O mundo não é. O mundo está sendo

Michè¨le Sato
OrcID
Irene Carniatto
OrcID
Taiane Aparecida Ribeiro Nepomoceno
OrcID
Jakeline Modesta Almeida Fachin
OrcID

    Michè¨le Sato

    Universidade Federal de Mato Grosso, Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte. Av. Fernando Correa da Costa, 2367, Boa Esperança, CEP 78060-900, Cuiabá, MT, Brasil.

    OrcID https://orcid.org/0000-0001-9834-4642

    Sou graduada em Biologia (São Paulo, 1982), Mestre em Filosofia (Norwich, 1992) e Doutora em Ciências (São Carlos, 1997). Tenho pós-doutorado em educação no Canadá (Montréal, 2007), na Espanha (Coruña, 2014) e na Unirio (Rio de Janeiro, 2022). Participo do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Nos últimos anos, minhas pesquisas relacionam-se com movimentos sociais, justiça climática, colapsologia e arte popular. Sou fundadora da Rede Lusófona de Educação Ambiental, do Fórum de Direitos Humanos e da Terra (FDHT-MT) e participo dos Observatórios da Educação Ambiental (Brasil e Portugal).

    Irene Carniatto

    Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Centro de Ciências Biológicas. Rua Universitária, 2069, Jardim Universitário, CEP 85814-110, Cascavel, PR, Brasil.

    OrcID https://orcid.org/0000-0003-1140-6260

    Pós-doutora, Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Coordenadora de Rede Internacional de Pesquisa Resiliência Climática – RIPERC, Cascavel, Paraná, Brasil.

    Taiane Aparecida Ribeiro Nepomoceno

    Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Centro de Ciências Biológicas. Rua Universitária, 2069, Jardim Universitário, CEP 85814-110, Cascavel, PR, Brasil.

    OrcID https://orcid.org/0000-0003-3291-4221

    Pesquisadora em nível de doutorado no programa de pós-graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestra em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Bióloga pelo Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz. Experiência na área de Biologia Geral, Horticultura, Entomologia Agrícola e em Laboratório de Sementes (Pesquisa e Desenvolvimento).

    Jakeline Modesta Almeida Fachin

    Universidade Federal de Mato Grosso, Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte. Av. Fernando Correa da Costa, 2367, Boa Esperança, CEP 78060-900, Cuiabá, MT, Brasil

    OrcID https://orcid.org/0000-0002-2628-6639

    Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Química pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Mestre em educação (2019) e doutoranda no programa de pós-graduação em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE/UFMT). Professora efetiva da rede estadual de ensino (SEDUC/MT). Pesquisadora do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental Comunicação e Arte (GPEA), na linha de pesquisa: Movimentos Sociais, Política e Educação Popular.


Palavras-chave

Educação ambiental
Covid-19
Pandemia
Saúde
Colapso climático

Resumo

A saúde ambiental pode ser compreendida como um elemento primordial de manutenção da vida e de vivência. É um dos imperativos que se intensifica e encontra diversos impasses em tempos de pandemia de Covid, diariamente. Embora a literatura se desatualize rapidamente com o mundo ainda pandêmico, o objetivo deste estudo foi registrar aspectos presentes na literatura sobre a Covid-19 e o ambiente. Para isso, realizou-se uma pesquisa fenomenológica, de investigação interpretativa de inúmeros artigos, livros, matérias de jornais e sites de entidades científicas confiáveis. Compreende-se que a saúde planetária está intrinsecamente conectada com a saúde humana e que as injustiças socioeconômicas aumentam as violações de direitos humanos e da natureza. Sem a pretensão de esgotar o debate conceitual, tais estudos buscam contribuir para o enfrentamento do colapso civilizatório, a fim de propor um caminho de esperança. Este movimento do caos à ressignificação do mundo ocorre no balanço da Educação Ambiental, que percebe que o mundo não é. O mundo ainda está sendo.

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Autor(es)

  • Michè¨le Sato
    Universidade Federal de Mato Grosso, Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte. Av. Fernando Correa da Costa, 2367, Boa Esperança, CEP 78060-900, Cuiabá, MT, Brasil.
    https://orcid.org/0000-0001-9834-4642
  • Irene Carniatto
    Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Centro de Ciências Biológicas. Rua Universitária, 2069, Jardim Universitário, CEP 85814-110, Cascavel, PR, Brasil.
    https://orcid.org/0000-0003-1140-6260
  • Taiane Aparecida Ribeiro Nepomoceno
    Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Centro de Ciências Biológicas. Rua Universitária, 2069, Jardim Universitário, CEP 85814-110, Cascavel, PR, Brasil.
    https://orcid.org/0000-0003-3291-4221
  • Jakeline Modesta Almeida Fachin
    Universidade Federal de Mato Grosso, Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte. Av. Fernando Correa da Costa, 2367, Boa Esperança, CEP 78060-900, Cuiabá, MT, Brasil
    https://orcid.org/0000-0002-2628-6639

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1.
O mundo não é. O mundo está sendo. Rev Fitos [Internet]. 16º de janeiro de 2024 [citado 13º de novembro de 2024];18(Suppl. 2):e1465. Disponível em: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/1465
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