 26º de abril de 2024];2(01):80-1. Disponível em: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/44
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2006 Revista Fitos Eletrônica

Informe um erro