O “Des-Envolvimento” Insustentável e Agricultura Molecular na produção de bioativos

Valdir Florencio Veiga Junior
Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi

    Valdir Florencio Veiga Junior

    Instituto Militar de Engenharia (IME), Seção de Engenharia Química (SE/5). Praça General Tibúrcio, 80, Praia Vermelha, CEP 22290-270, Urca, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

    Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - CA QU - Química. Doutor em Química Orgânica, Instituto de Química - UFRJ. Membro do Comitê de Assessoramento Científico da FAPEAM e Coordenador dos Laboratórios de Química de Produtos Naturais do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA). Atua na área de química de produtos naturais da Amazônia, em especial óleos, resinas e esponjas, e na otimização e aumento de escala da extração de produtos naturais, assim como na área de gestão dos recursos biotecnológicos.

    Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi

    Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto de Saúde e Biotecnologia, ISB/Coari. Estrada Coari, Mamiá, 305, Espírito Santo, CEP 69460-000, Coari, AM, Brasil.

    http://lattes.cnpq.br/9935066425464773.

    Professora Adjunta no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/UFAM), em Coari - Amazonas. Bacharel em Química pela Universidade Federal do Amazonas (2010) e em Farmácia pelo Centro Universitário Nilton Lins (2008). Possui Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Química pela Universidade Federal do Amazonas. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Química de Biomoléculas da Amazônia (Q-BiomA) e no Núcleo de Estudos em Saúde das Populações Amazônicas(NESPA). Atua nas áreas de Química de Produtos Naturais, principalmente relacionados a resíduos de frutas Amazônicas, óleos essenciais e caracterização química de substâncias fenólicas. Realiza projetos de Pesquisa e Extensão relacionadas ao Ensino de Química com projetos de intervenção utilizando práticas experimentais e valorização de saberes tradicionais.


Palavras-chave

Sustentabilidade
Fitoterápicos
Fitocosméticos

Resumo

A sustentabilidade de produtos e processos vem sendo amplamente discutida nos meios científico e industrial, levantando o questionamento: até que ponto os processos químicos têm sido sustentáveis? O objetivo deste artigo é apresentar um panorama sobre a produção de bioativos e as problemáticas que envolvem essa consolidação, o “des-envolvimento” insustentável. Evidencia-se a necessidade de uma melhor comunicação entre a academia, os produtores, as cooperativas e a indústria, iniciando as interações verticais para o real benefício da sociedade.

Referências

  1. Yang J, Ward MD, Kahr B. Abuse of Rachel Carson and Misuse of DDT Science in the Service of Environmental Deregulation. Angew Chem Int Ed. 2017, 56: 10026-32. [CrossRef].
  2. Organização das Nações Unidas [homepage na internet]. Objetivos de Desenvolvimento sustentável [acesso em 06 dez. 2021]. Disponível em: [Link].
  3. Pereira-Junior AAM, Nunes-Filho AL, Neves-Fonseca CJ, Trinas JG, Rodrigues-Pereira ME, Veiga-Junior VF. Sustentabilidade e a produção de bioativos: como aproveitar a biodiversidade brasileira. Rev Aflora, 2021; 2: 4-7. Disponível em: [Link].
  4. Antonio AS, Aguiar ATC, Santos GRC, Pereira HMG, Veiga-Junior VF, Wiedemann LSM. Phytochemistry by design: a case study of the chemical composition of Ocotea guianensis optimized extracts focused on untargeted metabolomics analysis. RSC Adv. 2020; 10: 3459-71. [CrossRef].
  5. Veiga-Junior VF, Yamaguchi KKL. Açaí: desenvolvimento e sustentabilidade. Rev Ens Saúde Biotec Amaz. 2021; 3: 1-3.

Autor(es)

  • Valdir Florencio Veiga Junior
    Instituto Militar de Engenharia (IME), Seção de Engenharia Química (SE/5). Praça General Tibúrcio, 80, Praia Vermelha, CEP 22290-270, Urca, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi
    Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto de Saúde e Biotecnologia, ISB/Coari. Estrada Coari, Mamiá, 305, Espírito Santo, CEP 69460-000, Coari, AM, Brasil.

Categorias

Métricas

  • Artigo visto 206 vez(es)

Como Citar

1.
O “Des-Envolvimento” Insustentável e Agricultura Molecular na produção de bioativos. Rev Fitos [Internet]. 4º de março de 2022 [citado 14º de novembro de 2024];16(Supl. 2):206-11. Disponível em: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/1322

1. DIREITOS CEDIDOS - A cessão total não exclusiva, permanente e irrevogável dos direitos autorais patrimoniais não comerciais de utilização de que trata este documento inclui, exemplificativamente, os direitos de disponibilização e comunicação pública da OBRA, em qualquer meio ou veículo, inclusive em Repositórios Digitais, bem como os direitos de reprodução, exibição, execução, declamação, recitação, exposição, arquivamento, inclusão em banco de dados, preservação, difusão, distribuição, divulgação, empréstimo, tradução, dublagem, legendagem, inclusão em novas obras ou coletâneas, reutilização, edição, produção de material didático e cursos ou qualquer forma de utilização não comercial.

2. AUTORIZAÇÃO A TERCEIROS - A cessão aqui especificada concede à FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ o direito de autorizar qualquer pessoa – física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira – a acessar e utilizar amplamente a OBRA, sem exclusividade, para quaisquer finalidades não comerciais, nos termos deste instrumento.

3. USOS NÃO COMERCIAIS - Usos não comerciais são aqueles em que a OBRA é disponibilizada gratuitamente, sem cobrança ao usuário e sem intuito de lucro direto por parte daquele que a disponibiliza e utiliza.

4. NÃO EXCLUSIVIDADE - A não exclusividade dos direitos cedidos significa que tanto o AUTOR como a FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ou seus autorizados poderão exercê-los individualmente de forma independente de autorização ou comunicação, prévia ou futura.

5. DIREITOS RESERVADOS - São reservados exclusivamente ao(s) AUTOR(es) os direitos morais sobre as obras de sua autoria e/ou titularidade, sendo os terceiros usuários responsáveis pela atribuição de autoria e manutenção da integridade da OBRA em qualquer utilização. Ficam reservados exclusivamente ao(s) AUTOR(es) e/ou TITULAR(es) os usos comerciais da OBRA incluída no âmbito deste instrumento.

6. AUTORIA E TITULARIDADE - O AUTOR declara ainda que a obra é criação original própria e inédita, responsabilizando-se integralmente pelo conteúdo e outros elementos que fazem parte da OBRA, inclusive os direitos de voz e imagem vinculados à OBRA, obrigando-se a indenizar terceiros por danos, bem como indenizar e ressarcir a FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ de eventuais despesas que vierem a suportar, em razão de qualquer ofensa a direitos autorais ou direitos de voz ou imagem, principalmente no que diz respeito a plágio e violações de direitos.

7. GRATUIDADE - A cessão e autorização dos direitos indicados e estabelecidos neste Instrumento será gratuita, não sendo devida qualquer remuneração, a qualquer título, ao autor e/ou titular, a qualquer tempo.

Informe um erro