Secretaria Estadual de Educação cedida para a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Rua Fernando Correa da Costa, 559, Centro, CEP 79 002-820, Campo Grande, MS, Brasil.
Pós-doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação/Universidade Católica Dom Bosco. Doutora em Educação pelo PPGE/Universidade Católica Dom Bosco na linha de pesquisa Diversidade Cultural e Educação Indígena, pesquisou no foco da Educação Ambiental na área indígena. Mestre em Ensino de Ciências/Educação Ambiental em área indígena/UFMS. Especialista em gestão escolar/UFMS. Especialista em Biologia/Manejo de recursos Ambientais/UFMS. Graduada em Biologia/UFMS. Concursada pela - Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso do Sul, e Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Aquidauana, atualmente cedida para a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Atuou como coordenadora pedagógica em 2016 e 2017. Atuou como professora em área indígena de 2003 á 2011. Atuou como professora da Licenciatura Intercultural Indígena "Povos do Pantanal" de 2011 á 2018. Atuou como professora do Ensino Superior de 2007 à 2018 em vários cursos da UFMS - Campus de Aquidauana. Tem experiência como professora em pós-graduação e em tutoria a distância pela UFMS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, educação escolar indígena, formação de professores, meio ambiente e educação do campo.
Heitor Queiroz de Medeiros
Universidade Católica Dom Bosco, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Av. Tamandaré, 6000, Jardim Centenário, CEP 79117-900, Campo Grande, MS, Brasil.
Pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) na Linha de Pesquisa Movimentos Sociais, Política e Educação Popular, 2017-2018. Doutorado em Ciências - Ecologia e Recursos Naturais, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) 2006. Mestrado em Ciência Ambiental, pela Universidade de São Paulo (USP) 1999. Graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Este artigo é um dos resultados da pesquisa de doutorado cujo objetivo foi compreender a relação dos indígenas Terena da Aldeia Lagoinha, no Município de Aquidauana, Mato Grosso do Sul, com a natureza e, como seus saberes e memórias socioambientais podem contribuir com a Educação Ambiental brasileira. Buscou-se a valorização dos saberes indígenas sem homogeneizar as tradições ou essencializar, conferindo-lhes uma pureza que não existe. Os dados foram produzidos pelo método da história oral. As entrevistas foram gravadas, transcritas e interpretadas à luz da teoria pós-crítica. A cultura ocidental a partir da modernidade tem transformado a natureza em mercadoria gerando problemas socioambientais, objeto de análise da Educação Ambiental, assim como a resolução desses problemas. As comunidades tradicionais observaram e compreenderam a biodiversidade com a qual conviviam e por meio dessa desenvolveram práticas e técnicas sustentáveis de sobrevivência no uso dos ambientes em que viveram e vivem. Esses saberes são o resultado de traduções para sobrevivência que influenciaram sua cultura e seu ambiente, podendo ser usados em processos formativos em Educação Ambiental em todas as regiões do país, pois, os povos originários estão presentes na sociedade brasileira como detentores de saberes tradicionais valiosos.
Referências
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Elisangela Castedo Maria do Nascimento
Secretaria Estadual de Educação cedida para a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Rua Fernando Correa da Costa, 559, Centro, CEP 79 002-820, Campo Grande, MS, Brasil.
https://orcid.org/0000-0002-8448-3315
Heitor Queiroz de Medeiros
Universidade Católica Dom Bosco, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Av. Tamandaré, 6000, Jardim Centenário, CEP 79117-900, Campo Grande, MS, Brasil.
https://orcid.org/0000-0001-5313-1811