Fundamentos da educação crítica aplicados a projetos de educação, sociobiodiversidade e saúde: relato de experiência

Maria da Conceição Nascimento Monteiro
OrcID
Regina Coeli Nacif Costa
OrcID

    Maria da Conceição Nascimento Monteiro

    Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Tecnologia em Fármacos-Farmanguinhos, Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde (CIBS), Coordenação de Ensino e Capacitação. Av. Comandantes Guaranis, 447, Jacarepaguá, CEP: 22775-903, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

    OrcID https://orcid.org/0000-0002-3706-699X

    Doutora em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (1998). Integrante do Programa de Doutorado com Estágio no Exterior/PDEE aplicado à École des Hautes Études en Sciences Sociales/EHESS/Paris(1995). Mestre em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (1992). Especialista em Psiquiatria Social pela Escola Nacional de Saúde Pública/ENSP/Organização Panamericana de Saúde/OPS (1989). Especialista Gestão e Desenvolvimento de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas/FGV (1986). Psicóloga pela Faculdade Integrada Celso Lisboa (1981). Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e gestão na Fundação Oswaldo Cruz (1979-1999). Titular da disciplina Psicologia aplicada à Odontologia da Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo (1999 - 2009). Coordenadora e Diretora do Curso de Psicologia na Universidade Estácio de Sá (1999 - 2005). Em 2005 integra à equipe da Coordenação de Ensino de Farmanguinhos/FIOCRUZ para implantação da área de ensino dessa Unidade, com foco nos Cursos de Pós-Graduação. Trabalha há 12 anos na gestão participativa no Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde/NGBS ? RedesFito de Farmanguinhos/Fiocruz, hoje CIBS - Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde, organizado a partir de projetos relacionados à inovação em medicamentos da biodiversidade. Assessora da Cooperação Internacional do Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde. Em 2012 elaborou o projeto do Observatório de Socianalítico da RedesFito em Inovação em Medicamentos da Biodiversidade, visando a coleta e o monitoramento de informações sobre inovação em medicamentos da biodiversidade através de intervenções socianalíticas com a participação dos socianalistas Christiane Gilon e Patrice Ville da Universidade Paris8. Orienta Trabalhos de Conclusão de Cursos e compõe Bancas Examinadoras de estudantes do Cursos de Gestão da Inovação em Fitomedicamentos e de outras Instituições de ensino no Rio de Janeiro. Desenvolve pesquisas exploratórias sobre Plantas Medicinais aplicadas aos transtornos de ansiedade, depressão, alcoolismo e dependência química sob orientação do Prof. Dr. Benjamin Gilbert. Coordena a linha de Pesquisa Conhecimento, aprendizado e informação em inovação de medicamentos da biodiversidade no Grupo de Pesquisa do CNPq. Gestora do Projeto de Intercâmbio Acadêmico para Estágio de estudantes de Mestrado e Doutorado da Universidade Paris8/FR - Universidade de Girona/ES ? Faculty Southern Methodist University/USA. Integra o GT em educação crítica, complexidade e epistemologias do Sul em parceria com a Universidade Paris 8 e o GT Psicologia, sustentabilidade e ética nas práticas institucionais - uma parceria multidisciplinar com professores e pesquisadores da UFRJ/Universidade de Breda ? Holanda/UERJ, Instituto Mamirauá/UNIFESSPA, UNB, UFF, UVA implantado durante o congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação/ ANPEPP. 

    Regina Coeli Nacif Costa

    Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Tecnologia em Fármacos-Farmanguinhos, Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde (CIBS), Coordenação de Ensino e Capacitação. Av. Comandantes Guaranis, 447, Jacarepaguá, CEP: 22775-903, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

    OrcID https://orcid.org/0000-0002-6283-3898

    Mestrado em Educação pela Universidade do Rio de Janeiro (UERJ)2000-2003, Curso de Especialização em Educação com Aplicação de Informática pela Universidade do Rio de Janeiro (UERJ) - 1999-2000. Atuou como professora, orientadora pedagógica e supervisora educacional nas redes pública e privada do Rio de Janeiro. Atuou, também, como professora convidada no período de 2003 a 2005 na Faculdade de Educação da Universidade do Rio de Janeiro (UERJ). Na modalidade EAD- Educação a Distância atuou como autora, coordenadora de disciplina e tutora no Centro Internacional de Estudos Regulares- CIER- do Colégio Anglo- Americano e na Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro- Fundação CECIERJ. Em 2006, participou da implantação do setor de ensino de Farmanguinhos da Fundação Oswaldo Cruz. Coordenou o Curso de Gestão da Inovação em Fitomedicamentos, iniciativa do Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde de Farmanguinhos/ Fiocruz durante 13 anos. A partir de 2010, participou da criação e coordenação de Cursos EAD , primeiramente, em parceria com a EAD /ENSP e, a partir de 2017, iniciou a implantação de Curso à distância auto-instrucional com suporte do Campus Virtual da Fiocruz sobre o tema: ? Introdução à Gestão da Inovação em Medicamentos da Biodiversidade? a partir de seleção pelo Edital REA do Campus Virtual da Fiocruz . Participou de eventos internacionais como o Colloque Internacional da l'Université Paris 8 com apresentação sobre o tema: " Éducations critiques et Épistémologies des Suds: Paulo Freire et les pédagogies alternatives, libertaires, transformatrices...". Elaborou programas e coordenou Cursos de Curta Duração com abrangência internacional pela Fundação Oswaldo Cruz. Enquanto atuou na Vice-diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação atuou na revisão do Regulamento Lato sensu dos Cursos de Farmanguinhos. Iniciou estudos, planejou e desenvolveu ações relativas ao Projeto de Egressos do Curso de Especialização em Gestão da Inovação em Fitomedicamentos. Ênfase nas áreas: Educação, Educação a Distância, Biodiversidade, Plantas Medicinais, Inovação, Epistemologias do Sul, Educação Crítica.


Palavras-chave

Educação crítica
Educação
Sociobiodiversidade
Saúde

Resumo

O presente artigo analisa vivências do curso de Especialização em Gestão da Inovação em Medicamentos da Biodiversidade, da Fundação Oswaldo Cruz, a partir dos fundamentos da Educação Crítica. Inicia-se com a contextualização teórica; a seguir, apresentam-se os desafios e problemas na prática, com base nas contribuições de Marx e Freire. Destacam-se as práticas educacionais relacionadas à Educação Crítica tendo em vista a ênfase nos contextos socioeconômicos e o compartilhamento democrático dos conhecimentos construídos durante o curso. Buscou-se proposta pedagógica que considerasse as práticas e experiências dos educandos e educadores para uma troca profícua que levasse a Educação a novos caminhos a fim de contribuir para a valorização de saberes e inclusão social. No relato de experiência apresentam-se as vivências compartilhadas entre educadores e educandos com a inclusão do policulturalismo e diferentes etnografias. Em considerações finais, são apresentados os resultados do trabalho de campo realizado pelos alunos por meio do desenvolvimento de projetos pedagógicos focados na transdisciplinaridade e na dinâmica de onde surgem relatos de experiências e trocas de aprendizados.

Referências

  1. Foucault M. Vigiar e Punir: história da violência nas prisões. Petrópolis: Editora Vozes, 1987.
  2. Freire P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra. 2004.
  3. Cabral PG. Educação para a Democracia no Brasil: fundamentação filosófica a partir de John Dewey e Jürgen Habermas. São Paulo: Editora Alameda Editorial. 2017.
  4. Freire P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra. 1992.
  5. Freire P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2013.
  6. Giroux, H. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
  7. Shor I, Freire P. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2013. 312p. ISBN-13: ‎ 978-8577531721.
  8. Apple M. Educação e Poder. São Paulo: Editora Artes Médicas. 1989.
  9. Dewey J. Democracia e Educação. São Paulo: Editora Companhia Nacional. 1959.
  10. Freire P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra. 2017.
  11. Marx K. O Capital-livro I-crítica da economia política: o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013. 1ª edição. 856p. ISBN-13: ‎ 978-8575593202.
  12. Engels F, Marx K. O Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1999.
  13. Gonçalves Filho A, Fernandes RS, Pinto JR. Marxismo e a Educação: uma perspectiva sociológica. Rev Cient Multid Núcleo Conhec. Ano 04, 12ª ed. dez. 2019; 05: 85-101. Disponível em: [http://www.núcleodeconhecimento.com.br/educacao/marxismoeaeducacao].
  14. Weber M. Metodologia das ciências sociais. Rio de Janeiro: Travessa. 2016. 688p. ISBN-13: ‎ 978-8526812291.
  15. Durkheim E. Educação e sociologia. São Paulo: Melhoramento, 1967.
  16. Canguilhem G. O Normal e o Patológico. 4ª edição ampliada. Rio de Janeiro: Forense Universitária. 1995.

Autor(es)

  • Maria da Conceição Nascimento Monteiro
    Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Tecnologia em Fármacos-Farmanguinhos, Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde (CIBS), Coordenação de Ensino e Capacitação. Av. Comandantes Guaranis, 447, Jacarepaguá, CEP: 22775-903, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
    https://orcid.org/0000-0002-3706-699X
  • Regina Coeli Nacif Costa
    Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Tecnologia em Fármacos-Farmanguinhos, Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde (CIBS), Coordenação de Ensino e Capacitação. Av. Comandantes Guaranis, 447, Jacarepaguá, CEP: 22775-903, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
    https://orcid.org/0000-0002-6283-3898

Categorias

Métricas

  • Artigo visto 116 vez(es)

Como Citar

1.
Fundamentos da educação crítica aplicados a projetos de educação, sociobiodiversidade e saúde: relato de experiência. Rev Fitos [Internet]. 7º de março de 2024 [citado 20º de novembro de 2024];18(Suppl. 3):e1502. Disponível em: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/1502
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Revista Fitos

Informe um erro