CTM Farmanguinhos/Fiocruz
Av.Comandante Guaranys, 447
Jacarepaguá, Rio de Janeiro
CEP 20.775-610
Contato Principal
Equipe Editorial
+55 (21) 3348-5369
revistafitos@fiocruz.br
Contato para Suporte Técnico
+55 (21) 3348-5369
eugenio.telles@fiocruz.br
O papel da formação universitária para o(a) extensionista rural, sob a perspectiva da lei de ATER (nº 12.188/2010): os cursos de Ciências Agrárias, Gestão Ambiental e Administração da ESALQ (USP)
Doutoranda em Ciências USP/ESALQ/CENA (PPGI: Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ecologia Aplicada); Mestra em Ciências pelo PPGI-Ecologia Aplicasa ESALQ/CENA/USP; Especialização em Psicopedagogia - PUC SP ; Graduação em Pedagogia - Universidade de São Paulo - USP . Iniciou carreira junto a instituições de ensino particulares para o fundamental I e II e educação para crianças especiais com paralisia cerebral. Nos quinze anos seguintes coordenou e conduziu projetos de Treinamento & Desenvolvimento (RH) como consultora, instrutora e multiplicadora de treinamentos e seminários em empresas nacionais e multinacionais, para as áreas de liderança organizacional, comunicação empresarial, negociação, vendas e atendimento ao cliente. Nos últimos cinco anos desenvolveu atividades para o Ensino Médio como coach educacional , em instituição particular; ministrou módulos na área de gestão de pessoas em cursos técnicos; lecionou disciplinas relacionadas a gestão de pessoas e comunicação empresarial em faculdades particulares para a graduação e pós-graduação. Tem dedicado a maior parte da vida profissional à educação de adolescentes, jovens e adultos.
Ademir de Lucas
Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Avenida Pádua Dias, 11, São Dimas, CEP 13418900, Piracicaba, SP, Brasil.
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo (1972). Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981) Doutorado em Epidemiologia Experimental Aplicada Às Zoonoses pela Universidade de São Paulo (2006). Foi professor de Veterinaria da UNESP/Jaboticabal (1972-79), Assistente Agropecuário da CATI/SAA/SP (1979-89) Atualmente é tecnico Especializado de Nível Superior especialista em Extensão Rural e Organização de Produtores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz desde 1989, com atuação nos nos temas: Associativismo, Agricultura Familiar, Produção de leite , Extensão rural, Agroecologia e Desenvolvimento local
Gabriela Maria Leme Trivellato
Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Avenida Pádua Dias, 11, São Dimas, CEP 13418900, Piracicaba, SP, Brasil.
Doutoranda em Ciências no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ecologia Aplicada (PPGI - ESALQ/CENA). Mestra em Ciências (2021), pelo mesmo programa. Possui Bacharelado em Engenharia Agronômica, com área de concentração em Economia, Administração e Sociologia Rural pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"/Universidade de São Paulo (2018). Possui Licenciatura em Ciências Agrárias (2018), pela mesma instituição. Tem experiência na área de Sociologia Rural e Estatística Aplicada, com foco nos temas: multifuncionalidade da agricultura e indicadores e índices de sustentabilidade ambiental e agrícola. Atuou junto ao Grupo de Trabalho e Extensão Direitos Humanos/ESALQ (cofundadora e membro), dedicando-se ao estudo dos temas de racismo; homofobia; relações de gênero; contextos de transformações culturais. Atualmente é membro do AGREMAL (grupo de pesquisa em Agriculturas Emergentes e Alternativas) e do Projeto Inteligência Artificial, Ciência de Dados e Gestão Sistêmica & 4.0 na ESALQ/CENA (https://ia-cd-gs-esalq-usp.blogspot.com).
Gabriel Adrián Sarriés
Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Avenida Pádua Dias, 11, São Dimas, CEP 13418900, Piracicaba, SP, Brasil.
Possui graduação em Medicina Veterinária - Universidade de Buenos Aires (1983), mestrado em Agronomia (Estatística e Experimentação Agronômica) pela Universidade de São Paulo (1989), doutorado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) pela Universidade de São Paulo (1997) e pós-graduação lato sensu em Gestão da Qualidade pela Escola de Engenharia de Piracicaba (1997). Atualmente é Professor Doutor do Departamento de Ciências Exatas da ESALQ/USP. Tem experiência na área de Estatística Experimental, Ciência de Dados, Aprendizado de Máquina, Gestão da Qualidade, Certificação Internacional da Qualidade, Controle Estatístico da Qualidade e Sistemas de Informações Gerenciais.
Gustavo Nazato Furlan
Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Avenida Pádua Dias, 11, São Dimas, CEP 13418900, Piracicaba, SP, Brasil.
Graduado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2006) e mestre em Ciências - Ecologia Aplicada Interunidades pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é aluno de doutorado em Ecologia Aplicada no PPGI-EA (ESALQ/CENA) - bolsa CAPES, consultor do núcleo de qualidade de vida da Universidade de São Paulo e pesquisador do Laboratório de Radioisótopos no CENA/USP. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: treinamentos, organização de eventos, estatística e produção de textos científicos. Possui vasta experiência em analise de dados, com enfoque em aplicações de analises estatísticas (paramétrica, não paramétrica, multivariada) e machine learning. Apto a programar em SAS e R.
Este artigo investigou o comprometimento das disciplinas dos currículos de Ciências Agrárias (Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal), Gestão Ambiental e Administração da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ - USP), com a formação acadêmica do extensionista rural, sob a perspectiva da Lei de ATER, nº 12.188/2010. Trata-se de estudo interdisciplinar entre a área das ciências ambientais, suas distintas dimensões (política, social, histórica e cultural) e o campo da educação. A hipótese básica deste estudo é que a cultura institucional da ESALQ, pautada pela sua própria história e atrelada àquela da fundação da Universidade de São Paulo (USP), influencia a construção de uma estrutura curricular com forte fundamentação produtivista e elitista, propiciando um viés formativo para os futuros agentes da assistência técnica e extensão rural, que poderão atuar tanto na esfera pública quanto no particular. Por meio de um processo metodológico idiossincrático entre a pesquisa bibliográfica e a teoria da Análise Crítica do Discurso (ACD) foram encontrados elementos de capital cultural inerentes ao contexto histórico e sociopolítico da USP e da ESALQ, que influenciam formas específicas de conhecimento no delineamento dos respectivos currículos.
Caporal FR. (org.) Extensão rural e agroecologia: para um novo desenvolvimento rural, necessário e possível. MDA, Brasília. 2007.
Caporal FR. Política Nacional de Ater: primeiros passos de sua implementação e alguns obstáculos e desafios a serem superados. In: Ramos L, Tavares J. (Org.). Assistência Técnica e Extensão rural: construindo o conhecimento agroecológico. Ed. Bagaço, Manaus. 2006: 9-34.
Jacob LB. Agroecologia e universidade: entre vozes e silenciamentos. Tese de Doutorado [em Ecologia Aplicada] - Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Centro de Energia Nuclear na Agricultura. Piracicaba. 2011. [https://doi.org/10.11606/T.91.2011.tde-19092011-095643].
Octaviano C. Muito além da tecnologia: os impactos da Revolução Verde. ComCiência. 2010; 120.
Fairclough N. A análise crítica do discurso e a mercantilização do discurso público: as universidades. In: Magalhães C. (Org.). Reflexões sobre a análise crítica do discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras / UFMG. 2001: 31-81.
Salles HK, Dellagnelo, EHL. A Análise Crítica do Discurso como alternativa teórico-metodológica para os estudos organizacionais: um exemplo da análise do significado representacional. Organ Soc. 2019; 26: 414-434. [https://doi.org/10.1590/1984-9260902].
Libâneo JC. Didática. 2ª ed. Cortez, São Paulo. 2013.
Foucault M. Microfísica do poder. Forense-Universitária, Rio de Janeiro. 1987.
Cardoso IAR. A Universidade da Comunhão Paulista: o projeto de criação da Universidade de São Paulo. Cortez/Autores Associados, São Paulo. 1982.
Molina RS. História do movimento estudantil: centro acadêmico da “ESALQ/USP” de 1909 a 2016. Argumentos Pró-Educação. 2017; 2(5):. [https://doi.org/10.24280/ape.v2i5.183].
Leme LML. Universidade: limites e potencialidades no ambiente educacional de uma instituição pública de educação superior no interior do Estado de São Paulo. Piracicaba. 2017. 193 f. Dissertação de Mestrado [em Ciências - Ecologia Aplicada] - Centro de Energia Nuclear na Agricultura. Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, USP, Piracicaba. 2017. [https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-07062017-084558/publico/Luciana_Maria_de_Lima_Leme_versao_revisada.pdf].
Molina RS. Ditadura, agricultura e educação: a ESALQ/USP e a modernização conservadora do campo brasileiro (1964 a 1885). Campinas. 2016.Tese Doutorado [em Educação] – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Campinas. 2016. [https://doi.org/10.9771/gmed.v9i3.22449].
Bourdieu P. “O conflito das faculdades.” In: Bourdieu P. Homo academicus. Florianópolis: Ed. da UFSC. 2011: 63 – 102.
Bourdieu P. Lições da aula. Ática, São Paulo. 1988.
Giroux HA. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Artmed Editora, Porto Alegre. 1997.
Zabalza MA. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Artmed, Porto Alegre. 2004.
Dufumier M. Agricultura e desenvolvimento sustentável. In: Marques M, Eduardo P. (org.). Política agrícola, desenvolvimento rural e sustentabilidade: diálogo franco-brasileiro no âmbito da cooperação em ciências agrárias e florestais, série pesquisa. Piracicaba: LES/ESALQ/USP, 2010.
Bohoslavsky RH. “A psicopatologia do vínculo professor aluno: o professor como agente socializante.” In: Patto MHS. Introdução à Psicologia Escolar. T. A. Queiroz, São Paulo. 1981; 320-341.
Luciana Maria de Lima Leme
Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Avenida Pádua Dias, 11, São Dimas, CEP 13418900, Piracicaba, SP, Brasil.
https://orcid.org/0000-0002-7747-6838
Ademir de Lucas
Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Avenida Pádua Dias, 11, São Dimas, CEP 13418900, Piracicaba, SP, Brasil.
https://orcid.org/0000-0002-2088-6625
Gabriela Maria Leme Trivellato
Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Avenida Pádua Dias, 11, São Dimas, CEP 13418900, Piracicaba, SP, Brasil.
https://orcid.org/0000-0002-1056-311X
Gabriel Adrián Sarriés
Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Avenida Pádua Dias, 11, São Dimas, CEP 13418900, Piracicaba, SP, Brasil.
https://orcid.org/0000-0002-9916-0033
Gustavo Nazato Furlan
Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Avenida Pádua Dias, 11, São Dimas, CEP 13418900, Piracicaba, SP, Brasil.
https://orcid.org/0000-0002-3643-0980
O papel da formação universitária para o(a) extensionista rural, sob a perspectiva da lei de ATER (nº 12.188/2010): os cursos de Ciências Agrárias, Gestão Ambiental e Administração da ESALQ (USP). Rev Fitos [Internet]. 16º de janeiro de 2024 [citado 22º de novembro de 2024];18(Suppl. 2):e1407. Disponível em: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/1407