Apresentação v13n4

Yolanda Arruda

Resumo

É com grande satisfação que a equipe editorial da Revista Fitos conclui o volume 13 de 2019, com a publicação de 4 artigos de pesquisa e 3 de revisão.

“Anatomia foliar de Verbena litoralis Kunth. (Verbenaceae)”. Verbena litoralis, conhecida por gervãozinho-do-campo, dentre outras denominações, é utilizada na medicina popular contra diarreias, desordens gastrointestinais e febres. Recentemente, suas atividades antimicrobiana e antioxidante foram comprovadas. Neste trabalho foram descritas características anatômicas foliares de V. litoralis. Folhas adultas e expandidas foram coletadas no município de Taubaté-SP. Comparando com dados da literatura, a espécie em estudo se destaca pelas características dos tricomas glandulares.

Bidens pilosa - picão preto: influência da adubação orgânica e da luminosidade na produtividade e no teor de flavonoides”. Bidens pilosa L. (picão preto) é uma espécie que foi submetida a ensaio agronômico visando avaliar sua produtividade (massa fresca e massa seca) e o teor de flavonoides.

“Efeito alelopático do extrato aquoso das folhas de Callistemon viminalis (Sol. ex Gaertn.) G. Don sobre a germinação de picão-preto (Bidens pilosa L.)”. Bidens pilosa L. (picão-preto) é uma planta daninha encontrada em lavouras anuais e perenes no Brasil. Neste estudo avaliou-se o efeito alelopático das folhas de Callistemon viminalis sobre a germinação de picão-preto. O extrato de C. viminalis provocou efeitos negativos e positivos na germinação e nos índices de vigor das sementes, sendo a concentração de 20% estimulante e as concentrações de 25%, 50% e 100% inibitórias. Portanto, os extratos de C. viminalis apresentaram ação alelopática na germinação de sementes de picão-preto.

In vitro inhibition of Escherichia coli from women with urinary tract infection by cranberry hydroalcoholic extract”. O potencial antimicrobiano do extrato hidroalcoólico de cranberry foi avaliado sobre cepas de Escherichia coli isoladas do trato urinário de mulheres. Os resultados indicam o potencial elevado do extrato, no entanto, ensaio in vitro e in vivo adicionais são necessários para definir a concentração real melhor para efeito nessas infecções.

“Etnobotânica, etnofarmacologia e farmacologia das espécies Acanthaceae, Aizoaceae, Alismataceae e Amaranthaceae”. Neste trabalho realizou-se, por pesquisa bibliográfica, um levantamento de informações etnobotânicas, etnofarmacológicas e farmacológicas das espécies medicinais das famílias Acanthaceae, Aizoaceae, Alismataceae e Amaranthaceae cultivadas no Horto Medicinal do Campus 2 da Universidade Paranaense - UNIPAR, localizada em Umuarama - PR. Das espécies estudadas, somente 5 apresentaram estudos farmacológicos comprovando os usos populares. E, apenas 3 espécies são de uso exclusivamente ornamental.

“Perfil das famílias atendidas nas unidades básicas de saúde de Umuarama/PR, que fazem ou não o uso de plantas medicinais”. Neste estudo analisou-se o perfil das famílias atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Umuarama/PR, que fazem ou não o uso de plantas medicinais. Para tanto, foi realizado um estudo de caráter descritivo a partir de uma pesquisa quantitativa. Espera-se com este trabalho contribuir com os projetos desenvolvidos na atenção básica de saúde desse município, tanto como forma de preservação e/ou contribuição para o acesso a outras opções terapêuticas.

“Prescrição de fitoterápicos na atenção primária de saúde no Brasil e a contribuição do memento fitoterápico aos profissionais prescritores”. Neste trabalho foi analisada a contribuição do Memento Fitoterápico da Farmacopeia Brasileira (MFFB) aos profissionais prescritores na Atenção Primária Básica de Saúde (APBS). Os estudos demonstraram que há uma baixa adesão quanto à prescrição das Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PMFs) na APSB, apesar de existir o memento fitoterápico para auxiliar na prescrição. A inclusão do MFFB na prática da fitoterapia clínica é de fundamental importância, pois, trata-se de um recurso viabiliza e facilita prescrições de fitoterápicos pelos profissionais, refletindo no aumento dessas prescrições.

Agradecemos a colaboração dos autores pelas submissões e aos revisores, que contribuíram com a avaliação da qualidade dos conteúdos apresentados, trabalho fundamental para a melhoria da revista.


Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Autor(es)

  • Yolanda Arruda
    Fiocruz - Fundação Oswaldo Cruz

Métricas

  • Artigo visto 181 vez(es)

Como Citar

1.
Apresentação v13n4. Rev Fitos [Internet]. 18º de dezembro de 2019 [citado 21º de novembro de 2024];13(4):250-1. Disponível em: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/939

1. DIREITOS CEDIDOS - A cessão total não exclusiva, permanente e irrevogável dos direitos autorais patrimoniais não comerciais de utilização de que trata este documento inclui, exemplificativamente, os direitos de disponibilização e comunicação pública da OBRA, em qualquer meio ou veículo, inclusive em Repositórios Digitais, bem como os direitos de reprodução, exibição, execução, declamação, recitação, exposição, arquivamento, inclusão em banco de dados, preservação, difusão, distribuição, divulgação, empréstimo, tradução, dublagem, legendagem, inclusão em novas obras ou coletâneas, reutilização, edição, produção de material didático e cursos ou qualquer forma de utilização não comercial.

2. AUTORIZAÇÃO A TERCEIROS - A cessão aqui especificada concede à FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ o direito de autorizar qualquer pessoa – física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira – a acessar e utilizar amplamente a OBRA, sem exclusividade, para quaisquer finalidades não comerciais, nos termos deste instrumento.

3. USOS NÃO COMERCIAIS - Usos não comerciais são aqueles em que a OBRA é disponibilizada gratuitamente, sem cobrança ao usuário e sem intuito de lucro direto por parte daquele que a disponibiliza e utiliza.

4. NÃO EXCLUSIVIDADE - A não exclusividade dos direitos cedidos significa que tanto o AUTOR como a FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ou seus autorizados poderão exercê-los individualmente de forma independente de autorização ou comunicação, prévia ou futura.

5. DIREITOS RESERVADOS - São reservados exclusivamente ao(s) AUTOR(es) os direitos morais sobre as obras de sua autoria e/ou titularidade, sendo os terceiros usuários responsáveis pela atribuição de autoria e manutenção da integridade da OBRA em qualquer utilização. Ficam reservados exclusivamente ao(s) AUTOR(es) e/ou TITULAR(es) os usos comerciais da OBRA incluída no âmbito deste instrumento.

6. AUTORIA E TITULARIDADE - O AUTOR declara ainda que a obra é criação original própria e inédita, responsabilizando-se integralmente pelo conteúdo e outros elementos que fazem parte da OBRA, inclusive os direitos de voz e imagem vinculados à OBRA, obrigando-se a indenizar terceiros por danos, bem como indenizar e ressarcir a FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ de eventuais despesas que vierem a suportar, em razão de qualquer ofensa a direitos autorais ou direitos de voz ou imagem, principalmente no que diz respeito a plágio e violações de direitos.

7. GRATUIDADE - A cessão e autorização dos direitos indicados e estabelecidos neste Instrumento será gratuita, não sendo devida qualquer remuneração, a qualquer título, ao autor e/ou titular, a qualquer tempo.

Informe um erro