The phytotherapy approach for scientific literacy in a Housing project in the final years of fundamental education

Cristiane Tessinari Pupim Venturini Loureiro
Maria das Graças Ferreira Lobino

Keywords

Medicinal plants
Living Laboratory
Three Pedagogical Moments
Natural Sciences

Abstract

The research objective was to investigate the approach of phytotherapy on the way to scientific literacy in a project of Horta/Laboratório vivo. The research explores and problematizes the knowledge acquired in the theoretical and practical science classes in the project in 2017, 2018 and 2019, reporting the entire indicative course of approach to phytotherapy related to scientific literacy. The research starts from the vegetable garden construction and historical reading, with the objective of understanding how the theme is discussed over the years. It is a qualitative research characterized as intervention research supported by memories and records of the teacher / researcher's field diary as main data, and questionnaires with open questions applied to the subjects as an instrument of data validation. The results direct the look towards knowledge through actions that are developed in the three pedagogical moments. The results obtained in the field are presented, with the vegetable garden as a space for the construction of scientific knowledge about phytotherapy, as well as the challenges in the continuity and deepening of the project. The results serve as guidelines for further qualitative analysis of the concept of scientific literacy and phytotherapy based on a garden project such as “Laboratório Vivo”.

References

  1. Lobino MGF. A práxis ambiental educativa: diálogo entre diferentes saberes. Vitória: Editora da Universidade Federal do Espírito Santo. EDUFES - E-Livros. 2007.
  2. Lobino MGF. A práxis ambiental educativa: diálogo entre diferentes saberes. 2ª ed. Vitória: Editora da Universidade Federal do Espírito Santo. EDUFES - E-Livros. 2014. ISBN: 978-85-7772-199-3. [Link].
  3. Lobino MGF. A gestão democrática como ponto de partida para a formação de eco-educadores para sociedades sustentáveis. Tese de Doutorado. 138 f. Asunción, 2010. [em Ciências da Educação] - CCA/ Universidad Autónoma de Asunción, UAA. Asunción, 2010.
  4. Chassot A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4ª ed. Ijuí: Ed. Unijuí. 2006.
  5. Chassot A. Educação conSciência. 2ª ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC. 2010.
  6. Chassot A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Ed. Unijuí. 2003.
  7. Auler D, Delizoicov D. Alfabetização científico-tecnológica para quê? Rev Ensaio. 2001; 3(2): 122-134. [Link]. ISSN 1415-2150.
  8. Santos WLP. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Rev Bras Educ. 2007; 12(36): 474-550. [Link]. ISSN 1413-2478.
  9. Lorenzetti L, Delizoicov D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências. 2001; 3(1): 45-61, [Link], ISSN 1983-2117.
  10. Lobino MGF. Ensinando Física na infância: o som nosso de cada dia. Uma experiência inovadora. Vitória: Novas edições acadêmicas. 2015.
  11. Delizoicov D, Angotti JA, Pernambuco MM. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 5ª ed. São Paulo: Cortês. 2018.
  12. Chassot A. Fazendo educação em Ciências em um curso de Pedagogia com inclusão de saberes populares no currículo. Quím Nova Esc. 2008; (27): 9-12 [Link]. ISSN 2175-2699.
  13. Keim EJ. Humanização e Educação em Freire e Lukács. Atos de Pesquisa em Educação. 2001; 6(2): 300-321. [Link]. ISSN 1809-0354.
  14. Freire P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31ª ed. São Paulo: Paz e Terra. 2005a.

Author(s)

  • Cristiane Tessinari Pupim Venturini Loureiro
    Instituto Federal do Espírito Santo
  • Maria das Graças Ferreira Lobino

Categories

Metrics

  • Article viewed 229 time(s)

How to Cite

1.
The phytotherapy approach for scientific literacy in a Housing project in the final years of fundamental education. Rev Fitos [Internet]. 2022 Jan. 31 [cited 2024 Nov. 21];15(Supl 1):8-21. Available from: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/1170

1. DIREITOS CEDIDOS - A cessão total não exclusiva, permanente e irrevogável dos direitos autorais patrimoniais não comerciais de utilização de que trata este documento inclui, exemplificativamente, os direitos de disponibilização e comunicação pública da OBRA, em qualquer meio ou veículo, inclusive em Repositórios Digitais, bem como os direitos de reprodução, exibição, execução, declamação, recitação, exposição, arquivamento, inclusão em banco de dados, preservação, difusão, distribuição, divulgação, empréstimo, tradução, dublagem, legendagem, inclusão em novas obras ou coletâneas, reutilização, edição, produção de material didático e cursos ou qualquer forma de utilização não comercial.

2. AUTORIZAÇÃO A TERCEIROS - A cessão aqui especificada concede à FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ o direito de autorizar qualquer pessoa – física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira – a acessar e utilizar amplamente a OBRA, sem exclusividade, para quaisquer finalidades não comerciais, nos termos deste instrumento.

3. USOS NÃO COMERCIAIS - Usos não comerciais são aqueles em que a OBRA é disponibilizada gratuitamente, sem cobrança ao usuário e sem intuito de lucro direto por parte daquele que a disponibiliza e utiliza.

4. NÃO EXCLUSIVIDADE - A não exclusividade dos direitos cedidos significa que tanto o AUTOR como a FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ou seus autorizados poderão exercê-los individualmente de forma independente de autorização ou comunicação, prévia ou futura.

5. DIREITOS RESERVADOS - São reservados exclusivamente ao(s) AUTOR(es) os direitos morais sobre as obras de sua autoria e/ou titularidade, sendo os terceiros usuários responsáveis pela atribuição de autoria e manutenção da integridade da OBRA em qualquer utilização. Ficam reservados exclusivamente ao(s) AUTOR(es) e/ou TITULAR(es) os usos comerciais da OBRA incluída no âmbito deste instrumento.

6. AUTORIA E TITULARIDADE - O AUTOR declara ainda que a obra é criação original própria e inédita, responsabilizando-se integralmente pelo conteúdo e outros elementos que fazem parte da OBRA, inclusive os direitos de voz e imagem vinculados à OBRA, obrigando-se a indenizar terceiros por danos, bem como indenizar e ressarcir a FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ de eventuais despesas que vierem a suportar, em razão de qualquer ofensa a direitos autorais ou direitos de voz ou imagem, principalmente no que diz respeito a plágio e violações de direitos.

7. GRATUIDADE - A cessão e autorização dos direitos indicados e estabelecidos neste Instrumento será gratuita, não sendo devida qualquer remuneração, a qualquer título, ao autor e/ou titular, a qualquer tempo.

Report an error