Uso tradicional terapêutico de espécies pertencentes ao gênero vegetal Eucharis Planchon & Linden (Amaryllidaceae)

Maria Cristina Marcucci Ribeiro
Hilton Lopes Junior

    Maria Cristina Marcucci Ribeiro

    Laboratório de Produtos Naturais e Quimiometria do Programa de Pós-graduação em Farmácia da UNIAN-SP Universidade Anhanguera de São Paulo – SP Brasil. Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, 3305 – Centro Pirituba – São Paulo – CEP:05145-200, Fone/Fax: 00 55 11 3512-8413

    Aluno de Programa de Metrado Profissional em Farmácia da Universidade Anhanguera de São Paulo. Docente do mesmo programa, especialista em controle de qualidade e validação de métodos analíticos aplicados a plantas medicinais, fitoterápicos e apiterápicos.

    Hilton Lopes Junior


Palavras-chave

Plantas medicinais. Medicina tradicional. Atividade terapêutica. Alcaloides isoquinolinicos.

Resumo

O uso de espécies vegetais para o tratamento ou prevenção de doenças é muito empregado por populações nativas e tradicionais. Muitas vezes este conhecimento fica restrito ou perdido com o passar das gerações, ou em outros casos, o uso indiscriminado pode ocasionar efeitos colaterais. Espécies do gênero Eucharis, pertencentes a família Amaryllidaceae são plantas endêmicas do continente Americano e comumente utilizadas na medicina popular como plantas medicinais, principalmente na região Andina e Amazônica. O uso tradicional de espécies deste gênero botânico é atribuído à presença de um grupo químico encontrado principalmente em espécies vegetais, conhecido como alcaloides, que podem possuir vasta ação terapêutica ou alta toxicidade. Os alcaloides, pertencentes ao gênero Eucharis, são classificados como isoquinolínicos e, podemos destacar a presença de 5 núcleos base: a licorina, narciclasina, hemantamina, tazetina e galantamina. A ação terapêutica deste gênero vegetal é devido a presença dos alcaloides, cujos estudos apresentam, em destaque, ações: anti-inflamatória, emética e antitumoral, demonstrando a sua eficácia terapêutica. Contudo, deve-se salientar que os alcaloides também possuem elevada toxicidade, e se utilizados indiscriminadamente podem levar a ações adversas no organismo.


Autor(es)

  • Maria Cristina Marcucci Ribeiro
    Laboratório de Produtos Naturais e Quimiometria do Programa de Pós-graduação em Farmácia da UNIAN-SP Universidade Anhanguera de São Paulo – SP Brasil. Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, 3305 – Centro Pirituba – São Paulo – CEP:05145-200, Fone/Fax: 00 55 11 3512-8413
  • Hilton Lopes Junior

Métricas

  • Artigo visto 1391 vez(es)

Como Citar

1.
Uso tradicional terapêutico de espécies pertencentes ao gênero vegetal Eucharis Planchon & Linden (Amaryllidaceae). Rev Fitos [Internet]. 20º de maio de 2016 [citado 15º de novembro de 2024];10(1):13-22. Disponível em: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/257

1. DIREITOS CEDIDOS - A cessão total não exclusiva, permanente e irrevogável dos direitos autorais patrimoniais não comerciais de utilização de que trata este documento inclui, exemplificativamente, os direitos de disponibilização e comunicação pública da OBRA, em qualquer meio ou veículo, inclusive em Repositórios Digitais, bem como os direitos de reprodução, exibição, execução, declamação, recitação, exposição, arquivamento, inclusão em banco de dados, preservação, difusão, distribuição, divulgação, empréstimo, tradução, dublagem, legendagem, inclusão em novas obras ou coletâneas, reutilização, edição, produção de material didático e cursos ou qualquer forma de utilização não comercial.

2. AUTORIZAÇÃO A TERCEIROS - A cessão aqui especificada concede à FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ o direito de autorizar qualquer pessoa – física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira – a acessar e utilizar amplamente a OBRA, sem exclusividade, para quaisquer finalidades não comerciais, nos termos deste instrumento.

3. USOS NÃO COMERCIAIS - Usos não comerciais são aqueles em que a OBRA é disponibilizada gratuitamente, sem cobrança ao usuário e sem intuito de lucro direto por parte daquele que a disponibiliza e utiliza.

4. NÃO EXCLUSIVIDADE - A não exclusividade dos direitos cedidos significa que tanto o AUTOR como a FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ou seus autorizados poderão exercê-los individualmente de forma independente de autorização ou comunicação, prévia ou futura.

5. DIREITOS RESERVADOS - São reservados exclusivamente ao(s) AUTOR(es) os direitos morais sobre as obras de sua autoria e/ou titularidade, sendo os terceiros usuários responsáveis pela atribuição de autoria e manutenção da integridade da OBRA em qualquer utilização. Ficam reservados exclusivamente ao(s) AUTOR(es) e/ou TITULAR(es) os usos comerciais da OBRA incluída no âmbito deste instrumento.

6. AUTORIA E TITULARIDADE - O AUTOR declara ainda que a obra é criação original própria e inédita, responsabilizando-se integralmente pelo conteúdo e outros elementos que fazem parte da OBRA, inclusive os direitos de voz e imagem vinculados à OBRA, obrigando-se a indenizar terceiros por danos, bem como indenizar e ressarcir a FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ de eventuais despesas que vierem a suportar, em razão de qualquer ofensa a direitos autorais ou direitos de voz ou imagem, principalmente no que diz respeito a plágio e violações de direitos.

7. GRATUIDADE - A cessão e autorização dos direitos indicados e estabelecidos neste Instrumento será gratuita, não sendo devida qualquer remuneração, a qualquer título, ao autor e/ou titular, a qualquer tempo.

Informe um erro