Teatro como ferramenta de divulgação científicade um estudo etnobotânico sobre a Byrsonimacrassifolia L. kunth

Maria Luiziani Marinho da Silva
OrcID
Carlos Henrique Dantas de França
OrcID
Lucila Karla Felix Lima de Brito
OrcID

    Maria Luiziani Marinho da Silva

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

    OrcID https://orcid.org/0000-0001-8217-284X

    Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB) (2022). Também técnica em meio ambiente pelo IFPB (2018). 

    Carlos Henrique Dantas de França

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

    OrcID https://orcid.org/0000-0002-3546-6105

    Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual de Ensino Médio Lyceu Paraibano(2016).

    Lucila Karla Felix Lima de Brito

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

    OrcID https://orcid.org/0000-0002-2077-7795

    Bacharelado (2002) e licenciatura (2006) em Ciências Biológicas e mestrado (2005) em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB. Tem experiência em pesquisa e extensão agropecuária, gestão ambiental portuária, formação de professores em Biologia, ensino básico, técnico e tecnológico e educação ambiental. 


Palavras-chave

Conhecimento
Alfabetização científica
Ensino médio
Biodiversidade urbana
Aprendizagem

Resumo

Este trabalho relata a divulgação científica de um estudo etnobotânico com a espécie Byrsonima crassifolia (L.) Kunth, ocorrente no Parque Natural Municipal de Cabedelo, PB. O teatro amador foi utilizado como ferramenta, com elementos do gênero comédia. Em um primeiro momento, foram realizadas entrevistas referenciadas no bairro onde se localiza a área verde urbana, Jardim Manguinhos. Em seguida, a peça de teatro baseada no estudo foi apresentada em duas escolas de ensino médio. Por fim, a atividade foi avaliada com o público-alvo e equipes de educação. No estudo, foram entrevistados sete sujeitos, a maioria do sexo feminino (85%) e idade média de 65,71 anos. O conhecimento das propriedades terapêuticas das espécies de interesse foi limitado. Na segunda etapa, a avaliação da peça teatral a indicou como ferramenta eficiente para a divulgação da ciência na educação formal no nível médio da educação básica. Isso porque possibilitou articular o conhecimento com a disciplina de biologia, além de promover a divulgação da espécie de interesse, desconhecida do público-alvo. Dessa forma, a divulgação científica era viável quando se utilizava uma ferramenta lúdica e cativante e, assim, poderia contribuir para a alfabetização científica e melhorar a aprendizagem dos alunos do ensino médio.

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Como Citar

1.
Teatro como ferramenta de divulgação científicade um estudo etnobotânico sobre a Byrsonimacrassifolia L. kunth. Rev Fitos [Internet]. 3º de dezembro de 2024 [citado 30º de dezembro de 2024];18. Disponível em: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/1503
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