Análise de redes sociais como ferramenta de gestão em Redes do Conhecimento e da Inovação: O caso da disciplina gestão em rede para inovação em fitomedicamentos, de 2011.

Maria Beatriz Maria Beatriz da Silva Almeida
Rosane de Albuquerque dos Santos Abreu

Palavras-chave

Análise de Redes Sociais. Redes do Conhecimento e da Inovação. Gestão em Rede. Gestão da Inovação em Fitomedicamentos.

Resumo

O Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde-NGBS/Farmanguinhos/Fiocruz, visando atender a demanda de formação de gestores de organizações em rede, como as RedesFito, instituiu o “Curso presencial em Gestão da Inovação em Fitomedicamentos” - GiFito. Na disciplina Gestão em Rede (GER) deste curso, os alunos refletem, analisam, elaboraram estratégias, e conhecem ferramentas de gestão em rede, pertinentes ao contexto complexo social das RedesFito. A abordagem de Análise de Redes Sociais (ARS), utilizada com os alunos da turma 2011, considera as fases: contexto, estrutura, dinâmica e padrões de relacionamentos, em uma percepção de rede em movimento, com sua unidade e sua multidiversidade. Esta ferramenta de gestão em redes do conhecimento e da inovação, aliada à metodologia pedagógica participativa de GER, possibilitou aos alunos e atores da Rede GiFito tomar consciência de seus conhecimentos pessoais, comunicações interpessoais, fluxos e domínios de informação e conhecimento, e de suas cooperações. A compreensão coletiva destes recursos favorece a aprendizagem individual, coletiva e organizacional em rede, bem como o desenvolvimento de competências eficazes para construir coletivamente soluções integradas e autossustentáveis de intervenção, na cadeia produtiva de medicamentos da biodiversidade.

Referências

  1. ALMEIDA, M. B. da S.; D’IPOLITTO, C. A análise de redes sociais como ferramenta estratégica de desenvolvimento regional: O Caso do Município de Silva Jardim, no Rio de Janeiro. Inteligência Empresarial (UFRJ) v. 30, p.19-27, Rio de Janeiro, 2007. ISSN 1517-3860. [Link]
  2. ALMEIDA, M. B. da S. Análise da rede dos alunos do curso GiFito, Relatório de Trabalho, Fiocruz, Rio de Janeiro, 2011.
  3. CASTELLS, M. A Sociedade em Rede (A era da informação: economia, sociedade e cultura; v.1). São Paulo: Paz e Terra, 9ª edição, Trad. Roneide Venancio Majer, 2006.
  4. D'IPOLITTO, C. O papel da inovação no processo da estratégia: uma pesquisa qualitativa em empresas emergentes de base tecnológica no Brasil, Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-graduação de Engenharia da COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, 2003.
  5. D'IPOLITTO, C.; Reflexões sobre fluxos de conhecimento, cooperação e valor em redes humanas. Inteligência Empresarial (UFRJ), v. 30, p. 2-7, Rio de Janeiro, 2007. ISSN 1517-3860. [Link].
  6. MARTELETO, R. M. Análise das redes sociais: aplicação nos estudos de transferência da informação, Ciência da Informação, v. 30, n. 1, Distrito Federal, 2001. ISSN 1518-8353. [CrossRef].
  7. MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2ª ed. Cortez. Tradução: SILVA, C. E. F.; Sawaya, J. Brasília, DF, UNESCO, São Paulo. 2000. ISBN 85-249-0741-X.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Autor(es)

  • Maria Beatriz Maria Beatriz da Silva Almeida
    Fiocruz, Instituto de Tecnologia em Fármacos/Farmanguinhos, Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde-NGBS, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Rosane de Albuquerque dos Santos Abreu
    Fiocruz, Instituto de Tecnologia em Fármacos/Farmanguinhos, Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde-NGBS, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Métricas

  • Artigo visto 353 vez(es)

Como Citar

1.
Análise de redes sociais como ferramenta de gestão em Redes do Conhecimento e da Inovação: O caso da disciplina gestão em rede para inovação em fitomedicamentos, de 2011. Rev Fitos [Internet]. 25º de setembro de 2017 [citado 2º de dezembro de 2024];11(1):8-16. Disponível em: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/451
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2017 Revista Fitos Eletrônica

Informe um erro