Editorial Edição Especial 2018

Glauco Villas Bôas
Rosane Abreu
Yolanda Arruda

Resumo

É com grande satisfação que apresentamos esta edição especial da Revista Fitos. A presente edição está publicando manuscritos em formato de carta, perspectiva e comunicação breve, das palestras proferidas por conferencistas renomados, no 1º Seminário Internacional das RedesFito: inovação e biodiversidade na perspectiva da sustentabilidade, realizado em 2016, no Rio de Janeiro, organizado pelo Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde de Farmanguinhos/Fiocruz, em parceria com o Instituto Senai de Inovação – Química Verde.

O evento teve como objetivo promover a discussão da inovação a partir da biodiversidade à luz das premissas da complexidade, da transição paradigmática do mundo contemporâneo e da perspectiva da sustentabilidade, destacando o papel das políticas de ciência, tecnologia e inovação, da ciência aberta neste contexto, assim como a importância do trabalho em rede voltado para a práxis.

O seminário contou com a participação do economista François Chesnais, Professor Emérito da Universidade Paris XIII, com os socianalistas Patrice Ville e Chistiane Gillon da mesma universidade, além de outros especialistas e pensadores internacionais e nacionais. Na ocasião, foi lida uma mensagem do sociólogo e filósofo Edgar Morin, Pesquisador Emérito do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), que não pôde comparecer ao evento, a qual será publicada nesse número especial.

As conferências e apresentações programadas para o evento agruparam-se em torno de três eixos temáticos:

Primeiro eixo – Desenvolvimento Sustentável Possível – ocorreram as seguintes conferências: A crise econômica mundial sem fim, interpretação e consequências, por François Chesnais; Perspectiva ecológica para o desenvolvimento sustentável, por José Eli Veiga, Professor Sênior do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo; Inovação em saúde e os objetivos de desenvolvimento sustentável, por Carlos Morel - Coordenador do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde – CDTS / Fiocruz; Ciência aberta e desenvolvimento sustentável, por Sarita Albagli – Pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia – IBICT; Rede de inovação em medicamentos da biodiversidade: RedesFito, por Glauco de Kruse Villas Bôas – Coordenador do Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde de Farmanguinhos/Fiocruz e Coordenador da Rede de Inovação em Medicamentos da Biodiversidade – RedesFito; Rede Biotecnologia: Bionorte, por Spartaco Astolfi Filho, Coordenador da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal - Bionorte.

Segundo eixo - Biodiversidade e Biotecnologia: o trabalho em rede e a dinâmica da inovação – contou com as seguintes apresentações: A importância do conhecimento popular para organização dos sistemas ecoprodutivos medicinais – o caso do Extremo Sul da Bahia, por Sandra Magalhães – à época, Coordenadora da Plataforma Agroecológica de Fitomedicamentos do NGBS-Farmanguinhos/Fiocruz; Parceria entre Redesfito e Cooplantas no arranjo produtivo de Itapeva/SP, por Patrícia Apolinário,  Presidente da Cooperativa de Produção de Plantas Medicinais - Cooplantas, Itapeva/SP; Construção de conhecimento à distância: a experiência do curso de gestão da inovação em medicamentos da biodiversidade modalidade EAD, por Regina Coeli Nacif – à época, Coordenadora da Seção do Conhecimento em Inovação em Medicamentos da Biodiversidade do NGBS- Farmanguinhos/ Fiocruz; O papel da Revista Fitos na inovação em medicamentos da biodiversidade, por Rosane de Albuquerque S. Abreu, Editora Executiva da Revista Fitos; Apresentação da rede RIB e seu potencial de atendimento aos segmentos farmacêutico, cosmético e alimentício, por Antônio Fidalgo – Coordenador de PD&I do Instituo Senai de Inovação em Química Verde; A pesquisa e a inovação na biodiversidade brasileira, por Cristina Ropke, Diretora executiva da Phytobios; A importância dos estudos pré-clínicos no desenvolvimento de medicamentos fitoterápicos, por  João Calixto, Diretor do Centro de Inovação e Ensaios pré-clínicos– SC, Docente e pesquisador do Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina; Intensificação de processos na indústria farmacêutica, cosmética e alimentícia, por Paulo Coutinho, Gerente do Instituto Senai de Inovação em Biosintética; Uso de Fluido Supercrítico em processos extrativos, por Luiz Fernando, da Bioativos Naturais; Potencial comercial de ingredientes da biodiversidade com eficácia e segurança comprovada, por Eduardo Roxo, Diretor da Atina Ativos Naturais.

Terceiro eixo - a Socianálise como ferramenta para a resolução de conflitos que dificultam a inovação - foi realizada uma Assembleia Socianalítica, conduzida por Patrice Ville e Chistiane Gilon, especialistas da Universidade Paris 8 e Laboratório Éxpèrice envolvendo os palestrantes, representantes da Fiocruz e demais participantes.

Todos os palestrantes foram convidados a enviar um texto em formato acadêmico a ser publicado na Revista Fitos, como forma de divulgar as diferentes informações e conhecimentos expostos durante o seminário. Alguns atenderam ao nosso convite e outros não. Por aguardar o máximo possível o recebimento do material, a equipe editorial da revista retardou esta publicação, o que agora realizamos com o material possível.

Inicialmente, publica-se a carta convite de autoria de Glauco de Kruse Villas Bôas, na qual revela os objetivos do evento e conclama tanto o setor acadêmico, quanto o empresarial a discutir e influenciar na formulação de políticas públicas para pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de produtos da Biodiversidade. Em seguida, está a mensagem de Edgar Morin aos participantes, chamando-os a pensar em uma nova “Via” para o futuro da humanidade.

O texto perspectiva de François Chesnais, traduzido por Glauco Villas Bôas, apresenta importantes reflexões sobre a crise econômica mundial sem fim. As demais comunicações breves publicadas, abordam aspectos específicos da complexa discussão sobre a inovação a partir de biodiversidade brasileira. Por fim, apresenta-se um relato da experiência da metodologia de Socianálise no 1º Seminário Internacional das Redesfito.

Espera-se que a leitura deste número especial instigue o leitor a refletir sobre questões de desenvolvimento mundial, trazendo a sustentabilidade como um fundamento e a biodiversidade como mola propulsora para inovações em diferentes setores.

Finalizando, registramos nossa gratidão aos conferencistas, ao apoio das empresas, à equipe do NGBS responsável pela organização do evento e, também, a equipe editorial que contribuiu com muita eficiência e dedicação para a publicação desse número especial.

Boa leitura!

Autor(es)

  • Glauco Villas Bôas
    Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, Farmanguinhos, Núcleo de Gestão em biodiversidade e Saúde, Rio de Janeiro, Brasil
  • Rosane Abreu
    Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, Farmanguinhos, Núcleo de Gestão em biodiversidade e Saúde, Rio de Janeiro, Brasil
  • Yolanda Arruda
    Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, Farmanguinhos, Núcleo de Gestão em biodiversidade e Saúde, Rio de Janeiro, Brasil

Métricas

  • Artigo visto 243 vez(es)

Como Citar

1.
Editorial Edição Especial 2018. Rev Fitos [Internet]. 20º de setembro de 2018 [citado 20º de abril de 2024];12(4):6-7. Disponível em: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/679

1. DIREITOS CEDIDOS - A cessão total não exclusiva, permanente e irrevogável dos direitos autorais patrimoniais não comerciais de utilização de que trata este documento inclui, exemplificativamente, os direitos de disponibilização e comunicação pública da OBRA, em qualquer meio ou veículo, inclusive em Repositórios Digitais, bem como os direitos de reprodução, exibição, execução, declamação, recitação, exposição, arquivamento, inclusão em banco de dados, preservação, difusão, distribuição, divulgação, empréstimo, tradução, dublagem, legendagem, inclusão em novas obras ou coletâneas, reutilização, edição, produção de material didático e cursos ou qualquer forma de utilização não comercial.

2. AUTORIZAÇÃO A TERCEIROS - A cessão aqui especificada concede à FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ o direito de autorizar qualquer pessoa – física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira – a acessar e utilizar amplamente a OBRA, sem exclusividade, para quaisquer finalidades não comerciais, nos termos deste instrumento.

3. USOS NÃO COMERCIAIS - Usos não comerciais são aqueles em que a OBRA é disponibilizada gratuitamente, sem cobrança ao usuário e sem intuito de lucro direto por parte daquele que a disponibiliza e utiliza.

4. NÃO EXCLUSIVIDADE - A não exclusividade dos direitos cedidos significa que tanto o AUTOR como a FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ou seus autorizados poderão exercê-los individualmente de forma independente de autorização ou comunicação, prévia ou futura.

5. DIREITOS RESERVADOS - São reservados exclusivamente ao(s) AUTOR(es) os direitos morais sobre as obras de sua autoria e/ou titularidade, sendo os terceiros usuários responsáveis pela atribuição de autoria e manutenção da integridade da OBRA em qualquer utilização. Ficam reservados exclusivamente ao(s) AUTOR(es) e/ou TITULAR(es) os usos comerciais da OBRA incluída no âmbito deste instrumento.

6. AUTORIA E TITULARIDADE - O AUTOR declara ainda que a obra é criação original própria e inédita, responsabilizando-se integralmente pelo conteúdo e outros elementos que fazem parte da OBRA, inclusive os direitos de voz e imagem vinculados à OBRA, obrigando-se a indenizar terceiros por danos, bem como indenizar e ressarcir a FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ de eventuais despesas que vierem a suportar, em razão de qualquer ofensa a direitos autorais ou direitos de voz ou imagem, principalmente no que diz respeito a plágio e violações de direitos.

7. GRATUIDADE - A cessão e autorização dos direitos indicados e estabelecidos neste Instrumento será gratuita, não sendo devida qualquer remuneração, a qualquer título, ao autor e/ou titular, a qualquer tempo.

Informe um erro