Análise de redes sociais como ferramenta de gestão em Redes do Conhecimento e da Inovação: O caso da disciplina gestão em rede para inovação em fitomedicamentos, de 2011.

Maria Beatriz Maria Beatriz da Silva Almeida
Rosane de Albuquerque dos Santos Abreu

Keywords

Análise de Redes Sociais. Redes do Conhecimento e da Inovação. Gestão em Rede. Gestão da Inovação em Fitomedicamentos.

Abstract

O Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde-NGBS/Farmanguinhos/Fiocruz, visando atender a demanda de formação de gestores de organizações em rede, como as RedesFito, instituiu o “Curso presencial em Gestão da Inovação em Fitomedicamentos” - GiFito. Na disciplina Gestão em Rede (GER) deste curso, os alunos refletem, analisam, elaboraram estratégias, e conhecem ferramentas de gestão em rede, pertinentes ao contexto complexo social das RedesFito. A abordagem de Análise de Redes Sociais (ARS), utilizada com os alunos da turma 2011, considera as fases: contexto, estrutura, dinâmica e padrões de relacionamentos, em uma percepção de rede em movimento, com sua unidade e sua multidiversidade. Esta ferramenta de gestão em redes do conhecimento e da inovação, aliada à metodologia pedagógica participativa de GER, possibilitou aos alunos e atores da Rede GiFito tomar consciência de seus conhecimentos pessoais, comunicações interpessoais, fluxos e domínios de informação e conhecimento, e de suas cooperações. A compreensão coletiva destes recursos favorece a aprendizagem individual, coletiva e organizacional em rede, bem como o desenvolvimento de competências eficazes para construir coletivamente soluções integradas e autossustentáveis de intervenção, na cadeia produtiva de medicamentos da biodiversidade.

References

  1. ALMEIDA, M. B. da S.; D’IPOLITTO, C. A análise de redes sociais como ferramenta estratégica de desenvolvimento regional: O Caso do Município de Silva Jardim, no Rio de Janeiro. Inteligência Empresarial (UFRJ) v. 30, p.19-27, Rio de Janeiro, 2007. ISSN 1517-3860. [Link]
  2. ALMEIDA, M. B. da S. Análise da rede dos alunos do curso GiFito, Relatório de Trabalho, Fiocruz, Rio de Janeiro, 2011.
  3. CASTELLS, M. A Sociedade em Rede (A era da informação: economia, sociedade e cultura; v.1). São Paulo: Paz e Terra, 9ª edição, Trad. Roneide Venancio Majer, 2006.
  4. D'IPOLITTO, C. O papel da inovação no processo da estratégia: uma pesquisa qualitativa em empresas emergentes de base tecnológica no Brasil, Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-graduação de Engenharia da COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, 2003.
  5. D'IPOLITTO, C.; Reflexões sobre fluxos de conhecimento, cooperação e valor em redes humanas. Inteligência Empresarial (UFRJ), v. 30, p. 2-7, Rio de Janeiro, 2007. ISSN 1517-3860. [Link].
  6. MARTELETO, R. M. Análise das redes sociais: aplicação nos estudos de transferência da informação, Ciência da Informação, v. 30, n. 1, Distrito Federal, 2001. ISSN 1518-8353. [CrossRef].
  7. MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2ª ed. Cortez. Tradução: SILVA, C. E. F.; Sawaya, J. Brasília, DF, UNESCO, São Paulo. 2000. ISBN 85-249-0741-X.

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >> 

Author(s)

  • Maria Beatriz Maria Beatriz da Silva Almeida
    Fiocruz, Instituto de Tecnologia em Fármacos/Farmanguinhos, Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde-NGBS, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Rosane de Albuquerque dos Santos Abreu
    Fiocruz, Instituto de Tecnologia em Fármacos/Farmanguinhos, Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde-NGBS, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Metrics

  • Article viewed 356 time(s)

How to Cite

1.
Análise de redes sociais como ferramenta de gestão em Redes do Conhecimento e da Inovação: O caso da disciplina gestão em rede para inovação em fitomedicamentos, de 2011. Rev Fitos [Internet]. 2017 Sep. 25 [cited 2024 Dec. 22];11(1):8-16. Available from: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/451
Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2017 Revista Fitos Eletrônica

Report an error