Manejo de biomassa e compostos majoritários de óleos essenciais de espécies do Bioma Pampa

Lucas Guilherme Perez Elguy
Adriana Carla Dias Trevisan
Marina Pereira Coelho
Yeferson Ely Cavalheiro de Oliveira
Luiz Augusto dos Santos Madureira

    Lucas Guilherme Perez Elguy

    Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Unidade Santana do Livramento. Ecos do Pampa. Rua Rivadávia Corrêa, 825, Centro, CEP 97573-553, Sant'Ana do Livramento, RS, Brasil.

    Ensino-médio, curso Técnico profissionalizante em agropecuária, pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha(2015). Tem experiência na área de Agronomia. Bolsista de Iniciação Científica INICIE/UERGS.

    Adriana Carla Dias Trevisan

    Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Unidade Santana do Livramento. Ecos do Pampa. Rua Rivadávia Corrêa, 825, Centro, CEP 97573-553, Sant'Ana do Livramento, RS, Brasil.

    http://lattes.cnpq.br/2960315563997221

    É professora adjunta de Agroecologia na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Agronomia, mestrado em Agroecossistemas, doutorado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina. Fez pós doutorado em sistemas agroflorestais visando a inserção de arranjos inovativos com uso da sociobiodiversidade. Autora de três livros sobre a natureza dos estados brasileiros: Santa Catarina, Tocantins e Rio Grande do Sul. Foi consultora do Programa das Nações Unidas para projetos de corredores ecológicos na Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. Atualmente é líder do grupo de pesquisa Ecologia dos Saberes em Agroecossistemas do bioma Pampa que visa criar estratégias de inovação e redesenho dos sistemas produtivos convencionais com a geração de processos e produtos que aliem produção de alimentos, conservação do bioma e valorização dos povos do Pampa. 

    Marina Pereira Coelho

    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Departamento de Química (CFM), Campus Universitário Trindade, CEP 88040-900, Florianópolis, SC, Brasil.

    Doutorado em andamento pelo Programa de Pós Graduação em Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Química Analítica pela UFSC (2019) e Bacharela em Química (2017) pela mesma universidade. Possui experiência na área de Química Analítica e Ambiental, com ênfase em preparo de amostras, métodos cromatográficos, análise de compostos orgânicos na determinação de hidrocarbonetos alifáticos e policíclicos aromáticos e marcadores químicos de contaminação por esgoto doméstico em amostras ambientais.

    Colaboradora no Laboratório de Química Ambiental e Geoquímica Orgânica, Universidade Federal de Santa Catarina.

    Yeferson Ely Cavalheiro de Oliveira

    Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Unidade Santana do Livramento. Rua Rivadávia Corrêa, 825, Centro, CEP 97573-553, Sant'Ana do Livramento, RS, Brasil.

    Bolsista Iniciação Científica INICIE/UERGS.

    Estudante de Bacharelado em Agronomia na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul deste 01/2017. Técnico em Automação Industrial pelo Centro Tecnológico SENAI Mecatrônica em Caxias do Sul - RS. Eletricista Instalador Pelo SENAI Thomaz Albornoz Santana do Livramento - RS. Microempreendedor no ramo de instalação e manutenção elétrica predial e industrial. Experiencia trabalhista em atendimento de campo e visita técnica para manutenção e funcionamento de maquinas manuais e automatizadas para processos de soldagem. Organização de viagens de atendimento. Atendimento ao publico. Visão sistêmica de processos de produção e qualidade. Interesse por novas áreas de conhecimento e inovações. Discente Monitor da disciplina de Matemática Aplicada do curso de Bacharelado em Agronomia 01/2018. Membro do Diretório Acadêmico do curso de Bacharelado em Agronomia 2019. Bolsista de pesquisa na Área Ciências da Vida e Meio Ambiente em 2019 com o projeto ÓLEOS ESSENCIAIS DE ESPÉCIES DO BIOMA PAMPA PARA USO COMO BIODEFENSIVO NA FRUTICULTURA, em andamento com coordenação e edição da Profª. Drª. Adriana Carla Dias Trevisan. 

    Luiz Augusto dos Santos Madureira

    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Departamento de Química (CFM), Campus Universitário Trindade, CEP 88040-900, Florianópolis, SC, Brasil.

    Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (1985), mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), doutorado e pós-doutorado em Geoquímica Orgânica - University of Bristol (1994). Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Química Analítica e Geoquímica Orgânica, com ênfase em ambientes costeiros, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos cromatográficos, hidrocarbonetos de petróleo e biomarcadores, ácidos graxos, esteróis, fenóis e química ambiental. Tem desenvolvido atividades na área de perícia ambiental para o ministério público e justiça federal no estado de Santa Catarina. É consultor ad-hoc desde 2000 da FAPERJ e revisor de artigos para os jornais Química Nova, Journal of the Brazilian Chemical Society, Chemistry and Ecology, Science of the Total Environment, Revista Virtual de Química e Brazilian Journal of Oceanography. Foi sub-coordenador do curso de Pós-Graduação em Química da UFSC de julho de 2013 a junho de 2015 e Coordenador de Estágio dos cursos de Bacharelado e Bacharelado Tecnológico em Química do Departamento de Química da UFSC de julho de 2011 a julho de 2015. Chefe do Departamento de Química da UFSC de julho de 2015 a junho de 2017. Vice-Diretor do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas: início em janeiro de 2021.

    Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, Laboratório de Química Ambiental e Geoquímica Orgânica.


Palavras-chave

Sociobiodiversidade
Inovação
Conservação do Pampa
Arranjos Ecoprodutivos Locais

Resumo

O Pampa é o único bioma totalmente gaúcho e apresenta grande biodiversidade. Os produtos naturais, especialmente de óleos essenciais provenientes de espécies nativas, podem ser um vetor de inovação em territórios pressionados pelo agronegócio. Assim, este trabalho teve o objetivo de estimular a conservação da biodiversidade do Pampa por meio do uso sustentável de espécies nativas. Avaliou-se técnicas de manejo da biomassa e prospecção química dos óleos essenciais extraídos de três espécies: Baccharis crispa, Eugenia uniflora, e Aloysia gratissima. A biomassa foi coletada e processada e os óleos essenciais extraídos via destilação por arraste a vapor relacionando-se o tipo de beneficiamento e rendimento. Nas três espécies predominaram monoterpenos entre os compostos majoritários. Foram quinze constituintes majoritários com 57,8% de monoterpenos em E. uniflora, dez com 72,6% para A. gratissima e oito com 88,7% para B. crispa. A estruturação de métodos de manejo de populações naturais bem como de plantios comerciais poderá auxiliar na valorização de espécies nativas dominantes e indesejadas no Pampa. Nesse sentido, emerge a oportunidade de utilização dessas espécies na promoção de sistemas produtivos inovadores via arranjos ecoprodutivos locais sustentados, e da pesquisa agroecológica para o desenvolvimento de produtos, com formação de capital humano e criação de mercados.

Referências

  1. Wizniewsky CRF, Foleto EM. Olhares sobre o Pampa: um território em disputa [Internet]. Evangraf. Porto Alegre; 2017. 258 p. Disponível em: [Link].
  2. Boldrini, II. A flora dos Campos do Rio Grande do Sul. In: Pillar VP, Muller SC, Castilhos ZMS, Jacques AVA, editors. Campos Sulinos: conservação e uso sustentável da biodiversidade. 1st ed. Porto Alegre: UFRGS; 2009. 403 p..
  3. Bizzo HR, Hovell AMC, Rezende CM. Óleos essenciais no Brasil: aspectos gerais, desenvolvimento e perspectivas. Quim Nova [Internet]. 2009; 32(3): 588-94. ISSN 1678-7064. [cited 2020 Jun 10]. Disponível em: [CrossRef] [Link].
  4. Cunha AL, Moura KS, Barbosa JC, Santos AF. Os metabólitos secundários e sua importância para o organismo. Diversitas J [Internet]. 2016; 1(2): 175. ISSN 2525-5215. [cited 2020 Jul 8]. Disponível em: [CrossRef].
  5. Heiden G, Iganci JRV, Macias L. Baccharis sect. Caulopterae (Asteraceae, Astereae) no Rio Grande do Sul, Brasil. Rodriguésia [Internet]. 2009; 60(4): 943-83. ISSN 2175-7860. [cited 2020 Jul 10]. Disponível em: [CrossRef] [Link].
  6. Azambuja-Filho JCR. Dinâmica vegetacional de campo nativo com históricos de manejo contrastantes, submetido ao diferimento. 101 fs. Porto Alegre, 2013. Dissertação de mestrado [Programa de Pós-graduação em Zootecnia] - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Porto Alegre, 2013. Disponível em: [Link].
  7. Silveira Rabelo AC, Caldeira Costa D. A review of biological and pharmacological activities of Baccharis trimera. Chem Biol Interact [Internet]. 2018; [cited 2020 Oct 10]. (12)296: 65–75. Disponível em: [CrossRef].
  8. Gonçalves CEP. Alelopatia de carqueja (Baccharis trimera Less) e ação de fungos de capim-annoni (Eragrostis plana Ness). 88 fs. Santa Maria. 2014. Dissertação de mestrado [Programa de Pós-graduação em Agrobiologia] Centro de Ciências Naturais e Exatas - Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Santa Maria. RS. 2014. Disponível em: [Link].
  9. Garcia D, Furlan MR, Ming LC. Baccharis trimera (Less.) DC. in Albuquerque UP, Patil U, Máthé Á, editors. Medicinal and Aromatic Plants of South America. Dordrecht: Springer Netherlands; 2018 [cited 2020 Aug 5]. p.129-138. ISBN 978-94-024-1550-6. Disponível em: [CrossRef].
  10. Moreno-Pizani MA, Paredes-Trejo FJ, Farias-Ramirez AJ, dos Santos HT, Prado Massarioli A, Marin FR et al. Essential Oil Content of Baccharis crispa Spreng. Regulated by Water Stress and Seasonal Variation. AgriEngineering [Internet]. 2020 Aug 8; 2(3): 458-70. ISSN 2624-7402. [cited 2020 Nov 10]. Disponível em: [CrossRef] [Link].
  11. Minteguiaga M, Mercado MI, Ponessa GI, Catalán CAN, Dellacassa E. Morphoanatomy and essential oil analysis of Baccharis trimera (Less.) DC. (Asteraceae) from Uruguay. Ind Crops & Prod [Internet]. 2018; 112(2018): 488-98. ISSN 0926-6690 . [cited 2022 Aug 25]. Disponível em: [CrossRef] [Link].
  12. Amaral AS, Mossi AJ, Randüz LL, Treichel H, Teixeira AJ, Lerin LA et al. Cultivo de carqueja (Baccharis trimera) em solução nutritiva com diferentes concentrações de nitrogênio, fósforo e potássio. Rev Perspectiva [Internet]. 2010; 34(127): 25-34. ISSN 2175-795X. [cited 2020 Jul 10]. Disponível em: [Link].
  13. Amaral AS, Radünz LL, Mossi AJ, Santi A, Rosa MMFF, Feiten F. Rendimento de matéria seca e de óleo essencial de Baccharis trimera com adubação química e orgânica. Rev Ciên Agrovet [Internet]. 2010; 9(1): 20-8. ISSN 2238-1171. [cited 2020 Feb 2]. Disponível em: [Link].
  14. Pedrotti C, Ribeiro RTS, Schwambach J. Control of postharvest fungal rots in grapes through the use of Baccharis trimera and Baccharis dracunculifolia essential oils. Crop Prot [Internet]. 2019; 125(2019): 104912. ISSN 0261-2194. [cited 2020 Oct 10]. Disponível em: [CrossRef] [Link].
  15. Paroul N, Rosa RLD, Piazza SP, Bertella T, Puton BMS, Falcão L et al. Composição química e atividade antioxidante de Baccharis trimera Pers e Baccharis dracunculifolia DC (Asteraceae). Rev Perspectiva [Internet]. 2016; 40(151): 55-64. ISSN 2175-795X. [cited 2020 Aug 1]. Disponível em: [Link].
  16. Torre AD. Óleo essencial de Baccharis trimera (Less.) DC.: estudos de genotoxidade, mutagenicidade e metabolismo. 144 fs. Campinas; 2018. Tese de Doutorado. [Instituto de Biologia]. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Campinas. 2018. [cited 2019 Aug 28]. Disponível em: [Link].
  17. Coradin L, Siminski A, Reis A. Espécies Nativas da Flora Brasileira de Valor Econômico Atual ou Potencial Plantas para o Futuro - Região Sul. Brasília, MMA; 2011. ISBN 978-85-7738-153-1
  18. Prestes LS, Schuch LFD, Alves GH, Santos MAZ, Rodrigues MRA, Meireles MCA. Evaluation of the bactericidal action of essential oils from guava, Surinam cherry and strawberry guava. Rev Cuba Pl Med [Internet]. 2011; 16(4): 324-30. [cited 2020 Mar 3]. Disponível em: [Link].
  19. Brun G da R, Mossi AJ. Chemical Characterization and Antimicrobial Activity of the Volatile oil of Pitanga (Eugenia Uniflora L.). Rev Perspectiva [Internet]. 2010; 34(127): 135-42. ISSN 2175-795X. [cited 2020 May 5]. Disponível em: [Link].
  20. Santos JFS, Rocha JE, Bezerra CF, Nascimento SMK, Matos YMLS, Freitas TS et al. Chemical composition, antifungal activity and potential anti-virulence evaluation of the Eugenia uniflora essential oil against Candida spp. [Internet]. 2018; 261(11):233–9. ISSN 1873-7072. [cited 2020 Aug 8]. Disponível em: [CrossRef].
  21. Figueiredo PLB, Pinto LC, Costa JS, Silva ARC, Mourão RHV, Montenegro RC et al. Composition, antioxidant capacity and cytotoxic activity of Eugenia uniflora L. chemotype-oils from the Amazon. J Ethnopharmacol [Internet]. 2019; 232(11): 30-8. ISSN 18727573. [cited 2020 Aug 5]. Disponível em: [CrossRef].
  22. Santos FR. Estudo Comparativo dos Óleos Essenciais de Espécies da Família Myrtaceae através do Perfil Cromatográfico, Análise Multivariada e Atividades Biológicas. 115 fs. Seropédica, 2016. Tese de doutorado [Programa de pós-graduação em Química] Instituto de Ciências Exatas - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Seropédica, RJ. 2016. [cited 2020 Nov 14]. Disponível em: [Link].
  23. Costa DP, Santos SC, Seraphin JC, Ferri PH. Seasonal variability of essential oils of Eugenia uniflora leaves. J Braz Chem Soc [Internet]. 2009; 20(7): 1287-93. ISSN 1678-4790. [cited 2020 May 9]. Disponível em: [CrossRef] [Link].
  24. Jung PH, Silveira AC, Nieri EM, Potrich M, Silva ERL, Refatti M. Atividade inseticida de Eugenia uniflora L. e Melia azedarach L. sobre Atta laevigata Smith. Floresta e Ambient [Internet]. 2013; 20(2): 191-6. ISSN 2179-8087. [cited 2020 May 5]. Disponível em: [CrossRef] [Link].
  25. Araújo FF, Neri-Numa IA, Paulo FD, Cunha GRMC, Pastore GM. Wild Brazilian species of Eugenia genera (Myrtaceae) as an innovation hotspot for food and pharmacological purposes. Food Res Int [Internet]. 2019; 121(2019): 57-72. ISSN 1873-7145. [cited 2020 Nov 10]. Disponível em: [CrossRef].
  26. Santos FM. Aspectos ecofisiológicos de Aloysia gratissima (Gillies et Hook) Troncoso [Verbenaceae] associados à composição do óleo essencial e sua ação microbiana. 129 fs. Lavras; 2007. Dissertação de mestrado. [Pós-graduação em Agronomia] - Universidade Federal de Lavras, UFL, Lavras, MG. 2007. [cited 2019 May 10]. Disponível em: [Link].
  27. Soler E, Dellacassa E, Moyna P. Composition of Aloysia gratissima leaf essential oil. Phytochemistry [Internet]. 1986; 25(6): 1343-5. ISSN 0031-9422. [cited 2020 Feb 5]; Disponível em: [CrossRef] [Link].
  28. Santos FM, Pinto JEBP, Bertolucci SKV, Alvarenga AA, Alves MN, Duarte MCT et al. Chemical composition and antimicrobial activity of the essential oil from the leaves and flowers of Aloysia gratissima. Rev Bras Pl Med [Internet]. 2016; 1125(1125). ISSN 1516-0572 [cited 2019 Aug 5]; Disponível em: [CrossRef].
  29. Franco ALP, Oliveira TB, Ferri PH, Bara MTF, Paula JR. Avaliação da composição química e atividade antibacteriana dos óleos essenciais de Aloysia gratissima (Gillies & Hook) Tronc. (alfazema), Ocimum gratissimum L. (alfavaca-cravo) e Curcuma longa l. (açafrão). Rev Eletr Farm [Internet]. 2007; 4(2): 208-220. ISSN 1888-8884. [cited 2019 May 5]; Disponível em: [CrossRef] [Link].
  30. Pinto JEBP, Cardoso JCW, Castro EM, Bertolucci SK V, Melo LA, Dousseau S. Aspectos morfofisiológicos e conteúdo de óleo essencial de plantas de alfazema-do-Brasil em função de níveis de sombreamento. Hortic Bras [Internet]. 2007; 25(2): 210-4. ISSN 1806-9991. [cited 2019 Sep 8]; Disponível em: [CrossRef] [Link].
  31. Souza MA, Guzatti JGG, Martello RH, Schindler MSZ, Calisto JFF, Morgan LV et al. Supercritical CO2 extraction of Aloysia gratissima leaves and evaluation of anti-inflammatory activity. J Supercrit Fluids [Internet]. 2020; 159(2020). ISSN 0896-8446. [cited 2020 Aug 5];. Disponível em: [CrossRef] [Link].
  32. Vandresen F, Schmitt E, Kato L, Oliveira CMA, Amado CAB, Silva CC. Constituintes químicos e avaliação das atividades antibacteriana e antiedematogênica de Aloysia gratissima (Gillies & Hook.) Tronc. e Aloysia virgata (Ruiz & Pav.) Pers., Verbenaceae. Rev Bras Farmacogn [Internet]. 2010; 20(3): 317-21. ISSN 0102-695X. [cited 2020 Sep 10]; Disponível em: [CrossRef] [Link].
  33. Coelho AAM. Análise inseticida de extratos de plantas do bioma Cerrado sobre triatomíneos e larvas de Aedes aegypti. Brasília, 2006. [Internet]. Dissertação de Mestrado [Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde] - Universidade de Brasília, UNB, Brasília, 2006. [cited 2019 Aug 5]. Disponível em: [Link].
  34. Xing C, Qin C, Li X, Zhang F, Linhardt RJ, Sun P et al. Chemical composition and biological activities of essential oil isolated by HS-SPME and UAHD from fruits of bergamot. Food Sci Technol - LWT [Internet]. 2019; 104(2019): 38-44. ISSN 0023-6438. [cited 2020 Aug 7]; Disponível em: [CrossRef].
  35. Scheffer-Basso SM, Lubenow R, Carneiro CM, Chini SO. Morfofisiologia da rebrota de Baccharis trimera (Less) DC., Asteraceae: Subsídios para seu controle em pastagens naturais. Biotemas [Internet]. 2008; 21(3): 31-7. ISSN 2175-7925. [cited 2020 Sep 5]; Disponível em: [Link].
  36. Simões CMO, Spitzer V, Schenkel EP, Gosmann G, Mello JCP, Mentz LA et al. Óleos voláteis. In: Farmacognosia: da planta ao medicamento. 5ª ed. Porto Alegre: Ed. UFRGS; Florianópolis: Ed. UFSC. 2004. p.467-498. ISBN 857025590X, 9788570255907.
  37. Minteguiaga M, Mercado MI, Ponessa GI, Catalán CAN, Dellacassa E. Morphoanatomy and essential oil analysis of Baccharis trimera (Less.) DC. (Asteraceae) from Uruguay. Ind Crops Prod [Internet]. 2018; 112(2018): 488-98. ISSN 0926-6690. [cited 2020 Oct 5]; Disponível em: [CrossRef].

Autor(es)

  • Lucas Guilherme Perez Elguy
    Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Unidade Santana do Livramento. Ecos do Pampa. Rua Rivadávia Corrêa, 825, Centro, CEP 97573-553, Sant'Ana do Livramento, RS, Brasil.
  • Adriana Carla Dias Trevisan
    Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Unidade Santana do Livramento. Ecos do Pampa. Rua Rivadávia Corrêa, 825, Centro, CEP 97573-553, Sant'Ana do Livramento, RS, Brasil.
  • Marina Pereira Coelho
    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Departamento de Química (CFM), Campus Universitário Trindade, CEP 88040-900, Florianópolis, SC, Brasil.
  • Yeferson Ely Cavalheiro de Oliveira
    Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Unidade Santana do Livramento. Rua Rivadávia Corrêa, 825, Centro, CEP 97573-553, Sant'Ana do Livramento, RS, Brasil.
  • Luiz Augusto dos Santos Madureira
    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Departamento de Química (CFM), Campus Universitário Trindade, CEP 88040-900, Florianópolis, SC, Brasil.

Métricas

  • Artigo visto 331 vez(es)

Como Citar

1.
Manejo de biomassa e compostos majoritários de óleos essenciais de espécies do Bioma Pampa. Rev Fitos [Internet]. 30º de setembro de 2021 [citado 3º de fevereiro de 2025];15(3):333-45. Disponível em: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/1065

1. DIREITOS CEDIDOS - A cessão total não exclusiva, permanente e irrevogável dos direitos autorais patrimoniais não comerciais de utilização de que trata este documento inclui, exemplificativamente, os direitos de disponibilização e comunicação pública da OBRA, em qualquer meio ou veículo, inclusive em Repositórios Digitais, bem como os direitos de reprodução, exibição, execução, declamação, recitação, exposição, arquivamento, inclusão em banco de dados, preservação, difusão, distribuição, divulgação, empréstimo, tradução, dublagem, legendagem, inclusão em novas obras ou coletâneas, reutilização, edição, produção de material didático e cursos ou qualquer forma de utilização não comercial.

2. AUTORIZAÇÃO A TERCEIROS - A cessão aqui especificada concede à FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ o direito de autorizar qualquer pessoa – física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira – a acessar e utilizar amplamente a OBRA, sem exclusividade, para quaisquer finalidades não comerciais, nos termos deste instrumento.

3. USOS NÃO COMERCIAIS - Usos não comerciais são aqueles em que a OBRA é disponibilizada gratuitamente, sem cobrança ao usuário e sem intuito de lucro direto por parte daquele que a disponibiliza e utiliza.

4. NÃO EXCLUSIVIDADE - A não exclusividade dos direitos cedidos significa que tanto o AUTOR como a FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ou seus autorizados poderão exercê-los individualmente de forma independente de autorização ou comunicação, prévia ou futura.

5. DIREITOS RESERVADOS - São reservados exclusivamente ao(s) AUTOR(es) os direitos morais sobre as obras de sua autoria e/ou titularidade, sendo os terceiros usuários responsáveis pela atribuição de autoria e manutenção da integridade da OBRA em qualquer utilização. Ficam reservados exclusivamente ao(s) AUTOR(es) e/ou TITULAR(es) os usos comerciais da OBRA incluída no âmbito deste instrumento.

6. AUTORIA E TITULARIDADE - O AUTOR declara ainda que a obra é criação original própria e inédita, responsabilizando-se integralmente pelo conteúdo e outros elementos que fazem parte da OBRA, inclusive os direitos de voz e imagem vinculados à OBRA, obrigando-se a indenizar terceiros por danos, bem como indenizar e ressarcir a FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ de eventuais despesas que vierem a suportar, em razão de qualquer ofensa a direitos autorais ou direitos de voz ou imagem, principalmente no que diz respeito a plágio e violações de direitos.

7. GRATUIDADE - A cessão e autorização dos direitos indicados e estabelecidos neste Instrumento será gratuita, não sendo devida qualquer remuneração, a qualquer título, ao autor e/ou titular, a qualquer tempo.

Informe um erro