Educação ambiental no espaço escolar: um olhar voltado para o conhecimento das leis ambientais

Rosana Maria de Oliveira
Mariane Grando Ferreira
Cassiane Beatrís Pasuck Benassi
Maira Vanessa Bär
Dulce Maria Strieder

    Rosana Maria de Oliveira

    Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) campus Cascavel, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, Rua Universitária, 2069, Bloco de Ciências (prédio novo) - 3º andar/ sala 79, CEP 85819-110, PR, Brasil.

    Graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/Campus Cascavel. Ex-Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (UNIOESTE/ PIBIC - CNPq) entre 2017-2018. Integrante do grupo de pesquisa em Formação de Professores de Ciências e Matemática - FOPECIM (UNIOESTE/ campus Cascavel) e do Grupo de Extensão, Pesquisa e Investigação em Ensino de Ciências - GEPIEC (UNIOESTE/ Campus Toledo). Mestranda do programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Educação em Matemática - Stricto Sensu (2019 - 2020) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/Campus Cascavel e discente do curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática - Lato Sensu (2019) pela mesma instituição. 

    Mariane Grando Ferreira

    Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) campus Cascavel, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, Rua Universitária, 2069, Bloco de Ciências (prédio novo) - 3º andar/ sala 79, CEP 85819-110, PR, Brasil.

    Pedagoga pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná ( UNIOESTE) . Mestre em Educação em Ciências e Educação Matemática pelo PPGECEM da Universidade Estadual do Oeste do Paraná ( UNIOESTE). Aluna do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de 2015 a 2017 com bolsa pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES bem como, aluna no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) com bolsa pela Fundação Araucária e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de 2017 a 2018. Pesquisa na área do Ensino de Ciências as seguintes temáticas: Lúdico, Ludicidade, Atividades Lúdicas, Livro Didático, Formação de Professores e Educação Básica. Além disso, integra o Grupo de Pesquisa de Formação de Professores de Ciências e Matemática (FOPECIM) e o Núcleo de Pesquisa em Ciências e Matemática (NUPECIM) na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) . Por fim, é servidora pública concursada da Prefeitura Municipal de Cascavel/ PR atuando na Rede Municipal de Ensino como professora nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 

    Cassiane Beatrís Pasuck Benassi

    Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) campus Cascavel, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, Rua Universitária, 2069, Bloco de Ciências (prédio novo) - 3º andar/ sala 79, CEP 85819-110, PR, Brasil.

    Possui graduação em Matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2005)-Campus de Erechim, RS, com habilitação para Física e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2016)- Campus de Cascavel. Atualmente é Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Participa do Grupo de Formação de Professores no Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Cascavel), atuando no tema da percepção pública da Ciência.

    Maira Vanessa Bär

    Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) campus Cascavel, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, Rua Universitária, 2069, Bloco de Ciências (prédio novo) - 3º andar/ sala 79, CEP 85819-110, PR, Brasil.

    Graduada no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Também é licenciada em Pedagogia pela Universidade Paulista (UNIP). Especialista em Educação Especial e Inclusiva (São Luiz). Mestre em Educação (UNIOESTE). Doutora em Educação em Ciências e Educação Matemática pelo PPGECEM (UNIOESTE). Atualmente, é Pedagoga no Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE) da UNIOESTE - Campus Toledo-PR. É integrante do grupo de Pesquisa Formação de Professores de Ciências e Matemática e do Grupo de Pesquisa Educação em Ciências e Biologia.

    Dulce Maria Strieder

    Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) campus Cascavel, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, Rua Universitária, 2069, Bloco de Ciências (prédio novo) - 3º andar/ sala 79, CEP 85819-110, PR, Brasil.

    Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007). É docente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE, com atuação na área de Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (Mestrado e Doutorado) do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas/UNIOESTE. Tem experiência na área de Ensino de Ciências/Física, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores e cultura científica.


Palavras-chave

Meio Ambiente
Legislação
Conscientização
Formação Humana

Resumo

Diante do atual cenário de constante degradação do meio ambiente, preconiza-se uma Educação Ambiental que sensibilize o estudante à preservação e conservação do patrimônio ambiental, minimizando, os futuros danos permanentes. Sendo assim, o presente artigo tem por objetivo discutir os aspectos da legislação ambiental com a perspectiva de se tornar um parâmetro para o ensino e aprendizagem no contexto escolar. A partir de uma análise documental e bibliográfica, o trabalho descreve a trajetória histórica da elaboração de leis brasileiras para fins específicos e pondera o trabalho pedagógico em sala de aula como ferramenta crucial neste processo. A partir desse estudo, salienta-se a importância deste ensino para a plena formação de estudantes reflexivos, críticos e com uma postura ambientalista.

Referências

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Autor(es)

  • Rosana Maria de Oliveira
    Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) campus Cascavel, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, Rua Universitária, 2069, Bloco de Ciências (prédio novo) - 3º andar/ sala 79, CEP 85819-110, PR, Brasil.
  • Mariane Grando Ferreira
    Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) campus Cascavel, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, Rua Universitária, 2069, Bloco de Ciências (prédio novo) - 3º andar/ sala 79, CEP 85819-110, PR, Brasil.
  • Cassiane Beatrís Pasuck Benassi
    Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) campus Cascavel, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, Rua Universitária, 2069, Bloco de Ciências (prédio novo) - 3º andar/ sala 79, CEP 85819-110, PR, Brasil.
  • Maira Vanessa Bär
    Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) campus Cascavel, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, Rua Universitária, 2069, Bloco de Ciências (prédio novo) - 3º andar/ sala 79, CEP 85819-110, PR, Brasil.
  • Dulce Maria Strieder
    Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) campus Cascavel, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, Rua Universitária, 2069, Bloco de Ciências (prédio novo) - 3º andar/ sala 79, CEP 85819-110, PR, Brasil.

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Como Citar

1.
Educação ambiental no espaço escolar: um olhar voltado para o conhecimento das leis ambientais. Rev Fitos [Internet]. 30º de setembro de 2021 [citado 19º de novembro de 2024];15(3):307-15. Disponível em: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/1072

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